Concerto para viola e orquestra de cordas de Radamés Gnattali: uma análise das implicações de performance nas decisões interpretativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-APVJBR |
Resumo: | Este trabalho apresenta o estudo histórico-interpretativo do concerto para viola e orquestra de cordas, de Radamés Gnattali, a análise do texto musical, vídeo e gravações, uma reflexão/análise sobre as ideias interpretativas de diferentes professores/solistas de viola, que interpretaram o concerto e uma revisão de edição da parte da viola. Busca-se a compreensão dos processos composicionais em auxílio à realização de uma interpretação relevante do concerto com a identificação de influências musicais como o tango, a seresta, a marchinha de carnaval e o jazz, no estilo do compositor Radamés Gnattali, e as ideias musicais dos professores de viola. A localização da presença desses elementos e a importância desta na constituição do concerto, assim como sua compreensão para as decisões interpretativas do violista performer, e uma sugestão dos autores de realização de dedilhados e arcadas da parte da viola solo, são os resultados da pesquisa realizada. |
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Carlos Aleixo dos ReisEmerson Luiz de BiaggiEdson Queiroz de AndradeAna Cielo Guerra2019-08-12T09:11:38Z2019-08-12T09:11:38Z2017-06-21http://hdl.handle.net/1843/AAGS-APVJBREste trabalho apresenta o estudo histórico-interpretativo do concerto para viola e orquestra de cordas, de Radamés Gnattali, a análise do texto musical, vídeo e gravações, uma reflexão/análise sobre as ideias interpretativas de diferentes professores/solistas de viola, que interpretaram o concerto e uma revisão de edição da parte da viola. Busca-se a compreensão dos processos composicionais em auxílio à realização de uma interpretação relevante do concerto com a identificação de influências musicais como o tango, a seresta, a marchinha de carnaval e o jazz, no estilo do compositor Radamés Gnattali, e as ideias musicais dos professores de viola. A localização da presença desses elementos e a importância desta na constituição do concerto, assim como sua compreensão para as decisões interpretativas do violista performer, e uma sugestão dos autores de realização de dedilhados e arcadas da parte da viola solo, são os resultados da pesquisa realizada.This work presents a historical and interpretative study of the concerto, an investigation of the musical text, video and recording, as well as an analysis of interpretive ideas of four viola professors/soloist who have performed this concerto and a edition review of the viola part. We search an understanding of compositional processes in order to obtain a relevant interpretation of the concerto with the identification of musical influences in the style of the composer Radames Gnattali and the musical ideas of the viola professors. There are in the literature of this composer some musical influences such as tango, seresta, carnival march and jazz. The identification of the presence of these elements and their importance in the constitution of the concerto, as well as the understanding of the interpretative decisions of the performer violist, and an edition proposal of the viola part, are the results of this research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInterpretação musical Performance musicalMusicaGnattali, Radamés, 1906-1988Concerto brasileiro para violaAnálise de dois professoresGêneros populares em RadamésInterpretação/performance do concertoGnattaliConcerto para viola e orquestra de cordas de Radamés Gnattali: uma análise das implicações de performance nas decisões interpretativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final_1.pdfapplication/pdf22832099https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-APVJBR/1/disserta__o_final_1.pdfdf484490ffae8b1e8de75832173f1f9bMD51TEXTdisserta__o_final_1.pdf.txtdisserta__o_final_1.pdf.txtExtracted texttext/plain170573https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-APVJBR/2/disserta__o_final_1.pdf.txt6e604c82a73a2cbb33d2ebbdc76e9fd6MD521843/AAGS-APVJBR2019-11-14 15:46:01.739oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-APVJBRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:46:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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