Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DTFG2 |
Resumo: | Esta pesquisa desenvolve a tese de que a formação anterior do(a) professor(a), em Psicologia, deixa marcas que influenciam suas práticas, a escolha dos objetivos e as decisões sobre os conteúdos no ensino de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura. O conceito de didática clínica, apresentado por Baibich (2003) é central na presente investigação. Algumas perguntas nortearam o processo investigativo: O que vem a ser uma didática clínica? Configuraria uma ação docente que poderia responder à indagação de como podemos ser professores nas licenciaturas, sendo psicólogos, sem correr o risco de excessos e desempenhar papel de psicoterapeutas? Foram sujeitos da pesquisa seis professoras de Psicologia da Educação das Licenciaturas na FaE/UFMG. Realizamos observações em sala de aula e duas entrevistas com cada uma dessas professoras. Na segunda entrevista, foi desenvolvida uma análise compartilhada com as professoras, dos dados obtidos nas observações e na primeira entrevista. Os resultados indicam que essas professoras praticam, mesmo que ainda timidamente, o que denominamos didática clínica, ao deixarem aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, articulando a sua formação anterior, em Psicologia, aos conteúdos, objetivos e práticas na disciplina Psicologia da Educação. Didática aqui entendida, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, mas considerando-a com o sentido político; clínica, aqui, no seu sentido ampliado, em relação ao modelo clínico tradicional da Psicologia, que vem passando por transformações, por experiências de reinvenção e de recriação de sua expressão. Acreditamos que ao deixar aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, os professores de Psicologia da Educação, tendendo a tratá-la como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação, influenciam, de forma diferenciada, a preparação dos alunos, futuros professores, para o enfrentamento da sala de aula, na escola do mundo atual. |
id |
UFMG_500c164cf86d6f1c268756aa4009169b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9DTFG2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sergio Dias CirinoTânia Maria BaibichRoberta Carvalho RomagnoliNadia Laguardia de LimaMaria de Fatima Cardoso GomesMerie Bitar Moukachar2019-08-09T20:37:54Z2019-08-09T20:37:54Z2013-07-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DTFG2Esta pesquisa desenvolve a tese de que a formação anterior do(a) professor(a), em Psicologia, deixa marcas que influenciam suas práticas, a escolha dos objetivos e as decisões sobre os conteúdos no ensino de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura. O conceito de didática clínica, apresentado por Baibich (2003) é central na presente investigação. Algumas perguntas nortearam o processo investigativo: O que vem a ser uma didática clínica? Configuraria uma ação docente que poderia responder à indagação de como podemos ser professores nas licenciaturas, sendo psicólogos, sem correr o risco de excessos e desempenhar papel de psicoterapeutas? Foram sujeitos da pesquisa seis professoras de Psicologia da Educação das Licenciaturas na FaE/UFMG. Realizamos observações em sala de aula e duas entrevistas com cada uma dessas professoras. Na segunda entrevista, foi desenvolvida uma análise compartilhada com as professoras, dos dados obtidos nas observações e na primeira entrevista. Os resultados indicam que essas professoras praticam, mesmo que ainda timidamente, o que denominamos didática clínica, ao deixarem aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, articulando a sua formação anterior, em Psicologia, aos conteúdos, objetivos e práticas na disciplina Psicologia da Educação. Didática aqui entendida, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, mas considerando-a com o sentido político; clínica, aqui, no seu sentido ampliado, em relação ao modelo clínico tradicional da Psicologia, que vem passando por transformações, por experiências de reinvenção e de recriação de sua expressão. Acreditamos que ao deixar aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, os professores de Psicologia da Educação, tendendo a tratá-la como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação, influenciam, de forma diferenciada, a preparação dos alunos, futuros professores, para o enfrentamento da sala de aula, na escola do mundo atual.This research develops the thesis that a teacher's previous education in Psychology, stamps marks that influence their practice, the choice of objectives and decisions concerning the contents in the teaching of Educational Psychology in teaching license degree courses. The concept of clinical didactics hosted by Baibich (2003) is capital in the present investigation. Some questions guided the research process: What comes to be a clinical didactics? Would it constitute a teaching action that could answer the question of how we, as psychologists, can be teachers in the Teaching License Degree Courses, without running the risk of overdoing and playing the role of psychotherapists? Six Education Psychology teachers at the Education School (FaE) at the Federal University of Minas Gerais State (UFMG) were the research subjects. Observations were made in classrooms and each teacher was interviewed at two opportunities. For the second interview, we developed an analysis of the data obtained from the observations and from the first interview which was shared with the teachers. The results suggest that these teachers do practice, even though timidly, what we call clinical didactics, whereas they allow to come up psychological evidences in their teaching action, linking their previous training in psychology to the contents, objectives and practices in the school subject Educational Psychology. Didactics, here, is understood as a systematic reflection and the search for alternatives for the problems resulting from the teaching practice, but considering within the political sense; meanwhile clinic, is seen in its broadest sense, compared to the traditional clinical psychology model, which has been undergoing transformations, by experiences of reinvention and recreation of its expression. We believe that, by allowing psychological marks to be present in their teaching activities, educational psychology teachers, who are prone to consider it as a bridge discipline connecting Psychology and Education, influence, in different ways, the preparation of students - future teachers - to face the classroom, in the school of today's world.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores universitários Prática de ensino EducaçãoPsicologia clinicaPsicologia educacional Estudo e ensinoProfessores universitarios FormaçãoLicenciaturasDidática clínicaPsicologia da educaçãoFormação docentePsicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpsicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdfapplication/pdf3660023https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DTFG2/1/psicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf5020f6d5fa4c942e4974b023f458d138MD51TEXTpsicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf.txtpsicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf.txtExtracted texttext/plain555366https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DTFG2/2/psicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf.txt8906dec2ab4c005e971e1294ae30a8a4MD521843/BUOS-9DTFG22019-11-14 03:10:44.182oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9DTFG2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:10:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica |
title |
Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica |
spellingShingle |
Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica Merie Bitar Moukachar Licenciaturas Didática clínica Psicologia da educação Formação docente Professores universitários Prática de ensino Educação Psicologia clinica Psicologia educacional Estudo e ensino Professores universitarios Formação |
title_short |
Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica |
title_full |
Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica |
title_fullStr |
Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica |
title_full_unstemmed |
Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica |
title_sort |
Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica |
author |
Merie Bitar Moukachar |
author_facet |
Merie Bitar Moukachar |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sergio Dias Cirino |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tânia Maria Baibich |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Roberta Carvalho Romagnoli |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Nadia Laguardia de Lima |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Maria de Fatima Cardoso Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Merie Bitar Moukachar |
contributor_str_mv |
Sergio Dias Cirino Tânia Maria Baibich Roberta Carvalho Romagnoli Nadia Laguardia de Lima Maria de Fatima Cardoso Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciaturas Didática clínica Psicologia da educação Formação docente |
topic |
Licenciaturas Didática clínica Psicologia da educação Formação docente Professores universitários Prática de ensino Educação Psicologia clinica Psicologia educacional Estudo e ensino Professores universitarios Formação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores universitários Prática de ensino Educação Psicologia clinica Psicologia educacional Estudo e ensino Professores universitarios Formação |
description |
Esta pesquisa desenvolve a tese de que a formação anterior do(a) professor(a), em Psicologia, deixa marcas que influenciam suas práticas, a escolha dos objetivos e as decisões sobre os conteúdos no ensino de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura. O conceito de didática clínica, apresentado por Baibich (2003) é central na presente investigação. Algumas perguntas nortearam o processo investigativo: O que vem a ser uma didática clínica? Configuraria uma ação docente que poderia responder à indagação de como podemos ser professores nas licenciaturas, sendo psicólogos, sem correr o risco de excessos e desempenhar papel de psicoterapeutas? Foram sujeitos da pesquisa seis professoras de Psicologia da Educação das Licenciaturas na FaE/UFMG. Realizamos observações em sala de aula e duas entrevistas com cada uma dessas professoras. Na segunda entrevista, foi desenvolvida uma análise compartilhada com as professoras, dos dados obtidos nas observações e na primeira entrevista. Os resultados indicam que essas professoras praticam, mesmo que ainda timidamente, o que denominamos didática clínica, ao deixarem aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, articulando a sua formação anterior, em Psicologia, aos conteúdos, objetivos e práticas na disciplina Psicologia da Educação. Didática aqui entendida, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, mas considerando-a com o sentido político; clínica, aqui, no seu sentido ampliado, em relação ao modelo clínico tradicional da Psicologia, que vem passando por transformações, por experiências de reinvenção e de recriação de sua expressão. Acreditamos que ao deixar aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, os professores de Psicologia da Educação, tendendo a tratá-la como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação, influenciam, de forma diferenciada, a preparação dos alunos, futuros professores, para o enfrentamento da sala de aula, na escola do mundo atual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T20:37:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T20:37:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DTFG2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DTFG2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DTFG2/1/psicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DTFG2/2/psicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5020f6d5fa4c942e4974b023f458d138 8906dec2ab4c005e971e1294ae30a8a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589484778881024 |