O banquete poético em Geritades, de Aristófanes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Phaos (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5745 |
Resumo: | ResumoDas 35 comédias fragmentadas de Aristófanes, Geritades (408 a.C) é umas das que mais guardam informações sobre enredo, personagens e tema. Seu fragmento mais extenso (156 K-A) revela-nos que seu enredo contém uma viagem ao Hades, empreendida por poetas representantes da comédia, tragédia e ditirambo. O critério de eleição dos embaixadores parece ter sido a aparência física consonante com o mundo dos mortos: magros e de aspecto doentio, os poetas foram apelidados de haidophoítai, “visita-Hades”, metáfora para descrever uma geração de poetas que, ao invés de notáveis pelo vanguardismo, são apontados por Aristófanes como homens da decadência. Geritades certamente promoveu uma discussão sobre poesia, particularmente sobre as espécies poéticasditas “dionisíacas”. Pode-se depreender ainda, a partir de alguns de seus fragmentos,que o enredo conta com um metafórico festim poético,imagem que alia a crítica literária à cena convival. AbstractGerytades (408 BC) is one of the 35 fragmentary plays of Aristophanes that preserves the largest quantity of information about the plot, characters and theme. Its longest fragment (156 K-A) reveals that the plot contains a journey to Hades, undertaken by comic, tragic and dithyrambic poets. These poets have been chosen because of their physical appeareance in accordance with the world of the dead: skinny and sickly, they were called haidophoítai, “Hades-haunters”, a metaphor to describe a generation of poets that are pointed out as decadent, instead of noteworthy for their avant-garde art. Gerytades no doubt promoted a discusion about poetry, particularly about the so-called “dionysiac poetry”. More over, one can deduce from some of its fragments that the plot also contains a metaphorical poetic feast, an image that allies literary criticism to the convival scene. |
id |
UNICAMP-7_12d8db13b69d328bda2e5cd143a1faf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.iel.unicamp.br:article/5745 |
network_acronym_str |
UNICAMP-7 |
network_name_str |
Phaos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O banquete poético em Geritades, de AristófanesGeritadesAristófanescomédiacatábasecomédia gregafragmentosResumoDas 35 comédias fragmentadas de Aristófanes, Geritades (408 a.C) é umas das que mais guardam informações sobre enredo, personagens e tema. Seu fragmento mais extenso (156 K-A) revela-nos que seu enredo contém uma viagem ao Hades, empreendida por poetas representantes da comédia, tragédia e ditirambo. O critério de eleição dos embaixadores parece ter sido a aparência física consonante com o mundo dos mortos: magros e de aspecto doentio, os poetas foram apelidados de haidophoítai, “visita-Hades”, metáfora para descrever uma geração de poetas que, ao invés de notáveis pelo vanguardismo, são apontados por Aristófanes como homens da decadência. Geritades certamente promoveu uma discussão sobre poesia, particularmente sobre as espécies poéticasditas “dionisíacas”. Pode-se depreender ainda, a partir de alguns de seus fragmentos,que o enredo conta com um metafórico festim poético,imagem que alia a crítica literária à cena convival. AbstractGerytades (408 BC) is one of the 35 fragmentary plays of Aristophanes that preserves the largest quantity of information about the plot, characters and theme. Its longest fragment (156 K-A) reveals that the plot contains a journey to Hades, undertaken by comic, tragic and dithyrambic poets. These poets have been chosen because of their physical appeareance in accordance with the world of the dead: skinny and sickly, they were called haidophoítai, “Hades-haunters”, a metaphor to describe a generation of poets that are pointed out as decadent, instead of noteworthy for their avant-garde art. Gerytades no doubt promoted a discusion about poetry, particularly about the so-called “dionysiac poetry”. More over, one can deduce from some of its fragments that the plot also contains a metaphorical poetic feast, an image that allies literary criticism to the convival scene. PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5745PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 17 No. 2 (2017)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; v. 17 n. 2 (2017)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5745/6280Sacconi, Kareninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-26T16:11:02Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/5745Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2018-03-26T16:11:02Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O banquete poético em Geritades, de Aristófanes |
title |
O banquete poético em Geritades, de Aristófanes |
spellingShingle |
O banquete poético em Geritades, de Aristófanes Sacconi, Karen Geritades Aristófanes comédia catábase comédia grega fragmentos |
title_short |
O banquete poético em Geritades, de Aristófanes |
title_full |
O banquete poético em Geritades, de Aristófanes |
title_fullStr |
O banquete poético em Geritades, de Aristófanes |
title_full_unstemmed |
O banquete poético em Geritades, de Aristófanes |
title_sort |
O banquete poético em Geritades, de Aristófanes |
author |
Sacconi, Karen |
author_facet |
Sacconi, Karen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacconi, Karen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geritades Aristófanes comédia catábase comédia grega fragmentos |
topic |
Geritades Aristófanes comédia catábase comédia grega fragmentos |
description |
ResumoDas 35 comédias fragmentadas de Aristófanes, Geritades (408 a.C) é umas das que mais guardam informações sobre enredo, personagens e tema. Seu fragmento mais extenso (156 K-A) revela-nos que seu enredo contém uma viagem ao Hades, empreendida por poetas representantes da comédia, tragédia e ditirambo. O critério de eleição dos embaixadores parece ter sido a aparência física consonante com o mundo dos mortos: magros e de aspecto doentio, os poetas foram apelidados de haidophoítai, “visita-Hades”, metáfora para descrever uma geração de poetas que, ao invés de notáveis pelo vanguardismo, são apontados por Aristófanes como homens da decadência. Geritades certamente promoveu uma discussão sobre poesia, particularmente sobre as espécies poéticasditas “dionisíacas”. Pode-se depreender ainda, a partir de alguns de seus fragmentos,que o enredo conta com um metafórico festim poético,imagem que alia a crítica literária à cena convival. AbstractGerytades (408 BC) is one of the 35 fragmentary plays of Aristophanes that preserves the largest quantity of information about the plot, characters and theme. Its longest fragment (156 K-A) reveals that the plot contains a journey to Hades, undertaken by comic, tragic and dithyrambic poets. These poets have been chosen because of their physical appeareance in accordance with the world of the dead: skinny and sickly, they were called haidophoítai, “Hades-haunters”, a metaphor to describe a generation of poets that are pointed out as decadent, instead of noteworthy for their avant-garde art. Gerytades no doubt promoted a discusion about poetry, particularly about the so-called “dionysiac poetry”. More over, one can deduce from some of its fragments that the plot also contains a metaphorical poetic feast, an image that allies literary criticism to the convival scene. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5745 |
url |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5745/6280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos PhaoS - Revista de Estudos Clássicos |
publisher.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos PhaoS - Revista de Estudos Clássicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 17 No. 2 (2017) PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; v. 17 n. 2 (2017) 2526-8058 1676-3076 reponame:Phaos (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Phaos (Online) |
collection |
Phaos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216932529471488 |