Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siomara Gomes Faria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9FBPTL
Resumo: Esta pesquisa investiga a presença e a utilização das imagens de arquivo no cinemade Harun Farocki, especificamente no filme Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges,1988). O trabalho desse cineasta tcheco, radicado na Alemanha, problematiza, em linhas gerais, as formas de exercício do poder, sejam as que emergem dos conflitos geopolíticos, sejam as que se disseminam por meio das mais diversas práticas sociais (formas de controle e vigilância, tecnologias de produção e circulação de imagens, estratégias do consumo, da informação e da publicidade). Este estudo abrange a relação entre as imagens de arquivo e os processos históricos acionados por esses registros, buscando observar como Farocki monta as imagens em filmes que evocam o passado em sua própria materialidade. O trabalho se volta, concretamente, para a análise das operações discursivas dos arquivos como imagens-vestígio e imagenstestemunho.
id UFMG_4cc90ec33f305bda7e486f9a26841dbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-9FBPTL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling André Guimarães BrasilCesar Geraldo GuimaraesAnita Silva LeandroSiomara Gomes Faria2019-08-11T00:32:13Z2019-08-11T00:32:13Z2013-05-29http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9FBPTLEsta pesquisa investiga a presença e a utilização das imagens de arquivo no cinemade Harun Farocki, especificamente no filme Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges,1988). O trabalho desse cineasta tcheco, radicado na Alemanha, problematiza, em linhas gerais, as formas de exercício do poder, sejam as que emergem dos conflitos geopolíticos, sejam as que se disseminam por meio das mais diversas práticas sociais (formas de controle e vigilância, tecnologias de produção e circulação de imagens, estratégias do consumo, da informação e da publicidade). Este estudo abrange a relação entre as imagens de arquivo e os processos históricos acionados por esses registros, buscando observar como Farocki monta as imagens em filmes que evocam o passado em sua própria materialidade. O trabalho se volta, concretamente, para a análise das operações discursivas dos arquivos como imagens-vestígio e imagenstestemunho.The research investigates the presence and use of archive images in Harun Farockis cinema, specifically in the movie Images of the World and Inscriptions of the War (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges, 1988). The work of this Czech filmmaker that lives in Germany, problematizes, in general lines, the forms of exercise of power, whether those that emerge from geopolitical conflicts, whether those that are disseminated through the most diverse social practices (forms ofcontrol and monitoring, technologies of production and circulation of images, strategies of consumption, information and advertising). The study covers the relationship between the archive images and the historical processes triggered by these records, seeking to observe how Farocki assembles the images in films that evoke the past in its own materiality. The work focuses, in particular, at the analysis of the discursive operations of the archives as vestige-images and testimony-images.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBilder der Welt und Inschrift des Krieges (Filme)Farocki, HarunComunicaçãoComunicação de massaArquivosCinemaArquivoMemóriaMontagemVestígioCinemaMemória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farockiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao___versao_definitiva__1_.pdfapplication/pdf45656177https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-9FBPTL/1/dissertacao___versao_definitiva__1_.pdf022fda5f4cdcea97d71ea65de5dd30bbMD51TEXTdissertacao___versao_definitiva__1_.pdf.txtdissertacao___versao_definitiva__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain308074https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-9FBPTL/2/dissertacao___versao_definitiva__1_.pdf.txt034f0c7067880d3ca161137852e02e4fMD521843/FAFI-9FBPTL2019-11-14 04:18:06.592oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-9FBPTLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:18:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki
title Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki
spellingShingle Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki
Siomara Gomes Faria
Arquivo
Memória
Montagem
Vestígio
Cinema
Bilder der Welt und Inschrift des Krieges (Filme)
Farocki, Harun
Comunicação
Comunicação de massa
Arquivos
Cinema
title_short Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki
title_full Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki
title_fullStr Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki
title_full_unstemmed Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki
title_sort Memória, vestígio e montagem: um estudo sobre o arquivo em Imagens do mundo e inscrições de guerra, de Harun Farocki
author Siomara Gomes Faria
author_facet Siomara Gomes Faria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv André Guimarães Brasil
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cesar Geraldo Guimaraes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Anita Silva Leandro
dc.contributor.author.fl_str_mv Siomara Gomes Faria
contributor_str_mv André Guimarães Brasil
Cesar Geraldo Guimaraes
Anita Silva Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivo
Memória
Montagem
Vestígio
Cinema
topic Arquivo
Memória
Montagem
Vestígio
Cinema
Bilder der Welt und Inschrift des Krieges (Filme)
Farocki, Harun
Comunicação
Comunicação de massa
Arquivos
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Bilder der Welt und Inschrift des Krieges (Filme)
Farocki, Harun
Comunicação
Comunicação de massa
Arquivos
Cinema
description Esta pesquisa investiga a presença e a utilização das imagens de arquivo no cinemade Harun Farocki, especificamente no filme Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra (Bilder der Welt und Inschrift des Krieges,1988). O trabalho desse cineasta tcheco, radicado na Alemanha, problematiza, em linhas gerais, as formas de exercício do poder, sejam as que emergem dos conflitos geopolíticos, sejam as que se disseminam por meio das mais diversas práticas sociais (formas de controle e vigilância, tecnologias de produção e circulação de imagens, estratégias do consumo, da informação e da publicidade). Este estudo abrange a relação entre as imagens de arquivo e os processos históricos acionados por esses registros, buscando observar como Farocki monta as imagens em filmes que evocam o passado em sua própria materialidade. O trabalho se volta, concretamente, para a análise das operações discursivas dos arquivos como imagens-vestígio e imagenstestemunho.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T00:32:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T00:32:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9FBPTL
url http://hdl.handle.net/1843/FAFI-9FBPTL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-9FBPTL/1/dissertacao___versao_definitiva__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-9FBPTL/2/dissertacao___versao_definitiva__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 022fda5f4cdcea97d71ea65de5dd30bb
034f0c7067880d3ca161137852e02e4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589477984108544