Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9FBPTL |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a presença e a utilização das imagens de arquivo no cinemade Harun Farocki, especificamente no filme Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges,1988). O trabalho desse cineasta tcheco, radicado na Alemanha, problematiza, em linhas gerais, as formas de exercício do poder, sejam as que emergem dos conflitos geopolíticos, sejam as que se disseminam por meio das mais diversas práticas sociais (formas de controle e vigilância, tecnologias de produção e circulação de imagens, estratégias do consumo, da informação e da publicidade). Este estudo abrange a relação entre as imagens de arquivo e os processos históricos acionados por esses registros, buscando observar como Farocki monta as imagens em filmes que evocam o passado em sua própria materialidade. O trabalho se volta, concretamente, para a análise das operações discursivas dos arquivos como imagens-vestígio e imagenstestemunho. |
id |
UFMG_4cc90ec33f305bda7e486f9a26841dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-9FBPTL |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
André Guimarães BrasilCesar Geraldo GuimaraesAnita Silva LeandroSiomara Gomes Faria2019-08-11T00:32:13Z2019-08-11T00:32:13Z2013-05-29http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9FBPTLEsta pesquisa investiga a presença e a utilização das imagens de arquivo no cinemade Harun Farocki, especificamente no filme Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges,1988). O trabalho desse cineasta tcheco, radicado na Alemanha, problematiza, em linhas gerais, as formas de exercício do poder, sejam as que emergem dos conflitos geopolíticos, sejam as que se disseminam por meio das mais diversas práticas sociais (formas de controle e vigilância, tecnologias de produção e circulação de imagens, estratégias do consumo, da informação e da publicidade). Este estudo abrange a relação entre as imagens de arquivo e os processos históricos acionados por esses registros, buscando observar como Farocki monta as imagens em filmes que evocam o passado em sua própria materialidade. O trabalho se volta, concretamente, para a análise das operações discursivas dos arquivos como imagens-vestígio e imagenstestemunho.The research investigates the presence and use of archive images in Harun Farockis cinema, specifically in the movie Images of the World and Inscriptions of the War (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges, 1988). The work of this Czech filmmaker that lives in Germany, problematizes, in general lines, the forms of exercise of power, whether those that emerge from geopolitical conflicts, whether those that are disseminated through the most diverse social practices (forms ofcontrol and monitoring, technologies of production and circulation of images, strategies of consumption, information and advertising). The study covers the relationship between the archive images and the historical processes triggered by these records, seeking to observe how Farocki assembles the images in films that evoke the past in its own materiality. The work focuses, in particular, at the analysis of the discursive operations of the archives as vestige-images and testimony-images.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBilder der Welt und Inschrift des Krieges (Filme)Farocki, HarunComunicaçãoComunicação de massaArquivosCinemaArquivoMemóriaMontagemVestígioCinemaMemória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farockiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao___versao_definitiva__1_.pdfapplication/pdf45656177https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-9FBPTL/1/dissertacao___versao_definitiva__1_.pdf022fda5f4cdcea97d71ea65de5dd30bbMD51TEXTdissertacao___versao_definitiva__1_.pdf.txtdissertacao___versao_definitiva__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain308074https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-9FBPTL/2/dissertacao___versao_definitiva__1_.pdf.txt034f0c7067880d3ca161137852e02e4fMD521843/FAFI-9FBPTL2019-11-14 04:18:06.592oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-9FBPTLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:18:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki |
title |
Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki |
spellingShingle |
Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki Siomara Gomes Faria Arquivo Memória Montagem Vestígio Cinema Bilder der Welt und Inschrift des Krieges (Filme) Farocki, Harun Comunicação Comunicação de massa Arquivos Cinema |
title_short |
Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki |
title_full |
Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki |
title_fullStr |
Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki |
title_full_unstemmed |
Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki |
title_sort |
Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki |
author |
Siomara Gomes Faria |
author_facet |
Siomara Gomes Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
André Guimarães Brasil |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cesar Geraldo Guimaraes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Anita Silva Leandro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siomara Gomes Faria |
contributor_str_mv |
André Guimarães Brasil Cesar Geraldo Guimaraes Anita Silva Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquivo Memória Montagem Vestígio Cinema |
topic |
Arquivo Memória Montagem Vestígio Cinema Bilder der Welt und Inschrift des Krieges (Filme) Farocki, Harun Comunicação Comunicação de massa Arquivos Cinema |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Bilder der Welt und Inschrift des Krieges (Filme) Farocki, Harun Comunicação Comunicação de massa Arquivos Cinema |
description |
Esta pesquisa investiga a presença e a utilização das imagens de arquivo no cinemade Harun Farocki, especificamente no filme Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges,1988). O trabalho desse cineasta tcheco, radicado na Alemanha, problematiza, em linhas gerais, as formas de exercício do poder, sejam as que emergem dos conflitos geopolíticos, sejam as que se disseminam por meio das mais diversas práticas sociais (formas de controle e vigilância, tecnologias de produção e circulação de imagens, estratégias do consumo, da informação e da publicidade). Este estudo abrange a relação entre as imagens de arquivo e os processos históricos acionados por esses registros, buscando observar como Farocki monta as imagens em filmes que evocam o passado em sua própria materialidade. O trabalho se volta, concretamente, para a análise das operações discursivas dos arquivos como imagens-vestígio e imagenstestemunho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T00:32:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T00:32:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9FBPTL |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9FBPTL |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-9FBPTL/1/dissertacao___versao_definitiva__1_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-9FBPTL/2/dissertacao___versao_definitiva__1_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
022fda5f4cdcea97d71ea65de5dd30bb 034f0c7067880d3ca161137852e02e4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589477984108544 |