Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rafael Alves da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Braga, Victor Gueresi de Mello
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/17240
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
id UNB-2_f106c4ff533810cabde3c17683edacab
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/17240
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Lopes, Rafael Alves da SilvaBraga, Victor Gueresi de MelloLamar, Marcus ViniciusLOPES, Rafael Alves da Silva; BRAGA, Victor Gueresi de Mello. Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural. 2017. xii, 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/17240Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.Jogos eletrônicos conquistaram espaço no meio acadêmico à medida que se tornaram parte de pesquisas na área de Inteligência Artificial. Nos estágios iniciais, tais jogos são, geralmente, simples e de fácil aprendizado de sua mecânica. Porém, à medida que o jogador avança nos nesses, geralmente se tornam difíceis e complexos, passando a exigir altos níveis de habilidade e/ou raciocínio. Sob a hipótese de que a utilização de técnicas de processamento de sinais de vídeo e treinamento de redes neurais a fim de reconhecer as mecânicas dos jogos levará ao sucesso nesses jogos. Foi desenvolvido um sistema, a partir do algoritmo Q-learning com uso de rede neurais, capaz de aprender o padrão de diferentes jogos, cujo o desenvolvimento é detalhado neste trabalho. O modelo proposto supera abordagem aleatórias em jogos como Galaga, Enduro e Beamrider. Nos jogos Enduro e Beamider o sistema se aproxima do resultados obtidos por projetos feito com acesso à memória do emulador. No entanto, nos jogos Breakout e Pong, devido à falta de precisão do sistema de entrada e aos atrasos do sistema, não houve progresso em relação a um algoritmo que joga aleatoriamente.Submitted by Keila Ingrid dos Santos Godinho (keilagodinho@bce.unb.br) on 2017-06-21T16:17:57Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RafaelLopes_VictorGueresi_tcc.pdf: 1538778 bytes, checksum: 7656307b9625eb4bcfa3378370b74c65 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-06-22T12:54:30Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RafaelLopes_VictorGueresi_tcc.pdf: 1538778 bytes, checksum: 7656307b9625eb4bcfa3378370b74c65 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-22T12:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RafaelLopes_VictorGueresi_tcc.pdf: 1538778 bytes, checksum: 7656307b9625eb4bcfa3378370b74c65 (MD5)Electronic games have gained space in academia as they have become part of research in the area of Artificial Intelligence. In the early stages, electronic games are usually simple and easy to learn from their mechanics. However, as the player progresses in games, they usually become difficult and complex, requiring high levels of skill and / or reasoning. Under the hypothesis that the use of video signal processing techniques and training of neural networks to recognize the mechanics of games lead to success. A system was developed from the Q-learning algorithm using neural network, able to learn the pattern of different games, which development is detailed in this work. The proposed model overcomes random approaches in games such as Galaga, Enduro and B.Rider. In games Enduro and B.Rider the system approaches the results obtained by projects done with access to the memory of the emulator. However, in Breakout and Pong games, due to lack of precision and delays, when compared to other projects and random algorithm, test results were lower.Algoritmos de computadorJogos eletrônicosInteligência artificialUm sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface naturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-06-22T12:54:30Z2017-06-22T12:54:30Z2017-02-16info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_RafaelLopes_VictorGueresi_tcc.pdf2017_RafaelLopes_VictorGueresi_tcc.pdfapplication/pdf1538778http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17240/1/2017_RafaelLopes_VictorGueresi_tcc.pdf7656307b9625eb4bcfa3378370b74c65MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17240/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17240/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17240/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17240/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/172402017-06-22 09:54:30.807oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-06-22T12:54:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural
title Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural
spellingShingle Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural
Lopes, Rafael Alves da Silva
Algoritmos de computador
Jogos eletrônicos
Inteligência artificial
title_short Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural
title_full Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural
title_fullStr Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural
title_full_unstemmed Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural
title_sort Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural
author Lopes, Rafael Alves da Silva
author_facet Lopes, Rafael Alves da Silva
Braga, Victor Gueresi de Mello
author_role author
author2 Braga, Victor Gueresi de Mello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rafael Alves da Silva
Braga, Victor Gueresi de Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lamar, Marcus Vinicius
contributor_str_mv Lamar, Marcus Vinicius
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Algoritmos de computador
Jogos eletrônicos
Inteligência artificial
topic Algoritmos de computador
Jogos eletrônicos
Inteligência artificial
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-22T12:54:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-22T12:54:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Rafael Alves da Silva; BRAGA, Victor Gueresi de Mello. Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural. 2017. xii, 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/17240
identifier_str_mv LOPES, Rafael Alves da Silva; BRAGA, Victor Gueresi de Mello. Um sistema para o aprendizado automático de jogos eletônicos baseado em redes neurais e Q-Learning usando interface natural. 2017. xii, 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/17240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17240/1/2017_RafaelLopes_VictorGueresi_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17240/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17240/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17240/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17240/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7656307b9625eb4bcfa3378370b74c65
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493034611769344