O lugar da Educação Física na hierarquia entre os saberes escolares.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4834 |
Resumo: | A partir de inquietações relacionadas às razões que levam a Educação Física a ser um componente curricular (des)prestigiado dentro da escola, e levando em consideração a existência de uma hierarquização entre as disciplinas, no contexto do ensino fundamental de escolas públicas e privadas brasileiras, lançamos a pergunta: onde se encontra a Educação Física, enquanto componente curricular? O objetivo geral foi analisar as pesquisas já publicadas que tratam da hierarquização entre as disciplinas, no contexto do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas brasileiras, examinando e refletindo neste cenário, onde se encontra a Educação Física enquanto componente curricular. Adotamos a revisão de literatura, do tipo exploratória e a abordagem qualitativa. Foram realizadas buscas por periódicos da área da Educação Física, publicados entre os anos de 2010 a 2020, que atendessem aos critérios de inclusão: serem originalmente escritos em língua portuguesa, estarem disponíveis em versões digitais, de forma integral e gratuita, relativos à escolas Brasileiras, e classificados através das categorias de qualis A1 a B3. Utilizamos inicialmente a base de dados Scientific Electronic Library Online, contudo como as fontes não foram encontradas, utilizamos a base de dados da Literatura Latino-americana do Caribe em Ciências da Saúde. Enquanto resultados, encontramos 60 artigos, e destes, 10 foram selecionados para análise. Todavia, apenas seis tratavam explicitamente sobre a desvalorização e hierarquização das disciplinas. A partir das reflexões que efetivamos através da presente pesquisa, buscamos encontrar alternativas que contribuam no sentido de percebermos melhor, a hierarquização entre as disciplinas, permitindo que possamos realizar intervenções que minimizem o referido problema, uma vez que as matérias do currículo escolar devem e podem dispor de características distintas, todavia, precisam ser reconhecidas e melhor compreendidas por seus valores, importâncias e significados. Por fim, percebemos que a interdisciplinaridade pode ser um instrumento para reduzir tais dificuldades, e que a Educação Física precisa se legitimar como componente curricular, sendo esse, possivelmente o primeiro e grande passo para resolver os problemas. |
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Foram realizadas buscas por periódicos da área da Educação Física, publicados entre os anos de 2010 a 2020, que atendessem aos critérios de inclusão: serem originalmente escritos em língua portuguesa, estarem disponíveis em versões digitais, de forma integral e gratuita, relativos à escolas Brasileiras, e classificados através das categorias de qualis A1 a B3. Utilizamos inicialmente a base de dados Scientific Electronic Library Online, contudo como as fontes não foram encontradas, utilizamos a base de dados da Literatura Latino-americana do Caribe em Ciências da Saúde. Enquanto resultados, encontramos 60 artigos, e destes, 10 foram selecionados para análise. Todavia, apenas seis tratavam explicitamente sobre a desvalorização e hierarquização das disciplinas. A partir das reflexões que efetivamos através da presente pesquisa, buscamos encontrar alternativas que contribuam no sentido de percebermos melhor, a hierarquização entre as disciplinas, permitindo que possamos realizar intervenções que minimizem o referido problema, uma vez que as matérias do currículo escolar devem e podem dispor de características distintas, todavia, precisam ser reconhecidas e melhor compreendidas por seus valores, importâncias e significados. Por fim, percebemos que a interdisciplinaridade pode ser um instrumento para reduzir tais dificuldades, e que a Educação Física precisa se legitimar como componente curricular, sendo esse, possivelmente o primeiro e grande passo para resolver os problemas.From concerns related to the reasons that lead Physical Education to be a (un)prestigeable curricular component within the school, taking into account the existence of a hierarchy between the disciplines, in the context of elementary education in public and private schools’ Brazilian, we pose the question: where is Physical Education, as a curricular component? The General Objective was to analyze the research already published those deals with the hierarchy between the disciplines, in the context of elementary and secondary education in Brazilian public and private schools, examining and reflecting on this scenario, where Physical Education is found as a curricular component. We adopted an exploratory literature review and a qualitative approach. Searches were carried out for journals in the field of Physical Education, published between the years 2000 to 2020, that met the inclusion criteria: being originally written in Portuguese, being available in digital versions, in full and free of charge, related to Brazilian schools, and classified through categories from A1 to B3, initially in the Scientific Electronic Library Online database, however, as the sources were not found, the Latin American Caribbean Literature on Health Sciences database started to be used. While results were found 60 articles, and of these, 10 were selected for analysis, however, only 6 explicitly deal with the devaluation and hierarchy of disciplines. From the reflections that we carried out through this research, we seek to find alternatives that contribute to a better understanding of the hierarchy between the disciplines, allowing us to carry out interventions that minimize this problem, since the subjects of the school curriculum must and can having distinct characteristics, however, they need to be recognized and better understood for their values, importance and meanings. Finally, we realized that interdisciplinarity can be an instrument to reduce such difficulties, and that Physical Education needs to legitimize itself as a curricular component, which is possibly the first and great step to solve the problems.BrasilVieira, Ana Luiza Barbosahttp://lattes.cnpq.br/1233599218050806http://lattes.cnpq.br/2045282789284599Silva, Carlos Leandro Gouveia da2023-08-11T20:15:28Z2023-08-11T20:15:28Z2022-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/pdfSILVA, Carlos Leandro Gouveia da. O lugar da Educação Física na hierarquia entre os saberes escolares. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4834porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-08-11T20:16:59Zoai:dspace:123456789/4834Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-08-11T20:16:59Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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