O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Cristina Azevedo de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGFB
Resumo: No texto, procura-se destacar aspectos da Lei 10.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003, que torna obrigatório e em especial nas disciplinas de Educação Artística, Literatura e História do Brasil o estudo da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio, e que estabelece novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico raciais no Brasil. O objetivo desta breve pesquisa é analisar a importância da matriz africana e sua contribuição para que o ensino proporcione a experiência de se trabalhar sem medo e sem preconceitos com as diferenças para uma construção do indivíduo enquanto pessoa, e compreender o quanto essa experiência é fundamental para a ressignificação de identidades étnicas.
id UFMG_4b04079c21330aae5db8a50bd7fdd684
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LGFB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mariana de Lima e MunizMaurilio Andrade RochaEvandro Jose Lemos da CunhaAna Cristina Azevedo de Souza2019-08-11T06:51:11Z2019-08-11T06:51:11Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGFBNo texto, procura-se destacar aspectos da Lei 10.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003, que torna obrigatório e em especial nas disciplinas de Educação Artística, Literatura e História do Brasil o estudo da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio, e que estabelece novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico raciais no Brasil. O objetivo desta breve pesquisa é analisar a importância da matriz africana e sua contribuição para que o ensino proporcione a experiência de se trabalhar sem medo e sem preconceitos com as diferenças para uma construção do indivíduo enquanto pessoa, e compreender o quanto essa experiência é fundamental para a ressignificação de identidades étnicas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte e educaçãoArte africana (francesa, brasileira, etc)Anjos, Jorge dos, 1957-Arte Estudo e ensinoCurrículo multiculturalArte africana e afro-brasileiraLei 10639Arte-educaçãoRelações étnico-raciaisArtista Jorge dos AnjosO ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALanacristina_tcc_revbella.pdfapplication/pdf1370460https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGFB/1/anacristina_tcc_revbella.pdf8433cfdd318b1465fbc94a18d7e5ecf9MD51TEXTanacristina_tcc_revbella.pdf.txtanacristina_tcc_revbella.pdf.txtExtracted texttext/plain63078https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGFB/2/anacristina_tcc_revbella.pdf.txt1bbaa12ac2fa89c9a1f62f45cc6675feMD521843/BUBD-A9LGFB2019-11-14 11:18:12.426oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LGFBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:18:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos
title O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos
spellingShingle O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos
Ana Cristina Azevedo de Souza
Currículo multicultural
Arte africana e afro-brasileira
Lei 10639
Arte-educação
Relações étnico-raciais
Artista Jorge dos Anjos
Arte e educação
Arte africana (francesa, brasileira, etc)
Anjos, Jorge dos, 1957-
Arte Estudo e ensino
title_short O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos
title_full O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos
title_fullStr O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos
title_full_unstemmed O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos
title_sort O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos
author Ana Cristina Azevedo de Souza
author_facet Ana Cristina Azevedo de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mariana de Lima e Muniz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maurilio Andrade Rocha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Cristina Azevedo de Souza
contributor_str_mv Mariana de Lima e Muniz
Maurilio Andrade Rocha
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo multicultural
Arte africana e afro-brasileira
Lei 10639
Arte-educação
Relações étnico-raciais
Artista Jorge dos Anjos
topic Currículo multicultural
Arte africana e afro-brasileira
Lei 10639
Arte-educação
Relações étnico-raciais
Artista Jorge dos Anjos
Arte e educação
Arte africana (francesa, brasileira, etc)
Anjos, Jorge dos, 1957-
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte e educação
Arte africana (francesa, brasileira, etc)
Anjos, Jorge dos, 1957-
Arte Estudo e ensino
description No texto, procura-se destacar aspectos da Lei 10.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003, que torna obrigatório e em especial nas disciplinas de Educação Artística, Literatura e História do Brasil o estudo da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio, e que estabelece novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico raciais no Brasil. O objetivo desta breve pesquisa é analisar a importância da matriz africana e sua contribuição para que o ensino proporcione a experiência de se trabalhar sem medo e sem preconceitos com as diferenças para uma construção do indivíduo enquanto pessoa, e compreender o quanto essa experiência é fundamental para a ressignificação de identidades étnicas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T06:51:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T06:51:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGFB
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGFB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGFB/1/anacristina_tcc_revbella.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGFB/2/anacristina_tcc_revbella.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8433cfdd318b1465fbc94a18d7e5ecf9
1bbaa12ac2fa89c9a1f62f45cc6675fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589562447953920