Grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nilcilene Nascimento da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Angerlânia Rezende, Wellington Marçal de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/51137
https://orcid.org/0000-0002-8284-6071
https://orcid.org/0000-0002-8881-6850
Resumo: Foi realizado um estudo com o objetivo de avaliar a qualidade do serviço de atendimento aos usuários, oferecidos pela Biblioteca Professor Roberto Eduardo Pires da Universidade Federal do Rondônia-Unir, após a recente reforma realizada. Verificou-se o grau de satisfação dos usuários que frequentaram o período Antes/Após a referida reforma. A pesquisa é de caráter exploratório e apresenta as abordagens quantitativas e qualitativas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, contendo dez perguntas fechadas e duas perguntas abertas. Os resultados da pesquisa apontaram de forma geral, índices positivos em relação aos serviços disponibilizados. A maioria dos usuários que frequentam a biblioteca, mesmo com ressalvas, estão satisfeitos com a biblioteca após a reforma. Constatou-se que o nível de satisfação dos usuários é relevante mesmo com alguns pontos a serem melhorados, como a ampliação do espaço físico para acomodação dos usuários e ampliação do acervo. Com a análise dos dados sugere-se a implementação de programas de educação de usuários; como forma de incentivar o uso dos recursos informacionais da biblioteca.
id UFMG_4d14a5aee1946b5f5e0560df593e6332
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/51137
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-03-22T19:33:30Z2023-03-22T19:33:30Z2020-07-25221112175-2850http://hdl.handle.net/1843/51137https://orcid.org/0000-0002-8284-6071https://orcid.org/0000-0002-8881-6850Foi realizado um estudo com o objetivo de avaliar a qualidade do serviço de atendimento aos usuários, oferecidos pela Biblioteca Professor Roberto Eduardo Pires da Universidade Federal do Rondônia-Unir, após a recente reforma realizada. Verificou-se o grau de satisfação dos usuários que frequentaram o período Antes/Após a referida reforma. A pesquisa é de caráter exploratório e apresenta as abordagens quantitativas e qualitativas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, contendo dez perguntas fechadas e duas perguntas abertas. Os resultados da pesquisa apontaram de forma geral, índices positivos em relação aos serviços disponibilizados. A maioria dos usuários que frequentam a biblioteca, mesmo com ressalvas, estão satisfeitos com a biblioteca após a reforma. Constatou-se que o nível de satisfação dos usuários é relevante mesmo com alguns pontos a serem melhorados, como a ampliação do espaço físico para acomodação dos usuários e ampliação do acervo. Com a análise dos dados sugere-se a implementação de programas de educação de usuários; como forma de incentivar o uso dos recursos informacionais da biblioteca.A study was carried out with the objective of evaluating the quality of the service provided to users, offered by the Professor Roberto Eduardo Pires Library at the Federal University of Rondônia-Unir, after therecent renovation. The degree of satisfaction of users who attended the Before / After period was verified. The research is exploratory and presents both quantitative and qualitative approaches. The data collection instrument used was a questionnaire, containing ten closed questions and two open questions. The survey results showed, in general, positive rates in relation to the services available. Most users who frequent the library, even with reservations, are satisfied with the library after the renovation. It was found that the level of user satisfaction is relevant even with some points to be improved, such as expanding the physical space to accommodate users and expanding the collection. With the analysis of the data, it is suggested the implementationof user education programs; as a way to encourage the use of the library's information resources.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilVETER - ESCOLA DE VETERINARIARevista Informação & UniversidadeBibliotecas universitáriasBibliotecas universitárias - Estudo de usuáriosUniversidades e faculdades - BrasilBiblioteca universitáriaSatisfação de usuáriosUniversidade Federal de RondôniaGrau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto VelhoThe satisfaction of users of Central Library Professor Roberto Duarte Pires, at Federal University of Rondônia, Campus Porto Velhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/21Nilcilene Nascimento da SilvaAngerlânia RezendeWellington Marçal de Carvalhoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51137/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALGrau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho.pdfGrau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho.pdfapplication/pdf540395https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51137/2/Grau%20de%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20da%20Biblioteca%20Central%20Professor%20Roberto%20Duarte%20Pires%20da%20Universidade%20Federal%20de%20Rond%c3%b4nia%2c%20Campus%20Porto%20Velho.pdff1af4c2b445f99f8011331c94069e02eMD521843/511372023-03-22 16:33:31.09oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-22T19:33:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The satisfaction of users of Central Library Professor Roberto Duarte Pires, at Federal University of Rondônia, Campus Porto Velho
title Grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho
spellingShingle Grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho
Nilcilene Nascimento da Silva
Biblioteca universitária
Satisfação de usuários
Universidade Federal de Rondônia
Bibliotecas universitárias
Bibliotecas universitárias - Estudo de usuários
Universidades e faculdades - Brasil
title_short Grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho
title_full Grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho
title_fullStr Grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho
title_full_unstemmed Grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho
title_sort Grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho
author Nilcilene Nascimento da Silva
author_facet Nilcilene Nascimento da Silva
Angerlânia Rezende
Wellington Marçal de Carvalho
author_role author
author2 Angerlânia Rezende
Wellington Marçal de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nilcilene Nascimento da Silva
Angerlânia Rezende
Wellington Marçal de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Satisfação de usuários
Universidade Federal de Rondônia
topic Biblioteca universitária
Satisfação de usuários
Universidade Federal de Rondônia
Bibliotecas universitárias
Bibliotecas universitárias - Estudo de usuários
Universidades e faculdades - Brasil
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Bibliotecas universitárias
Bibliotecas universitárias - Estudo de usuários
Universidades e faculdades - Brasil
description Foi realizado um estudo com o objetivo de avaliar a qualidade do serviço de atendimento aos usuários, oferecidos pela Biblioteca Professor Roberto Eduardo Pires da Universidade Federal do Rondônia-Unir, após a recente reforma realizada. Verificou-se o grau de satisfação dos usuários que frequentaram o período Antes/Após a referida reforma. A pesquisa é de caráter exploratório e apresenta as abordagens quantitativas e qualitativas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, contendo dez perguntas fechadas e duas perguntas abertas. Os resultados da pesquisa apontaram de forma geral, índices positivos em relação aos serviços disponibilizados. A maioria dos usuários que frequentam a biblioteca, mesmo com ressalvas, estão satisfeitos com a biblioteca após a reforma. Constatou-se que o nível de satisfação dos usuários é relevante mesmo com alguns pontos a serem melhorados, como a ampliação do espaço físico para acomodação dos usuários e ampliação do acervo. Com a análise dos dados sugere-se a implementação de programas de educação de usuários; como forma de incentivar o uso dos recursos informacionais da biblioteca.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-22T19:33:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-22T19:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/51137
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-2850
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8284-6071
https://orcid.org/0000-0002-8881-6850
identifier_str_mv 2175-2850
url http://hdl.handle.net/1843/51137
https://orcid.org/0000-0002-8284-6071
https://orcid.org/0000-0002-8881-6850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Informação & Universidade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv VETER - ESCOLA DE VETERINARIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51137/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51137/2/Grau%20de%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20da%20Biblioteca%20Central%20Professor%20Roberto%20Duarte%20Pires%20da%20Universidade%20Federal%20de%20Rond%c3%b4nia%2c%20Campus%20Porto%20Velho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
f1af4c2b445f99f8011331c94069e02e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676611880222720