Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13639 |
Resumo: | O objetivo do artigo foi responder à seguinte questão: Qual o conhecimento de professores de matemática sobre a resolução de problemas no ensino de sistemas de equações do primeiro grau em sala de aula? Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores de escolas públicas, individualmente e gravadas em áudio. De caráter descritivo e de natureza qualitativa, a análise das transcrições das falas deu-se pela Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que três professores apresentaram entendimento adequado sobre problema e sobre como resolver um problema, de modo que suas aulas se baseiam no ensino via resolução de problemas. Por outro lado, quatro professores não apresentaram entendimentos adequados, focando apenas nas características de exercícios, de modo que suas aulas não seguiam o ensinar via resolução de problemas. Concluímos que é necessário o envolvimento desses professores em formação continuada para (re)construírem seus conhecimentos sobre como abordar a resolução de problemas em sala de aula. |
id |
UFGD-9_ac9b7d8cfbc52be4ca76472d129c3d9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13639 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professoresÁlgebraEnsino de MatemáticaEducaçãoResolução de problemasEducação MatemáticaO objetivo do artigo foi responder à seguinte questão: Qual o conhecimento de professores de matemática sobre a resolução de problemas no ensino de sistemas de equações do primeiro grau em sala de aula? Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores de escolas públicas, individualmente e gravadas em áudio. De caráter descritivo e de natureza qualitativa, a análise das transcrições das falas deu-se pela Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que três professores apresentaram entendimento adequado sobre problema e sobre como resolver um problema, de modo que suas aulas se baseiam no ensino via resolução de problemas. Por outro lado, quatro professores não apresentaram entendimentos adequados, focando apenas nas características de exercícios, de modo que suas aulas não seguiam o ensinar via resolução de problemas. Concluímos que é necessário o envolvimento desses professores em formação continuada para (re)construírem seus conhecimentos sobre como abordar a resolução de problemas em sala de aula.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1363910.30612/tangram.v5i4.13639TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 4 (2022); 48-732595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13639/9125Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLuz, João Alessandro daTravassos, Wilian BarbosaProença, Marcelo Carlos de2023-03-20T11:16:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13639Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2023-03-20T11:16:05Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores |
title |
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores |
spellingShingle |
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores Luz, João Alessandro da Álgebra Ensino de Matemática Educação Resolução de problemas Educação Matemática |
title_short |
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores |
title_full |
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores |
title_fullStr |
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores |
title_sort |
Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores |
author |
Luz, João Alessandro da |
author_facet |
Luz, João Alessandro da Travassos, Wilian Barbosa Proença, Marcelo Carlos de |
author_role |
author |
author2 |
Travassos, Wilian Barbosa Proença, Marcelo Carlos de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, João Alessandro da Travassos, Wilian Barbosa Proença, Marcelo Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra Ensino de Matemática Educação Resolução de problemas Educação Matemática |
topic |
Álgebra Ensino de Matemática Educação Resolução de problemas Educação Matemática |
description |
O objetivo do artigo foi responder à seguinte questão: Qual o conhecimento de professores de matemática sobre a resolução de problemas no ensino de sistemas de equações do primeiro grau em sala de aula? Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores de escolas públicas, individualmente e gravadas em áudio. De caráter descritivo e de natureza qualitativa, a análise das transcrições das falas deu-se pela Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que três professores apresentaram entendimento adequado sobre problema e sobre como resolver um problema, de modo que suas aulas se baseiam no ensino via resolução de problemas. Por outro lado, quatro professores não apresentaram entendimentos adequados, focando apenas nas características de exercícios, de modo que suas aulas não seguiam o ensinar via resolução de problemas. Concluímos que é necessário o envolvimento desses professores em formação continuada para (re)construírem seus conhecimentos sobre como abordar a resolução de problemas em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13639 10.30612/tangram.v5i4.13639 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13639 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i4.13639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13639/9125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 4 (2022); 48-73 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220480002818048 |