O lúdico político em Civilization VI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39443 |
Resumo: | Este estudo buscou contribuir com o debate sobre o lúdico na sociedade contemporânea mediada pela complexidade do digital. Nesse sentido, partimos da premissa que o lúdico é um elemento pertinente para compreensão sobre as diversas relações humanas. De tal maneira, neste estudo problematizamos um jogo digital com um recorte temático sobre as ações políticas no jogo que são mediadas por interação com Inteligência Artificial. Para tanto, dispomos de uma pesquisa qualitativa que envolveu descrição e análise do material coletado e seguiu fontes primárias como o próprio jogo (Civilization VI), o manual do jogo e informativos internos como a ‘Civilopédia’, e ainda lançamos mão de fontes secundárias como revistas, entrevistas e diverso sites especializados em games, isso com o objetivo de criar condições de diálogo e triangulação empírico-metodológica sobre o objeto estudado. Do mesmo modo, construímos uma discussão teórica que problematizou o elemento lúdico e o elemento político da política como componentes passíveis de programação, entendendo que isso permite a construção no jogo de diferentes situações de desafio, conflito e disputa. Ainda inferimos que essas três situações acabam por serem preenchidas no jogo por diversas referencialidades digitalmente programadas como, por exemplo, as formas de governo, que dão elementos de jogabilidade em um jogo que desafia o jogador a “criar um Império que resista aos desgates do tempo”. Portanto, este trabalho colabora com uma discussão pertinente aos gamestudies quando busca refletir o lúdico como um elemento estruturante dos jogos digitais e isso sem abrir mão das referencialidades que compõem toda complexidade que é um jogo digital. |
id |
UFMG_4afc712aa619d6252a5ba21ef7a8362c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/39443 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Eucídio Pimenta Arrudahttp://lattes.cnpq.br/9029995370012419http://lattes.cnpq.br/776085309095605Bergston Luan Santos2022-02-17T11:44:49Z2022-02-17T11:44:49Z2020-02-18http://hdl.handle.net/1843/39443Este estudo buscou contribuir com o debate sobre o lúdico na sociedade contemporânea mediada pela complexidade do digital. Nesse sentido, partimos da premissa que o lúdico é um elemento pertinente para compreensão sobre as diversas relações humanas. De tal maneira, neste estudo problematizamos um jogo digital com um recorte temático sobre as ações políticas no jogo que são mediadas por interação com Inteligência Artificial. Para tanto, dispomos de uma pesquisa qualitativa que envolveu descrição e análise do material coletado e seguiu fontes primárias como o próprio jogo (Civilization VI), o manual do jogo e informativos internos como a ‘Civilopédia’, e ainda lançamos mão de fontes secundárias como revistas, entrevistas e diverso sites especializados em games, isso com o objetivo de criar condições de diálogo e triangulação empírico-metodológica sobre o objeto estudado. Do mesmo modo, construímos uma discussão teórica que problematizou o elemento lúdico e o elemento político da política como componentes passíveis de programação, entendendo que isso permite a construção no jogo de diferentes situações de desafio, conflito e disputa. Ainda inferimos que essas três situações acabam por serem preenchidas no jogo por diversas referencialidades digitalmente programadas como, por exemplo, as formas de governo, que dão elementos de jogabilidade em um jogo que desafia o jogador a “criar um Império que resista aos desgates do tempo”. Portanto, este trabalho colabora com uma discussão pertinente aos gamestudies quando busca refletir o lúdico como um elemento estruturante dos jogos digitais e isso sem abrir mão das referencialidades que compõem toda complexidade que é um jogo digital.This study sought to contribute to the discussion on ludic in contemporary society mediated by the complexity of digital. In this sense, we start from the premise that ludic is a pertinent element for understanding different human relationships. In this way, in this study we problematize a digital game with a thematic focus on the political actions in the game that are mediated by interaction with Artificial Intelligence. For this, we have a qualitative research that involved description and analysis of the material collected and followed primary sources such as the game itself (Civilization VI), the game manual and internal information such as 'Civilopédia', and we also used secondary sources such as magazines, interviews and several websites specialized in games, this with the objective of creating conditions for dialogue and empirical-methodological triangulation about the object studied. Likewise, we constructed a theoretical discussion that problematized the playfulness element and the political element of politics as components that could be programmed, understanding that this allows the construction of different situations of challenge, conflict and dispute in the game. We still infer that these three situations end up being filled in the game by several digitally programmed references such as, for example, forms of government, which give elements of gameplay in a game that challenges the player to “create an Empire that resists the wear and tear of time”. Therefore, this work collaborates with a discussion pertinent to gamestudies when it seeks to reflect the ludic as a structuring element of digital games and this without giving up the credentials that make up all the complexity that is a digital game.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCivilization (Jogo eletrônico)EducaçãoJogos educativosJogos por computador - Aspectos políticosJogos por computador - Aspectos educacionaisJogos eletrônicosTecnologia educacionalCiência política - Simulação (Computadores digitais)LúdicoPolíticaInteligência ArtificialO lúdico político em Civilization VIThe plauful politician in civilization VIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO Lúdico Político em Civilization VI.pdfO Lúdico Político em Civilization VI.pdfapplication/pdf6496181https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39443/1/O%20L%c3%badico%20Pol%c3%adtico%20em%20Civilization%20VI.pdf8a1f4adfdaf4a263091070f95169d853MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39443/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/394432022-02-17 08:44:49.648oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-02-17T11:44:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O lúdico político em Civilization VI |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The plauful politician in civilization VI |
title |
O lúdico político em Civilization VI |
spellingShingle |
O lúdico político em Civilization VI Bergston Luan Santos Lúdico Política Inteligência Artificial Civilization (Jogo eletrônico) Educação Jogos educativos Jogos por computador - Aspectos políticos Jogos por computador - Aspectos educacionais Jogos eletrônicos Tecnologia educacional Ciência política - Simulação (Computadores digitais) |
title_short |
O lúdico político em Civilization VI |
title_full |
O lúdico político em Civilization VI |
title_fullStr |
O lúdico político em Civilization VI |
title_full_unstemmed |
O lúdico político em Civilization VI |
title_sort |
O lúdico político em Civilization VI |
author |
Bergston Luan Santos |
author_facet |
Bergston Luan Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eucídio Pimenta Arruda |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9029995370012419 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/776085309095605 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergston Luan Santos |
contributor_str_mv |
Eucídio Pimenta Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Política Inteligência Artificial |
topic |
Lúdico Política Inteligência Artificial Civilization (Jogo eletrônico) Educação Jogos educativos Jogos por computador - Aspectos políticos Jogos por computador - Aspectos educacionais Jogos eletrônicos Tecnologia educacional Ciência política - Simulação (Computadores digitais) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Civilization (Jogo eletrônico) Educação Jogos educativos Jogos por computador - Aspectos políticos Jogos por computador - Aspectos educacionais Jogos eletrônicos Tecnologia educacional Ciência política - Simulação (Computadores digitais) |
description |
Este estudo buscou contribuir com o debate sobre o lúdico na sociedade contemporânea mediada pela complexidade do digital. Nesse sentido, partimos da premissa que o lúdico é um elemento pertinente para compreensão sobre as diversas relações humanas. De tal maneira, neste estudo problematizamos um jogo digital com um recorte temático sobre as ações políticas no jogo que são mediadas por interação com Inteligência Artificial. Para tanto, dispomos de uma pesquisa qualitativa que envolveu descrição e análise do material coletado e seguiu fontes primárias como o próprio jogo (Civilization VI), o manual do jogo e informativos internos como a ‘Civilopédia’, e ainda lançamos mão de fontes secundárias como revistas, entrevistas e diverso sites especializados em games, isso com o objetivo de criar condições de diálogo e triangulação empírico-metodológica sobre o objeto estudado. Do mesmo modo, construímos uma discussão teórica que problematizou o elemento lúdico e o elemento político da política como componentes passíveis de programação, entendendo que isso permite a construção no jogo de diferentes situações de desafio, conflito e disputa. Ainda inferimos que essas três situações acabam por serem preenchidas no jogo por diversas referencialidades digitalmente programadas como, por exemplo, as formas de governo, que dão elementos de jogabilidade em um jogo que desafia o jogador a “criar um Império que resista aos desgates do tempo”. Portanto, este trabalho colabora com uma discussão pertinente aos gamestudies quando busca refletir o lúdico como um elemento estruturante dos jogos digitais e isso sem abrir mão das referencialidades que compõem toda complexidade que é um jogo digital. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-17T11:44:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-17T11:44:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/39443 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/39443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39443/1/O%20L%c3%badico%20Pol%c3%adtico%20em%20Civilization%20VI.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39443/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a1f4adfdaf4a263091070f95169d853 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589199810527232 |