Produção e reescrita de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYK5A |
Resumo: | Partindo do pressuposto que a escrita é um processo, esse trabalho analisou a reescrita como parte essencial do processo de produção textual, com foco em questões ligadas ao desenvolvimento das capacidades e habilidades do aluno, no que se refere ao uso da língua escrita, e com questões ligadas à participação do professor no referido processo. Uma unidade de ensino de leitura e produção textual contemplando a reescrita dos textos foi aplicada e, ao término do procedimento, os resultados obtidos foram analisados com base nos postulados teóricos adotados. As hipóteses levantadas foram confirmadas constatando-se a importância da reescrita enquanto instrumento para o processo de produção textual, e consequentemente, para o ensino da língua portuguesa. |
id |
UFMG_b15d43140af38f90bd203d839e800ef2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYK5A |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Adriane Teresinha SartoriSueli Maria CoelhoGustavo Ximenes CunhaSmailyn Lopes Aneas Cosme2019-08-10T22:43:07Z2019-08-10T22:43:07Z2012-08-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYK5APartindo do pressuposto que a escrita é um processo, esse trabalho analisou a reescrita como parte essencial do processo de produção textual, com foco em questões ligadas ao desenvolvimento das capacidades e habilidades do aluno, no que se refere ao uso da língua escrita, e com questões ligadas à participação do professor no referido processo. Uma unidade de ensino de leitura e produção textual contemplando a reescrita dos textos foi aplicada e, ao término do procedimento, os resultados obtidos foram analisados com base nos postulados teóricos adotados. As hipóteses levantadas foram confirmadas constatando-se a importância da reescrita enquanto instrumento para o processo de produção textual, e consequentemente, para o ensino da língua portuguesa.On the assumption that writing is a process, this work analyzed the rewriting as part of the process of writing, focusing on issues related to the development of capacities and skills of the student, as regards the use of written language and issues related to participation of the teacher in mentioned process. A unit of reading and text production teaching contemplating rewriting of texts was applied and at the end of the procedure, the results were analyzed based on theoretical postulates adopted. The hypotheses were confirmed noting the importance of rewriting as a tool for the process of textual production, and consequently for the Portuguese teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa Estudo e ensinoProdução de textosRevisãoReescritaProdução de textosProdução e reescrita de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_vers_o_final.pdfapplication/pdf6200528https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYK5A/1/monografia_vers_o_final.pdfe0a6210751756083c8e0d421ef8b26d9MD51TEXTmonografia_vers_o_final.pdf.txtmonografia_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain127202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYK5A/2/monografia_vers_o_final.pdf.txt86aed2e6015a5a0006d438886b3f5e9cMD521843/BUBD-9GYK5A2019-11-14 10:53:05.457oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYK5ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:53:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção e reescrita de textos |
title |
Produção e reescrita de textos |
spellingShingle |
Produção e reescrita de textos Smailyn Lopes Aneas Cosme Revisão Reescrita Produção de textos Língua portuguesa Estudo e ensino Produção de textos |
title_short |
Produção e reescrita de textos |
title_full |
Produção e reescrita de textos |
title_fullStr |
Produção e reescrita de textos |
title_full_unstemmed |
Produção e reescrita de textos |
title_sort |
Produção e reescrita de textos |
author |
Smailyn Lopes Aneas Cosme |
author_facet |
Smailyn Lopes Aneas Cosme |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adriane Teresinha Sartori |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sueli Maria Coelho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gustavo Ximenes Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Smailyn Lopes Aneas Cosme |
contributor_str_mv |
Adriane Teresinha Sartori Sueli Maria Coelho Gustavo Ximenes Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão Reescrita Produção de textos |
topic |
Revisão Reescrita Produção de textos Língua portuguesa Estudo e ensino Produção de textos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Língua portuguesa Estudo e ensino Produção de textos |
description |
Partindo do pressuposto que a escrita é um processo, esse trabalho analisou a reescrita como parte essencial do processo de produção textual, com foco em questões ligadas ao desenvolvimento das capacidades e habilidades do aluno, no que se refere ao uso da língua escrita, e com questões ligadas à participação do professor no referido processo. Uma unidade de ensino de leitura e produção textual contemplando a reescrita dos textos foi aplicada e, ao término do procedimento, os resultados obtidos foram analisados com base nos postulados teóricos adotados. As hipóteses levantadas foram confirmadas constatando-se a importância da reescrita enquanto instrumento para o processo de produção textual, e consequentemente, para o ensino da língua portuguesa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T22:43:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T22:43:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYK5A |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYK5A |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYK5A/1/monografia_vers_o_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYK5A/2/monografia_vers_o_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0a6210751756083c8e0d421ef8b26d9 86aed2e6015a5a0006d438886b3f5e9c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676922222018560 |