Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaqueline de Jesus
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3T
Resumo: Buscamos com essa pesquisa conhecer as relações que professoras que atuam em turmas de 1a . série do Ensino Fundamental em escolas da rede particular de ensino de Belo Horizonte, estabelecem com o currículo oficial da instituição na qual trabalham .Como currículo oficial compreendemos aqui o currículo registrado e legitimado pela escola como representação de seus propósitos de formação do aluno, explicitado em seus conteúdos, objetivos e concepções metodológicas escolhidas e priorizadas pela instituição. Tomando como ponto de partida analítico as categorias táticas e estratégias nas relações de produção e consumo cultural, apresentadas por Michel de Certeou, realizamos entrevistas com oito professoras e cinco pedagogas, buscando compreender como se dão as relações no campo do desenvolvimento curricular. Compreendendo que cada escola utiliza procedimentos e recursos diversos que visam o desenvolvimento efetivo do seu currículo oficial pelos(as) professores (as) passamos a considerá-los estratégias de consumo, sendo que, nesse processo, as pedagogas têm um lugar bem definido e são elas mesmas as maiores responsáveis pelo seu desenvolvimento junto às professoras. Compreendendo, contudo, que, conforme encontramos em Certeau, os usuários ou consumidores realizam novas fabricações dos produtos que lhes são apresentados (Certeau,1994), buscamos conhecer quais são as táticas das professoras, táticas essas explicitadas por elas mesmas, táticas essas percebidas pelas pedagogas. Entre táticas e estratégias: relações de professoras de 1ª série com o currículo ë um estudo sobre relações entre sujeitos sócio-culturais, pessoas reais, que têm sua história, seus saberes e que no seu cotidiano, buscam suas maneiras próprias de fazer, desenvolvendo seu trabalho com astúcia e experiência que lhes são próprias.
id UFMG_4dfb4e541545bc8468b3a6112427f5fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85CP3T
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ines Assuncao de Castro TeixeiraMarilia Pinto de CarvalhoSamira ZaidanJaqueline de Jesus2019-08-13T19:16:08Z2019-08-13T19:16:08Z2003-12-15http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3TBuscamos com essa pesquisa conhecer as relações que professoras que atuam em turmas de 1a . série do Ensino Fundamental em escolas da rede particular de ensino de Belo Horizonte, estabelecem com o currículo oficial da instituição na qual trabalham .Como currículo oficial compreendemos aqui o currículo registrado e legitimado pela escola como representação de seus propósitos de formação do aluno, explicitado em seus conteúdos, objetivos e concepções metodológicas escolhidas e priorizadas pela instituição. Tomando como ponto de partida analítico as categorias táticas e estratégias nas relações de produção e consumo cultural, apresentadas por Michel de Certeou, realizamos entrevistas com oito professoras e cinco pedagogas, buscando compreender como se dão as relações no campo do desenvolvimento curricular. Compreendendo que cada escola utiliza procedimentos e recursos diversos que visam o desenvolvimento efetivo do seu currículo oficial pelos(as) professores (as) passamos a considerá-los estratégias de consumo, sendo que, nesse processo, as pedagogas têm um lugar bem definido e são elas mesmas as maiores responsáveis pelo seu desenvolvimento junto às professoras. Compreendendo, contudo, que, conforme encontramos em Certeau, os usuários ou consumidores realizam novas fabricações dos produtos que lhes são apresentados (Certeau,1994), buscamos conhecer quais são as táticas das professoras, táticas essas explicitadas por elas mesmas, táticas essas percebidas pelas pedagogas. Entre táticas e estratégias: relações de professoras de 1ª série com o currículo ë um estudo sobre relações entre sujeitos sócio-culturais, pessoas reais, que têm sua história, seus saberes e que no seu cotidiano, buscam suas maneiras próprias de fazer, desenvolvendo seu trabalho com astúcia e experiência que lhes são próprias.We search with this research to know the relations that teachers who act in groups of 1a. series of Basic Education or course in schools of the particular net of education of Belo Horizonte, they establish with the official resume of the institution in which work.As official resume we understand here the registered and legitimated resume for the school as representation of its intentions of formation of the pupil, explicited or presented objectives and metodológicas conceptions chosen and prioritized by the institution. Taking as analytical starting point "the tactical" categories and "strategies" in the relations of production and cultural consumption, presented for Michel de Certeou, we carry through interviews with ten teachers and five pedagogas, searching to understand as if they give the relations in the field of the curricular development. Understanding that each school uses of procedures and diverse resources that aim at the effective development of its official resume pelos(as) professors () we pass to consider them consumption strategies, being that, in this process, the pedagogas has a clear-cut place and they are tthesame the responsible greaters for its together development to the teachers. Understanding, however, that, as we find in Certeou, the "users" or "consumers" carry through "new manufactures" of the products that are presented to them (Certeou, 1994), search to know which are the "táticas" of the teachers,Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino de primeiro grauEducaçãoEscolasCurrículos Ensino fundamentalRedes particularesEntre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_jaqueline_de_jesus.pdfapplication/pdf763988https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85CP3T/1/disserta__o_jaqueline_de_jesus.pdf614783f554056c3bb4747b9e6b6f86a5MD51TEXTdisserta__o_jaqueline_de_jesus.pdf.txtdisserta__o_jaqueline_de_jesus.pdf.txtExtracted texttext/plain362684https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85CP3T/2/disserta__o_jaqueline_de_jesus.pdf.txt5ed39df71f8c262b4c99c22f9994f0f4MD521843/FAEC-85CP3T2019-11-14 13:56:59.284oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85CP3TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:56:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo
title Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo
spellingShingle Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo
Jaqueline de Jesus
Ensino fundamental
Redes particulares
Professores de ensino de primeiro grau
Educação
Escolas
Currículos 
title_short Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo
title_full Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo
title_fullStr Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo
title_full_unstemmed Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo
title_sort Entre estratégias e táticas: relações de professoras da 1ª série com o currículo
author Jaqueline de Jesus
author_facet Jaqueline de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ines Assuncao de Castro Teixeira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marilia Pinto de Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Samira Zaidan
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaqueline de Jesus
contributor_str_mv Ines Assuncao de Castro Teixeira
Marilia Pinto de Carvalho
Samira Zaidan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Redes particulares
topic Ensino fundamental
Redes particulares
Professores de ensino de primeiro grau
Educação
Escolas
Currículos 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino de primeiro grau
Educação
Escolas
Currículos 
description Buscamos com essa pesquisa conhecer as relações que professoras que atuam em turmas de 1a . série do Ensino Fundamental em escolas da rede particular de ensino de Belo Horizonte, estabelecem com o currículo oficial da instituição na qual trabalham .Como currículo oficial compreendemos aqui o currículo registrado e legitimado pela escola como representação de seus propósitos de formação do aluno, explicitado em seus conteúdos, objetivos e concepções metodológicas escolhidas e priorizadas pela instituição. Tomando como ponto de partida analítico as categorias táticas e estratégias nas relações de produção e consumo cultural, apresentadas por Michel de Certeou, realizamos entrevistas com oito professoras e cinco pedagogas, buscando compreender como se dão as relações no campo do desenvolvimento curricular. Compreendendo que cada escola utiliza procedimentos e recursos diversos que visam o desenvolvimento efetivo do seu currículo oficial pelos(as) professores (as) passamos a considerá-los estratégias de consumo, sendo que, nesse processo, as pedagogas têm um lugar bem definido e são elas mesmas as maiores responsáveis pelo seu desenvolvimento junto às professoras. Compreendendo, contudo, que, conforme encontramos em Certeau, os usuários ou consumidores realizam novas fabricações dos produtos que lhes são apresentados (Certeau,1994), buscamos conhecer quais são as táticas das professoras, táticas essas explicitadas por elas mesmas, táticas essas percebidas pelas pedagogas. Entre táticas e estratégias: relações de professoras de 1ª série com o currículo ë um estudo sobre relações entre sujeitos sócio-culturais, pessoas reais, que têm sua história, seus saberes e que no seu cotidiano, buscam suas maneiras próprias de fazer, desenvolvendo seu trabalho com astúcia e experiência que lhes são próprias.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T19:16:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T19:16:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3T
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CP3T
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85CP3T/1/disserta__o_jaqueline_de_jesus.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85CP3T/2/disserta__o_jaqueline_de_jesus.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 614783f554056c3bb4747b9e6b6f86a5
5ed39df71f8c262b4c99c22f9994f0f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589279429951488