Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirianni, Gabrielle Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157769
Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita aplicada para alunos do curso Preparatório Celpe-Bras do PPE-UFRGS. A concepção teórica que norteia o trabalho é a perspectiva bakhtiniana de língua e a noção de gêneros do discurso de Bakhtin (1997), definidos como “tipos relativamente estáveis de enunciados”. Essa concepção de língua apresenta características compatíveis com a concepção que orienta o exame Celpe-Bras, que entende a linguagem como “uma ação conjunta entre participantes com um propósito social” (SCHLATTER et al., 2009). De acordo com a noção de gêneros do discurso de Bakhtin, a proficiência em uma língua adicional é compreendida como “a capacidade de produzir enunciados adequados dentro de determinados gêneros do discurso, configurando a interlocução de maneira adequada ao contexto de produção e ao propósito comunicativo” (SCHOFFEN, 2009). Levando em conta essa noção de proficiência, este trabalho tem por objetivo também averiguar de que maneira os elementos constitutivos dos enunciados das tarefas, que juntos articulam a situação de comunicação proposta, são considerados no momento de avaliar textos escritos em resposta a uma tarefa do exame. Para isso, utilizamos a tarefa IV da edição 2015/2 do Celpe-Bras e analisamos 22 textos de alunos do curso Preparatório Celpe-Bras em resposta a essa tarefa, juntamente com os parâmetros de avaliação efetivamente utilizados na avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras. Como resultados, realizamos a descrição dos níveis de desempenho dos alunos a partir dos textos realizados, transformando os parâmetros gerais do exame em parâmetros específicos para esta tarefa, e analisando o que cada nível apresentou. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras e pode colaborar com a qualificação de professores-avaliadores de cursos preparatórios para o Celpe-Bras.
id UFRGS-2_79d4242bf2bec3eb03f08fc9641a7cbf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157769
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sirianni, Gabrielle RodriguesSchoffen, Juliana Roquele2017-05-11T02:26:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/157769001018566Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita aplicada para alunos do curso Preparatório Celpe-Bras do PPE-UFRGS. A concepção teórica que norteia o trabalho é a perspectiva bakhtiniana de língua e a noção de gêneros do discurso de Bakhtin (1997), definidos como “tipos relativamente estáveis de enunciados”. Essa concepção de língua apresenta características compatíveis com a concepção que orienta o exame Celpe-Bras, que entende a linguagem como “uma ação conjunta entre participantes com um propósito social” (SCHLATTER et al., 2009). De acordo com a noção de gêneros do discurso de Bakhtin, a proficiência em uma língua adicional é compreendida como “a capacidade de produzir enunciados adequados dentro de determinados gêneros do discurso, configurando a interlocução de maneira adequada ao contexto de produção e ao propósito comunicativo” (SCHOFFEN, 2009). Levando em conta essa noção de proficiência, este trabalho tem por objetivo também averiguar de que maneira os elementos constitutivos dos enunciados das tarefas, que juntos articulam a situação de comunicação proposta, são considerados no momento de avaliar textos escritos em resposta a uma tarefa do exame. Para isso, utilizamos a tarefa IV da edição 2015/2 do Celpe-Bras e analisamos 22 textos de alunos do curso Preparatório Celpe-Bras em resposta a essa tarefa, juntamente com os parâmetros de avaliação efetivamente utilizados na avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras. Como resultados, realizamos a descrição dos níveis de desempenho dos alunos a partir dos textos realizados, transformando os parâmetros gerais do exame em parâmetros específicos para esta tarefa, e analisando o que cada nível apresentou. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras e pode colaborar com a qualificação de professores-avaliadores de cursos preparatórios para o Celpe-Bras.This work aims to describe the levels of performance verified in one reading-writing task applied to students of Celpe-Bras Preparatory course. The theoretical conception, which guides this work, is the Bakhtinian perspective of language and the concept of speech genre defined as “relatively stable types of utterance”. This concept of language presents compatible characteristics with the conception that guides the Portuguese for Foreigners Proficiency Exam (Celpe-Bras), which understands language as “a conjunct action between participants with a social purpose” (SCHLATTER et al., 2009). According to the Bakhtinian concept of speech genre, proficiency in an additional language is understood as “the ability to produce adequate utterances within certain speech genres, configuring the interlocution in a manner adequate to the production context and the communicative purpose” (SCHOFFEN, 2009). Taking into account this notion of proficiency, this work also has the objective to verify how the constituent elements of task statements, which articulate the proposed communication situation, are considered at the time of evaluating written texts in response to the exam tasks. For this, we used task IV of the 2015/2 edition of Celpe-Bras and we analyzed 22 texts from students of Celpe-Bras Preparatory course, and the assessment parameters, which are used in the evaluation of the Written Part of Celpe-Bras. As results of these analyses, we described the levels of student performance, transforming the general parameters of the exam into specific parameters for this task, and analyzing what each level presented in this task. The analysis and the description of the levels of performance accomplished in this work contribute to foment the discussion of the differences between the levels evaluated in the Written Part of Celpe-Bras and they can collaborate with the qualification of teacher-evaluators for preparatory courses of the exam.application/pdfporExame Celpe-BrasAvaliação de desempenhoAnálise do discursoLíngua adicionalCelpe-bras examCelpe-bras preparatoryLevels of performanceAssessment parametersDescrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018566.pdf001018566.pdfTexto completoapplication/pdf1607124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157769/1/001018566.pdfb534af452e78aeb5016809a94ef3ab7dMD51TEXT001018566.pdf.txt001018566.pdf.txtExtracted Texttext/plain169732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157769/2/001018566.pdf.txtf5c3239ff2a22ea0f873e1f596110ec5MD52THUMBNAIL001018566.pdf.jpg001018566.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157769/3/001018566.pdf.jpg65d905b30531b2e6b9e700b9e013859bMD5310183/1577692018-10-29 09:11:05.137oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:11:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRAS
title Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRAS
spellingShingle Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRAS
Sirianni, Gabrielle Rodrigues
Exame Celpe-Bras
Avaliação de desempenho
Análise do discurso
Língua adicional
Celpe-bras exam
Celpe-bras preparatory
Levels of performance
Assessment parameters
title_short Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRAS
title_full Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRAS
title_fullStr Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRAS
title_full_unstemmed Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRAS
title_sort Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso preparatório CELPE-BRAS
author Sirianni, Gabrielle Rodrigues
author_facet Sirianni, Gabrielle Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sirianni, Gabrielle Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
contributor_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Celpe-Bras
Avaliação de desempenho
Análise do discurso
Língua adicional
topic Exame Celpe-Bras
Avaliação de desempenho
Análise do discurso
Língua adicional
Celpe-bras exam
Celpe-bras preparatory
Levels of performance
Assessment parameters
dc.subject.eng.fl_str_mv Celpe-bras exam
Celpe-bras preparatory
Levels of performance
Assessment parameters
description Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita aplicada para alunos do curso Preparatório Celpe-Bras do PPE-UFRGS. A concepção teórica que norteia o trabalho é a perspectiva bakhtiniana de língua e a noção de gêneros do discurso de Bakhtin (1997), definidos como “tipos relativamente estáveis de enunciados”. Essa concepção de língua apresenta características compatíveis com a concepção que orienta o exame Celpe-Bras, que entende a linguagem como “uma ação conjunta entre participantes com um propósito social” (SCHLATTER et al., 2009). De acordo com a noção de gêneros do discurso de Bakhtin, a proficiência em uma língua adicional é compreendida como “a capacidade de produzir enunciados adequados dentro de determinados gêneros do discurso, configurando a interlocução de maneira adequada ao contexto de produção e ao propósito comunicativo” (SCHOFFEN, 2009). Levando em conta essa noção de proficiência, este trabalho tem por objetivo também averiguar de que maneira os elementos constitutivos dos enunciados das tarefas, que juntos articulam a situação de comunicação proposta, são considerados no momento de avaliar textos escritos em resposta a uma tarefa do exame. Para isso, utilizamos a tarefa IV da edição 2015/2 do Celpe-Bras e analisamos 22 textos de alunos do curso Preparatório Celpe-Bras em resposta a essa tarefa, juntamente com os parâmetros de avaliação efetivamente utilizados na avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras. Como resultados, realizamos a descrição dos níveis de desempenho dos alunos a partir dos textos realizados, transformando os parâmetros gerais do exame em parâmetros específicos para esta tarefa, e analisando o que cada nível apresentou. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras e pode colaborar com a qualificação de professores-avaliadores de cursos preparatórios para o Celpe-Bras.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-11T02:26:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157769
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018566
url http://hdl.handle.net/10183/157769
identifier_str_mv 001018566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157769/1/001018566.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157769/2/001018566.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157769/3/001018566.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b534af452e78aeb5016809a94ef3ab7d
f5c3239ff2a22ea0f873e1f596110ec5
65d905b30531b2e6b9e700b9e013859b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447195325825024