O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGFB |
Resumo: | No texto, procura-se destacar aspectos da Lei 10.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003, que torna obrigatório e em especial nas disciplinas de Educação Artística, Literatura e História do Brasil o estudo da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio, e que estabelece novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico raciais no Brasil. O objetivo desta breve pesquisa é analisar a importância da matriz africana e sua contribuição para que o ensino proporcione a experiência de se trabalhar sem medo e sem preconceitos com as diferenças para uma construção do indivíduo enquanto pessoa, e compreender o quanto essa experiência é fundamental para a ressignificação de identidades étnicas. |
id |
UFMG_4b04079c21330aae5db8a50bd7fdd684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LGFB |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mariana de Lima e MunizMaurilio Andrade RochaEvandro Jose Lemos da CunhaAna Cristina Azevedo de Souza2019-08-11T06:51:11Z2019-08-11T06:51:11Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGFBNo texto, procura-se destacar aspectos da Lei 10.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003, que torna obrigatório e em especial nas disciplinas de Educação Artística, Literatura e História do Brasil o estudo da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio, e que estabelece novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico raciais no Brasil. O objetivo desta breve pesquisa é analisar a importância da matriz africana e sua contribuição para que o ensino proporcione a experiência de se trabalhar sem medo e sem preconceitos com as diferenças para uma construção do indivíduo enquanto pessoa, e compreender o quanto essa experiência é fundamental para a ressignificação de identidades étnicas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte e educaçãoArte africana (francesa, brasileira, etc)Anjos, Jorge dos, 1957-Arte Estudo e ensinoCurrículo multiculturalArte africana e afro-brasileiraLei 10639Arte-educaçãoRelações étnico-raciaisArtista Jorge dos AnjosO ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALanacristina_tcc_revbella.pdfapplication/pdf1370460https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGFB/1/anacristina_tcc_revbella.pdf8433cfdd318b1465fbc94a18d7e5ecf9MD51TEXTanacristina_tcc_revbella.pdf.txtanacristina_tcc_revbella.pdf.txtExtracted texttext/plain63078https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGFB/2/anacristina_tcc_revbella.pdf.txt1bbaa12ac2fa89c9a1f62f45cc6675feMD521843/BUBD-A9LGFB2019-11-14 11:18:12.426oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LGFBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:18:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos |
title |
O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos |
spellingShingle |
O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos Ana Cristina Azevedo de Souza Currículo multicultural Arte africana e afro-brasileira Lei 10639 Arte-educação Relações étnico-raciais Artista Jorge dos Anjos Arte e educação Arte africana (francesa, brasileira, etc) Anjos, Jorge dos, 1957- Arte Estudo e ensino |
title_short |
O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos |
title_full |
O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos |
title_fullStr |
O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos |
title_full_unstemmed |
O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos |
title_sort |
O ensino da arte africana e afro-brasileira: a obra e a prática artística de Jorge dos Anjos |
author |
Ana Cristina Azevedo de Souza |
author_facet |
Ana Cristina Azevedo de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mariana de Lima e Muniz |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maurilio Andrade Rocha |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Cristina Azevedo de Souza |
contributor_str_mv |
Mariana de Lima e Muniz Maurilio Andrade Rocha Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo multicultural Arte africana e afro-brasileira Lei 10639 Arte-educação Relações étnico-raciais Artista Jorge dos Anjos |
topic |
Currículo multicultural Arte africana e afro-brasileira Lei 10639 Arte-educação Relações étnico-raciais Artista Jorge dos Anjos Arte e educação Arte africana (francesa, brasileira, etc) Anjos, Jorge dos, 1957- Arte Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte e educação Arte africana (francesa, brasileira, etc) Anjos, Jorge dos, 1957- Arte Estudo e ensino |
description |
No texto, procura-se destacar aspectos da Lei 10.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003, que torna obrigatório e em especial nas disciplinas de Educação Artística, Literatura e História do Brasil o estudo da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio, e que estabelece novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico raciais no Brasil. O objetivo desta breve pesquisa é analisar a importância da matriz africana e sua contribuição para que o ensino proporcione a experiência de se trabalhar sem medo e sem preconceitos com as diferenças para uma construção do indivíduo enquanto pessoa, e compreender o quanto essa experiência é fundamental para a ressignificação de identidades étnicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T06:51:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T06:51:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGFB |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGFB |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGFB/1/anacristina_tcc_revbella.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LGFB/2/anacristina_tcc_revbella.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8433cfdd318b1465fbc94a18d7e5ecf9 1bbaa12ac2fa89c9a1f62f45cc6675fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589562447953920 |