Além das nuvens : crítica à filosofia nos fragmentos da comédia antiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Salviano Gripp
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7P4JE9
Resumo: Partindo das interpretações tradicionais das Nuvens que tentam interpretar a longa questão sócratica suscitada pela diferença de caracterização entre o Sócrates 'filosófico' e o Sócrates 'aristofânico', levantamos a hipótese de que tal diferença é, ao menos em parte, tradicional, ou seja que Aristófanes esteja trabalhando com uma maneira tradicional da comédia de ver Sócrates. Sugerimos que não apenas a caracterização de Sócrates, mas a caracterização de toda a filosofia antiga segue um padrão já estabelecido, tradicional. A base para tal afirmação são os fragmentos cômicos de outros autores que tratam Sócrates de uma maneira razoavelmente semelhante, outros fragmentos que mencionam Protágoras, os fragmentos que mencionam Pródico e a disposição em cena do conflito de dois tipos de educação que é a base do conflito das Nuvens. Com uma breve verificação dos fragmentos da Comédia Média, percebemos que estes são dúbios, uma vez que tanto confirmam as teorias básicas de um tratamento padronizado, como também apresentam uma diferença fundamental em relação à comédia antiga: as alusões são específicas, e os poetas demonstram possuir uma verdadeira noção do que defendem os atacados. Tal discrepância pode-se explicar por uma mudança na posição social da filosofia no século IV, mudança essa que inviabiliza toda discussão da comédia antiga que pouco se interessa nas doutrinas em si mas naquilo que elas representam como uma quebra na tradição. Depois faz-se uma breve análise da origem da figura do pensador na comédia, de onde que foi moldado, e esposamos a teoria de que ele tem origem numa identificação com o parasita. E por fim tenta-se responder à razão de Aristófanes ter escolhido Sócrates imaginamos que o motivo principal, é que, ao contrário de todos os outros pensadores, incluídos filósofos, retores e todo tipo de intelectual, Sócrates é ateniense, e somente atenienses podem ser criticados em cena na comédia antiga, está é a principal razão da escolha de Sócrates como o alvo de Aristófanes
id UFMG_4da48c2fc17125e85eeae4266dd647fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7P4JE9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Além das nuvens : crítica à filosofia nos fragmentos da comédia antigaAristófanesFilosofia AntigaComédia GregaFilosofia antigaTeatro grego (Comedia)Aristofanes Nuvens Crítica e interpretaçãoLiteraturaPartindo das interpretações tradicionais das Nuvens que tentam interpretar a longa questão sócratica suscitada pela diferença de caracterização entre o Sócrates 'filosófico' e o Sócrates 'aristofânico', levantamos a hipótese de que tal diferença é, ao menos em parte, tradicional, ou seja que Aristófanes esteja trabalhando com uma maneira tradicional da comédia de ver Sócrates. Sugerimos que não apenas a caracterização de Sócrates, mas a caracterização de toda a filosofia antiga segue um padrão já estabelecido, tradicional. A base para tal afirmação são os fragmentos cômicos de outros autores que tratam Sócrates de uma maneira razoavelmente semelhante, outros fragmentos que mencionam Protágoras, os fragmentos que mencionam Pródico e a disposição em cena do conflito de dois tipos de educação que é a base do conflito das Nuvens. Com uma breve verificação dos fragmentos da Comédia Média, percebemos que estes são dúbios, uma vez que tanto confirmam as teorias básicas de um tratamento padronizado, como também apresentam uma diferença fundamental em relação à comédia antiga: as alusões são específicas, e os poetas demonstram possuir uma verdadeira noção do que defendem os atacados. Tal discrepância pode-se explicar por uma mudança na posição social da filosofia no século IV, mudança essa que inviabiliza toda discussão da comédia antiga que pouco se interessa nas doutrinas em si mas naquilo que elas representam como uma quebra na tradição. Depois faz-se uma breve análise da origem da figura do pensador na comédia, de onde que foi moldado, e esposamos a teoria de que ele tem origem numa identificação com o parasita. E por fim tenta-se responder à razão de Aristófanes ter escolhido Sócrates imaginamos que o motivo principal, é que, ao contrário de todos os outros pensadores, incluídos filósofos, retores e todo tipo de intelectual, Sócrates é ateniense, e somente atenienses podem ser criticados em cena na comédia antiga, está é a principal razão da escolha de Sócrates como o alvo de AristófanesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTeodoro Renno AssuncaoJacyntho Jose Lins BrandaoMarcelo Pimenta MarquesBruno Salviano Gripp2019-08-10T02:46:55Z2019-08-10T02:46:55Z2009-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-7P4JE9info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T08:30:28Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7P4JE9Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T08:30:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Além das nuvens : crítica à filosofia nos fragmentos da comédia antiga
title Além das nuvens : crítica à filosofia nos fragmentos da comédia antiga
spellingShingle Além das nuvens : crítica à filosofia nos fragmentos da comédia antiga
Bruno Salviano Gripp
Aristófanes
Filosofia Antiga
Comédia Grega
Filosofia antiga
Teatro grego (Comedia)
Aristofanes Nuvens Crítica e interpretação
Literatura
title_short Além das nuvens : crítica à filosofia nos fragmentos da comédia antiga
title_full Além das nuvens : crítica à filosofia nos fragmentos da comédia antiga
title_fullStr Além das nuvens : crítica à filosofia nos fragmentos da comédia antiga
title_full_unstemmed Além das nuvens : crítica à filosofia nos fragmentos da comédia antiga
title_sort Além das nuvens : crítica à filosofia nos fragmentos da comédia antiga
author Bruno Salviano Gripp
author_facet Bruno Salviano Gripp
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teodoro Renno Assuncao
Jacyntho Jose Lins Brandao
Marcelo Pimenta Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno Salviano Gripp
dc.subject.por.fl_str_mv Aristófanes
Filosofia Antiga
Comédia Grega
Filosofia antiga
Teatro grego (Comedia)
Aristofanes Nuvens Crítica e interpretação
Literatura
topic Aristófanes
Filosofia Antiga
Comédia Grega
Filosofia antiga
Teatro grego (Comedia)
Aristofanes Nuvens Crítica e interpretação
Literatura
description Partindo das interpretações tradicionais das Nuvens que tentam interpretar a longa questão sócratica suscitada pela diferença de caracterização entre o Sócrates 'filosófico' e o Sócrates 'aristofânico', levantamos a hipótese de que tal diferença é, ao menos em parte, tradicional, ou seja que Aristófanes esteja trabalhando com uma maneira tradicional da comédia de ver Sócrates. Sugerimos que não apenas a caracterização de Sócrates, mas a caracterização de toda a filosofia antiga segue um padrão já estabelecido, tradicional. A base para tal afirmação são os fragmentos cômicos de outros autores que tratam Sócrates de uma maneira razoavelmente semelhante, outros fragmentos que mencionam Protágoras, os fragmentos que mencionam Pródico e a disposição em cena do conflito de dois tipos de educação que é a base do conflito das Nuvens. Com uma breve verificação dos fragmentos da Comédia Média, percebemos que estes são dúbios, uma vez que tanto confirmam as teorias básicas de um tratamento padronizado, como também apresentam uma diferença fundamental em relação à comédia antiga: as alusões são específicas, e os poetas demonstram possuir uma verdadeira noção do que defendem os atacados. Tal discrepância pode-se explicar por uma mudança na posição social da filosofia no século IV, mudança essa que inviabiliza toda discussão da comédia antiga que pouco se interessa nas doutrinas em si mas naquilo que elas representam como uma quebra na tradição. Depois faz-se uma breve análise da origem da figura do pensador na comédia, de onde que foi moldado, e esposamos a teoria de que ele tem origem numa identificação com o parasita. E por fim tenta-se responder à razão de Aristófanes ter escolhido Sócrates imaginamos que o motivo principal, é que, ao contrário de todos os outros pensadores, incluídos filósofos, retores e todo tipo de intelectual, Sócrates é ateniense, e somente atenienses podem ser criticados em cena na comédia antiga, está é a principal razão da escolha de Sócrates como o alvo de Aristófanes
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-06
2019-08-10T02:46:55Z
2019-08-10T02:46:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7P4JE9
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7P4JE9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829710918746112