A competência discursiva em textos de participantes do CELPE-BRAS: uma abordagem modular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valéria Schimid Queiroz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALSQX3
Resumo: Embora desenvolvido em grande escala na última década, o estudo do Português Brasileiro como língua adicional vem sendo discutido apenas recentemente em comparação com o de outras línguas. Foi também com o crescimento de políticas de internacionalização e maior interesse na difusão da língua que o país passou a se preocupar em criar instrumentos próprios de certificação linguística, instaurando-se o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), requerido hoje por variadas instâncias profissionais e acadêmicas para que o indivíduo estrangeiro possa ser aceito e inserido nas regulamentações e instituições brasileiras. Diversas pesquisas têm sido publicadas em vários âmbitos considerando-se a validade e a importância do exame. Dirigindo um olhar para o estado de desenvolvimento da competência discursiva dos participantes da prova no âmbito da articulação textual e das relações discursivas que constroem em suas produções, em nosso estudo, procuramos analisar como são construídas essas relações textuais e discursivas com base nas contribuições do Modelo de Análise Modular do Discurso (MAM) uma abordagem de foco interacionista e modular da organização discursiva. Interessou-nos relacionar a organização do texto e o uso de marcadores discursivos pelo autor com o estado de desenvolvimento de sua competência discursiva para a escrita. Para tanto, nossa base teórica para a discussão do modelo se constituiu, em especial, de trabalhos publicados pelo grupo de Genebra, como Roulet, Filliettaz e Grobet (2001) e Filliettaz; Roulet (2002), bem como das pesquisas de Marinho (2002, 2004, 2006) no Brasil. Para as reflexões sobre competência discursiva, nos valemos, particularmente, da visão dada por Auchlin (1996, 1996a, 1997, 1998). Como corpus, nos propusemos analisar textos de participantes do Celpe-Bras, publicados e comentados no Guia do Participante do Celpe-Bras (2013), a partir de um percurso que envolve os módulos Hierárquico, Interacional e a Forma de Organização Relacional do MAM. Os resultados encontrados apontam para a possibilidade de uma relação do estado de desenvolvimento da competência discursiva para a escrita dos autores quanto à articulação textual e ao uso de conectores com o nível de proficiência certificado pelo exame, apesar de termos encontrado também algumas exceções.
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Dirigindo um olhar para o estado de desenvolvimento da competência discursiva dos participantes da prova no âmbito da articulação textual e das relações discursivas que constroem em suas produções, em nosso estudo, procuramos analisar como são construídas essas relações textuais e discursivas com base nas contribuições do Modelo de Análise Modular do Discurso (MAM) uma abordagem de foco interacionista e modular da organização discursiva. Interessou-nos relacionar a organização do texto e o uso de marcadores discursivos pelo autor com o estado de desenvolvimento de sua competência discursiva para a escrita. Para tanto, nossa base teórica para a discussão do modelo se constituiu, em especial, de trabalhos publicados pelo grupo de Genebra, como Roulet, Filliettaz e Grobet (2001) e Filliettaz; Roulet (2002), bem como das pesquisas de Marinho (2002, 2004, 2006) no Brasil. Para as reflexões sobre competência discursiva, nos valemos, particularmente, da visão dada por Auchlin (1996, 1996a, 1997, 1998). Como corpus, nos propusemos analisar textos de participantes do Celpe-Bras, publicados e comentados no Guia do Participante do Celpe-Bras (2013), a partir de um percurso que envolve os módulos Hierárquico, Interacional e a Forma de Organização Relacional do MAM. Os resultados encontrados apontam para a possibilidade de uma relação do estado de desenvolvimento da competência discursiva para a escrita dos autores quanto à articulação textual e ao uso de conectores com o nível de proficiência certificado pelo exame, apesar de termos encontrado também algumas exceções.Although it has been developed on a big scale during the past decade, the study of Brazilian Portuguese as an additional language is very new in comparison to the study of other languages. The decision of creating instruments of linguistic certification in Brazil (such as the Proficiency Certificate for Foreigners in Portuguese Language Celpe-Bras is nowadays required in many Brazilian professional and academic institutions in order to allow foreigners to study or work in the country) is also recent and is due to the growing interest in internationalization politics and propagation of the language. Several investigations have been conducted on various aspects, as Celpe-Bras has become a valid and important exam of Portuguese language proficiency in Brazil. Focusing on participants writing abilities in articulating texts and in producing discourses, this thesis is intended to develop an analysis about how textual and discourse connections are built in the texts, produced in the context of Celpe-Bras evaluation. Contributions of the Geneva Model of discourse analysis have been followed, which focus on an interactionist and modular approach to discourse organization. Our interest was to observe the relation between the text organization and the use of text relation markers by the writer, and his/her state of development in discourse competence for writing. The analysis were especially based on works published by the group of study in Geneva, as Roulet; Filliettaz, Grobet (2001) and Filliettaz; Roulet (2002), as well as on works by Marinho (2002, 2004, 2006) in Brazil. Regarding the concept of discourse competence, Auchlins ideas have been borrowed (1996, 1996a, 1997, 1998). The corpus is formed by 12 texts written by participants of Celpe-Bras which have already been evaluated and commented in the Guia do Participante do Celpe-Bras (Participant Guide of Celpe-Bras). We developed our analysis from the hierarchical and interactional modules point of view, as well as the relational organization form of discourse. The results pointed to a possible relation between the discourse competences state of the writers development, regarding textual organization and the use of connectives, and the level of proficiency certified by the exam. Nonetheless, some exceptions were also found.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoAquisição da segunda linguagemLíngua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosLíngua portuguesa Análise do discursoModelo de Análise Modular do DiscursoCelpe-BrasConectoresArticulação textualPortuguês como língua adicionaCompetência discursivaA competência discursiva em textos de participantes do CELPE-BRAS: uma abordagem modularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALqueiroz__val_ria_schmid___disserta__o.pdfapplication/pdf2440635https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-ALSQX3/1/queiroz__val_ria_schmid___disserta__o.pdf9e9e6b61008db1c0ba3f3886c41ba101MD51TEXTqueiroz__val_ria_schmid___disserta__o.pdf.txtqueiroz__val_ria_schmid___disserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain481740https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-ALSQX3/2/queiroz__val_ria_schmid___disserta__o.pdf.txtb1dd4e6558f12048afaa5b659cd0938dMD521843/RMSA-ALSQX32019-11-14 18:51:37.473oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-ALSQX3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:51:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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