Vivências através da Arte: a sustentabilidade no ensino de Artes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN5LJ6 |
Resumo: | Através desta monografia, narro a minha trajetória biográfica enquanto profissional apreciador e observador atento. Desde a minha adolescência, no que diz respeito ao campo das artes em geral. Sempre fui um praticante convicto de que há em cada um de nós, uma inesgotável fonte artística que, se estimulada, gera descobertas que se culminarão em experiências importantes ao nosso desenvolvimento interior e à nossa sociabilização. No decorrer deste trabalho, proponho através do estudo em Artes Visuais, ações voltadas para pesquisas, questionando o entendimento do que éArte. Tive uma trajetória, iniciada com viagens, intercâmbios culturais, e intervenções artísticas, oriundas da minha busca pessoal pela Arte. Através da graduação e especialização, exerço um ensino-aprendizagem voltado às práticas vivenciadas e adquiridas, onde, dentro de uma perspectiva social sustentável, desenvolvi a técnica do papel machê com os alunos. |
id |
UFMG_4f5ad5701793cd615fa03ca1d4ffaf48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AN5LJ6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Gabriela Maria GarzonKleumanery de Melo BarbozaEvandro Jose Lemos da CunhaLeonié Moreira da Fonseca2019-08-10T19:28:45Z2019-08-10T19:28:45Z2016-04-16http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN5LJ6Através desta monografia, narro a minha trajetória biográfica enquanto profissional apreciador e observador atento. Desde a minha adolescência, no que diz respeito ao campo das artes em geral. Sempre fui um praticante convicto de que há em cada um de nós, uma inesgotável fonte artística que, se estimulada, gera descobertas que se culminarão em experiências importantes ao nosso desenvolvimento interior e à nossa sociabilização. No decorrer deste trabalho, proponho através do estudo em Artes Visuais, ações voltadas para pesquisas, questionando o entendimento do que éArte. Tive uma trajetória, iniciada com viagens, intercâmbios culturais, e intervenções artísticas, oriundas da minha busca pessoal pela Arte. Através da graduação e especialização, exerço um ensino-aprendizagem voltado às práticas vivenciadas e adquiridas, onde, dentro de uma perspectiva social sustentável, desenvolvi a técnica do papel machê com os alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesENS DE ART VISUAIS E TECN CONT/E EADVivências através da Arte: a sustentabilidade no ensino de Artesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_cd.pdfapplication/pdf2768365https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AN5LJ6/1/monografia_cd.pdf174ecd72f932ce08c7892b5a6c0ababbMD51TEXTmonografia_cd.pdf.txtmonografia_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain63586https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AN5LJ6/2/monografia_cd.pdf.txt19b76669d1e177b663183cbb6a86d728MD521843/BUOS-AN5LJ62019-11-14 10:33:37.066oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AN5LJ6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:33:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vivências através da Arte: a sustentabilidade no ensino de Artes |
title |
Vivências através da Arte: a sustentabilidade no ensino de Artes |
spellingShingle |
Vivências através da Arte: a sustentabilidade no ensino de Artes Leonié Moreira da Fonseca ENS DE ART VISUAIS E TECN CONT/E EAD Artes |
title_short |
Vivências através da Arte: a sustentabilidade no ensino de Artes |
title_full |
Vivências através da Arte: a sustentabilidade no ensino de Artes |
title_fullStr |
Vivências através da Arte: a sustentabilidade no ensino de Artes |
title_full_unstemmed |
Vivências através da Arte: a sustentabilidade no ensino de Artes |
title_sort |
Vivências através da Arte: a sustentabilidade no ensino de Artes |
author |
Leonié Moreira da Fonseca |
author_facet |
Leonié Moreira da Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gabriela Maria Garzon |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kleumanery de Melo Barboza |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonié Moreira da Fonseca |
contributor_str_mv |
Gabriela Maria Garzon Kleumanery de Melo Barboza Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENS DE ART VISUAIS E TECN CONT/E EAD |
topic |
ENS DE ART VISUAIS E TECN CONT/E EAD Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
Através desta monografia, narro a minha trajetória biográfica enquanto profissional apreciador e observador atento. Desde a minha adolescência, no que diz respeito ao campo das artes em geral. Sempre fui um praticante convicto de que há em cada um de nós, uma inesgotável fonte artística que, se estimulada, gera descobertas que se culminarão em experiências importantes ao nosso desenvolvimento interior e à nossa sociabilização. No decorrer deste trabalho, proponho através do estudo em Artes Visuais, ações voltadas para pesquisas, questionando o entendimento do que éArte. Tive uma trajetória, iniciada com viagens, intercâmbios culturais, e intervenções artísticas, oriundas da minha busca pessoal pela Arte. Através da graduação e especialização, exerço um ensino-aprendizagem voltado às práticas vivenciadas e adquiridas, onde, dentro de uma perspectiva social sustentável, desenvolvi a técnica do papel machê com os alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T19:28:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T19:28:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN5LJ6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN5LJ6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AN5LJ6/1/monografia_cd.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AN5LJ6/2/monografia_cd.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
174ecd72f932ce08c7892b5a6c0ababb 19b76669d1e177b663183cbb6a86d728 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589431235444736 |