O lúdico político em Civilization VI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergston Luan Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39443
Resumo: Este estudo buscou contribuir com o debate sobre o lúdico na sociedade contemporânea mediada pela complexidade do digital. Nesse sentido, partimos da premissa que o lúdico é um elemento pertinente para compreensão sobre as diversas relações humanas. De tal maneira, neste estudo problematizamos um jogo digital com um recorte temático sobre as ações políticas no jogo que são mediadas por interação com Inteligência Artificial. Para tanto, dispomos de uma pesquisa qualitativa que envolveu descrição e análise do material coletado e seguiu fontes primárias como o próprio jogo (Civilization VI), o manual do jogo e informativos internos como a ‘Civilopédia’, e ainda lançamos mão de fontes secundárias como revistas, entrevistas e diverso sites especializados em games, isso com o objetivo de criar condições de diálogo e triangulação empírico-metodológica sobre o objeto estudado. Do mesmo modo, construímos uma discussão teórica que problematizou o elemento lúdico e o elemento político da política como componentes passíveis de programação, entendendo que isso permite a construção no jogo de diferentes situações de desafio, conflito e disputa. Ainda inferimos que essas três situações acabam por serem preenchidas no jogo por diversas referencialidades digitalmente programadas como, por exemplo, as formas de governo, que dão elementos de jogabilidade em um jogo que desafia o jogador a “criar um Império que resista aos desgates do tempo”. Portanto, este trabalho colabora com uma discussão pertinente aos gamestudies quando busca refletir o lúdico como um elemento estruturante dos jogos digitais e isso sem abrir mão das referencialidades que compõem toda complexidade que é um jogo digital.
id UFMG_4afc712aa619d6252a5ba21ef7a8362c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/39443
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eucídio Pimenta Arrudahttp://lattes.cnpq.br/9029995370012419http://lattes.cnpq.br/776085309095605Bergston Luan Santos2022-02-17T11:44:49Z2022-02-17T11:44:49Z2020-02-18http://hdl.handle.net/1843/39443Este estudo buscou contribuir com o debate sobre o lúdico na sociedade contemporânea mediada pela complexidade do digital. Nesse sentido, partimos da premissa que o lúdico é um elemento pertinente para compreensão sobre as diversas relações humanas. De tal maneira, neste estudo problematizamos um jogo digital com um recorte temático sobre as ações políticas no jogo que são mediadas por interação com Inteligência Artificial. Para tanto, dispomos de uma pesquisa qualitativa que envolveu descrição e análise do material coletado e seguiu fontes primárias como o próprio jogo (Civilization VI), o manual do jogo e informativos internos como a ‘Civilopédia’, e ainda lançamos mão de fontes secundárias como revistas, entrevistas e diverso sites especializados em games, isso com o objetivo de criar condições de diálogo e triangulação empírico-metodológica sobre o objeto estudado. Do mesmo modo, construímos uma discussão teórica que problematizou o elemento lúdico e o elemento político da política como componentes passíveis de programação, entendendo que isso permite a construção no jogo de diferentes situações de desafio, conflito e disputa. Ainda inferimos que essas três situações acabam por serem preenchidas no jogo por diversas referencialidades digitalmente programadas como, por exemplo, as formas de governo, que dão elementos de jogabilidade em um jogo que desafia o jogador a “criar um Império que resista aos desgates do tempo”. Portanto, este trabalho colabora com uma discussão pertinente aos gamestudies quando busca refletir o lúdico como um elemento estruturante dos jogos digitais e isso sem abrir mão das referencialidades que compõem toda complexidade que é um jogo digital.This study sought to contribute to the discussion on ludic in contemporary society mediated by the complexity of digital. In this sense, we start from the premise that ludic is a pertinent element for understanding different human relationships. In this way, in this study we problematize a digital game with a thematic focus on the political actions in the game that are mediated by interaction with Artificial Intelligence. For this, we have a qualitative research that involved description and analysis of the material collected and followed primary sources such as the game itself (Civilization VI), the game manual and internal information such as 'Civilopédia', and we also used secondary sources such as magazines, interviews and several websites specialized in games, this with the objective of creating conditions for dialogue and empirical-methodological triangulation about the object studied. Likewise, we constructed a theoretical discussion that problematized the playfulness element and the political element of politics as components that could be programmed, understanding that this allows the construction of different situations of challenge, conflict and dispute in the game. We still infer that these three situations end up being filled in the game by several digitally programmed references such as, for example, forms of government, which give elements of gameplay in a game that challenges the player to “create an Empire that resists the wear and tear of time”. Therefore, this work collaborates with a discussion pertinent to gamestudies when it seeks to reflect the ludic as a structuring element of digital games and this without giving up the credentials that make up all the complexity that is a digital game.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCivilization (Jogo eletrônico)EducaçãoJogos educativosJogos por computador - Aspectos políticosJogos por computador - Aspectos educacionaisJogos eletrônicosTecnologia educacionalCiência política - Simulação (Computadores digitais)LúdicoPolíticaInteligência ArtificialO lúdico político em Civilization VIThe plauful politician in civilization VIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO Lúdico Político em Civilization VI.pdfO Lúdico Político em Civilization VI.pdfapplication/pdf6496181https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39443/1/O%20L%c3%badico%20Pol%c3%adtico%20em%20Civilization%20VI.pdf8a1f4adfdaf4a263091070f95169d853MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39443/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/394432022-02-17 08:44:49.648oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-02-17T11:44:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lúdico político em Civilization VI
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The plauful politician in civilization VI
title O lúdico político em Civilization VI
spellingShingle O lúdico político em Civilization VI
Bergston Luan Santos
Lúdico
Política
Inteligência Artificial
Civilization (Jogo eletrônico)
Educação
Jogos educativos
Jogos por computador - Aspectos políticos
Jogos por computador - Aspectos educacionais
Jogos eletrônicos
Tecnologia educacional
Ciência política - Simulação (Computadores digitais)
title_short O lúdico político em Civilization VI
title_full O lúdico político em Civilization VI
title_fullStr O lúdico político em Civilization VI
title_full_unstemmed O lúdico político em Civilization VI
title_sort O lúdico político em Civilization VI
author Bergston Luan Santos
author_facet Bergston Luan Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eucídio Pimenta Arruda
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9029995370012419
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/776085309095605
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergston Luan Santos
contributor_str_mv Eucídio Pimenta Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Política
Inteligência Artificial
topic Lúdico
Política
Inteligência Artificial
Civilization (Jogo eletrônico)
Educação
Jogos educativos
Jogos por computador - Aspectos políticos
Jogos por computador - Aspectos educacionais
Jogos eletrônicos
Tecnologia educacional
Ciência política - Simulação (Computadores digitais)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Civilization (Jogo eletrônico)
Educação
Jogos educativos
Jogos por computador - Aspectos políticos
Jogos por computador - Aspectos educacionais
Jogos eletrônicos
Tecnologia educacional
Ciência política - Simulação (Computadores digitais)
description Este estudo buscou contribuir com o debate sobre o lúdico na sociedade contemporânea mediada pela complexidade do digital. Nesse sentido, partimos da premissa que o lúdico é um elemento pertinente para compreensão sobre as diversas relações humanas. De tal maneira, neste estudo problematizamos um jogo digital com um recorte temático sobre as ações políticas no jogo que são mediadas por interação com Inteligência Artificial. Para tanto, dispomos de uma pesquisa qualitativa que envolveu descrição e análise do material coletado e seguiu fontes primárias como o próprio jogo (Civilization VI), o manual do jogo e informativos internos como a ‘Civilopédia’, e ainda lançamos mão de fontes secundárias como revistas, entrevistas e diverso sites especializados em games, isso com o objetivo de criar condições de diálogo e triangulação empírico-metodológica sobre o objeto estudado. Do mesmo modo, construímos uma discussão teórica que problematizou o elemento lúdico e o elemento político da política como componentes passíveis de programação, entendendo que isso permite a construção no jogo de diferentes situações de desafio, conflito e disputa. Ainda inferimos que essas três situações acabam por serem preenchidas no jogo por diversas referencialidades digitalmente programadas como, por exemplo, as formas de governo, que dão elementos de jogabilidade em um jogo que desafia o jogador a “criar um Império que resista aos desgates do tempo”. Portanto, este trabalho colabora com uma discussão pertinente aos gamestudies quando busca refletir o lúdico como um elemento estruturante dos jogos digitais e isso sem abrir mão das referencialidades que compõem toda complexidade que é um jogo digital.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-17T11:44:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-17T11:44:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/39443
url http://hdl.handle.net/1843/39443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39443/1/O%20L%c3%badico%20Pol%c3%adtico%20em%20Civilization%20VI.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39443/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a1f4adfdaf4a263091070f95169d853
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589199810527232