Leituras de alfabetização da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Paula Alves de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93373
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_ca5b7e4e2c461f31f93f39bd1b596964
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93373
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Leituras de alfabetização da EJAEducaçãoLetramentoEducação de adultosAlfabetização de adultosLeitura(Educacao de adultos)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Investigaram-se, a partir da perspectiva histórico-cultural, as leituras feitas pelos alfabetizandos da educação de jovens e adultos (EJA), visando a esclarecer como o aprendizado da leitura tem contribuído para a inserção desses alunos em um maior número de práticas letradas. Para atingir esse objetivo desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, de cunho etnográfico, com os alunos e o professor de uma turma do primeiro segmento (classe de alfabetização) da EJA da Prefeitura Municipal de Florianópolis, no ano de 2007. Dentre os vinte e três alfabetizandos que faziam parte da turma pesquisada foram selecionados cinco alunos como sujeitos da pesquisa, por serem aqueles que já estavam mais avançados no processo de leitura. Para a seleção desses sujeitos foi efetuado um exame, baseado no teste do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF). Após a seleção dos cinco alunos, realizaram-se entrevistas compreensivas com eles e com o professor. Por fim, efetuaram-se observações participativas em sala de aula. Dentre as principais referências teóricas utilizadas destacam-se Ribeiro (1999, 2001, 2003), Tfouni (2006), Kleiman (2004), Soares M., (1998, 2002), Mortatti, (2004), Barton (1994), Gee (2005), Dionísio (2007) e Vóvio (2007). Os resultados demonstraram a existência de confronto entre práticas novas e anteriores no discurso dos sujeitos pesquisados e nas interlocuções observadas, evidenciando que mudanças no processo de ensino-aprendizagem da leitura na EJA não são simples, porque envolvem fatores pessoais, sociais, metodológicos, organizacionais e estruturais e os conflitos revelaram o momento de transição pelo qual se está passando. Contudo, muito ainda tem de ser feito para que as leituras realizadas na EJA efetivamente contribuam para ampliar as práticas de letramento dos jovens e adultos que frequentam essa instituição. Efforts have been made from the historical-cultural perspective, the readings made by learners in adult and youth education (EJA) to clarify how the learning of reading has helped for the inclusion of these students in a larger number of practice letters. To achieve this goal, it was developed a qualitative research, characterized as a case study of ethnographic type, with the students and the teacher of a class of the first segment (class of literacy) of the Municipal EJA of Florianópolis capital city, in 2007. Among the twenty-three learners who were part of the class studied five students were selected as research subjects, because those who were more advanced in the process of reading. For the selection of subjects was made an examination, based on the National Indicator test of functional literacy (INAF). After the selection of five students, a comprehensive interview with them and with the teacher. Finally, participatory observations are made in classroom. Among the main theoretical references used are Ribeiro (1999, 2001, 2003), Tfouni (2006), Kleiman (2004), Soares M., (1998, 2002), Mortatti, (2004), Barton (1994), Gee (2005), Dionísio (2007) and Vóvio (2007). The results demonstrated the existence of conflict between new and previous practices in the discourse of the subjects studied and inter locutions observed, suggesting that changes in the teaching-learning process of reading in the EJA is not simple, because factors involving personal, social, methodological, organizational and Structural and conflicts revealed by the moment of transition which is going through. However, much remains to be done so that the readings taken in EJA contribute effectively to expand the literacy practices of young people and adults attending this institution.Florianópolis, SCPelandre, Nilcea LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaAguiar, Paula Alves de2012-10-24T21:11:06Z2012-10-24T21:11:06Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs.application/pdf265972http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93373porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T06:53:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93373Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:53:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Leituras de alfabetização da EJA
title Leituras de alfabetização da EJA
spellingShingle Leituras de alfabetização da EJA
Aguiar, Paula Alves de
Educação
Letramento
Educação de adultos
Alfabetização de adultos
Leitura
(Educacao de adultos)
title_short Leituras de alfabetização da EJA
title_full Leituras de alfabetização da EJA
title_fullStr Leituras de alfabetização da EJA
title_full_unstemmed Leituras de alfabetização da EJA
title_sort Leituras de alfabetização da EJA
author Aguiar, Paula Alves de
author_facet Aguiar, Paula Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pelandre, Nilcea Lemos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Paula Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Letramento
Educação de adultos
Alfabetização de adultos
Leitura
(Educacao de adultos)
topic Educação
Letramento
Educação de adultos
Alfabetização de adultos
Leitura
(Educacao de adultos)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2012-10-24T21:11:06Z
2012-10-24T21:11:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 265972
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93373
identifier_str_mv 265972
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043803087372288