Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merie Bitar Moukachar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DTFG2
Resumo: Esta pesquisa desenvolve a tese de que a formação anterior do(a) professor(a), em Psicologia, deixa marcas que influenciam suas práticas, a escolha dos objetivos e as decisões sobre os conteúdos no ensino de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura. O conceito de didática clínica, apresentado por Baibich (2003) é central na presente investigação. Algumas perguntas nortearam o processo investigativo: O que vem a ser uma didática clínica? Configuraria uma ação docente que poderia responder à indagação de como podemos ser professores nas licenciaturas, sendo psicólogos, sem correr o risco de excessos e desempenhar papel de psicoterapeutas? Foram sujeitos da pesquisa seis professoras de Psicologia da Educação das Licenciaturas na FaE/UFMG. Realizamos observações em sala de aula e duas entrevistas com cada uma dessas professoras. Na segunda entrevista, foi desenvolvida uma análise compartilhada com as professoras, dos dados obtidos nas observações e na primeira entrevista. Os resultados indicam que essas professoras praticam, mesmo que ainda timidamente, o que denominamos didática clínica, ao deixarem aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, articulando a sua formação anterior, em Psicologia, aos conteúdos, objetivos e práticas na disciplina Psicologia da Educação. Didática aqui entendida, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, mas considerando-a com o sentido político; clínica, aqui, no seu sentido ampliado, em relação ao modelo clínico tradicional da Psicologia, que vem passando por transformações, por experiências de reinvenção e de recriação de sua expressão. Acreditamos que ao deixar aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, os professores de Psicologia da Educação, tendendo a tratá-la como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação, influenciam, de forma diferenciada, a preparação dos alunos, futuros professores, para o enfrentamento da sala de aula, na escola do mundo atual.
id UFMG_500c164cf86d6f1c268756aa4009169b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9DTFG2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sergio Dias CirinoTânia Maria BaibichRoberta Carvalho RomagnoliNadia Laguardia de LimaMaria de Fatima Cardoso GomesMerie Bitar Moukachar2019-08-09T20:37:54Z2019-08-09T20:37:54Z2013-07-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DTFG2Esta pesquisa desenvolve a tese de que a formação anterior do(a) professor(a), em Psicologia, deixa marcas que influenciam suas práticas, a escolha dos objetivos e as decisões sobre os conteúdos no ensino de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura. O conceito de didática clínica, apresentado por Baibich (2003) é central na presente investigação. Algumas perguntas nortearam o processo investigativo: O que vem a ser uma didática clínica? Configuraria uma ação docente que poderia responder à indagação de como podemos ser professores nas licenciaturas, sendo psicólogos, sem correr o risco de excessos e desempenhar papel de psicoterapeutas? Foram sujeitos da pesquisa seis professoras de Psicologia da Educação das Licenciaturas na FaE/UFMG. Realizamos observações em sala de aula e duas entrevistas com cada uma dessas professoras. Na segunda entrevista, foi desenvolvida uma análise compartilhada com as professoras, dos dados obtidos nas observações e na primeira entrevista. Os resultados indicam que essas professoras praticam, mesmo que ainda timidamente, o que denominamos didática clínica, ao deixarem aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, articulando a sua formação anterior, em Psicologia, aos conteúdos, objetivos e práticas na disciplina Psicologia da Educação. Didática aqui entendida, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, mas considerando-a com o sentido político; clínica, aqui, no seu sentido ampliado, em relação ao modelo clínico tradicional da Psicologia, que vem passando por transformações, por experiências de reinvenção e de recriação de sua expressão. Acreditamos que ao deixar aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, os professores de Psicologia da Educação, tendendo a tratá-la como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação, influenciam, de forma diferenciada, a preparação dos alunos, futuros professores, para o enfrentamento da sala de aula, na escola do mundo atual.This research develops the thesis that a teacher's previous education in Psychology, stamps marks that influence their practice, the choice of objectives and decisions concerning the contents in the teaching of Educational Psychology in teaching license degree courses. The concept of clinical didactics hosted by Baibich (2003) is capital in the present investigation. Some questions guided the research process: What comes to be a clinical didactics? Would it constitute a teaching action that could answer the question of how we, as psychologists, can be teachers in the Teaching License Degree Courses, without running the risk of overdoing and playing the role of psychotherapists? Six Education Psychology teachers at the Education School (FaE) at the Federal University of Minas Gerais State (UFMG) were the research subjects. Observations were made in classrooms and each teacher was interviewed at two opportunities. For the second interview, we developed an analysis of the data obtained from the observations and from the first interview which was shared with the teachers. The results suggest that these teachers do practice, even though timidly, what we call clinical didactics, whereas they allow to come up psychological evidences in their teaching action, linking their previous training in psychology to the contents, objectives and practices in the school subject Educational Psychology. Didactics, here, is understood as a systematic reflection and the search for alternatives for the problems resulting from the teaching practice, but considering within the political sense; meanwhile clinic, is seen in its broadest sense, compared to the traditional clinical psychology model, which has been undergoing transformations, by experiences of reinvention and recreation of its expression. We believe that, by allowing psychological marks to be present in their teaching activities, educational psychology teachers, who are prone to consider it as a bridge discipline connecting Psychology and Education, influence, in different ways, the preparation of students - future teachers - to face the classroom, in the school of today's world.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores universitários Prática de ensino EducaçãoPsicologia clinicaPsicologia educacional  Estudo e ensinoProfessores universitarios  FormaçãoLicenciaturasDidática clínicaPsicologia da educaçãoFormação docentePsicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpsicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdfapplication/pdf3660023https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DTFG2/1/psicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf5020f6d5fa4c942e4974b023f458d138MD51TEXTpsicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf.txtpsicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf.txtExtracted texttext/plain555366https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DTFG2/2/psicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf.txt8906dec2ab4c005e971e1294ae30a8a4MD521843/BUOS-9DTFG22019-11-14 03:10:44.182oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9DTFG2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:10:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica
title Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica
spellingShingle Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica
Merie Bitar Moukachar
Licenciaturas
Didática clínica
Psicologia da educação
Formação docente
Professores universitários Prática de ensino 
Educação
Psicologia clinica
Psicologia educacional  Estudo e ensino
Professores universitarios  Formação
title_short Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica
title_full Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica
title_fullStr Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica
title_full_unstemmed Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica
title_sort Psicologia da Educação nas licenciaturas: considerações sobre uma didática clínica
author Merie Bitar Moukachar
author_facet Merie Bitar Moukachar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sergio Dias Cirino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tânia Maria Baibich
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roberta Carvalho Romagnoli
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Nadia Laguardia de Lima
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria de Fatima Cardoso Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Merie Bitar Moukachar
contributor_str_mv Sergio Dias Cirino
Tânia Maria Baibich
Roberta Carvalho Romagnoli
Nadia Laguardia de Lima
Maria de Fatima Cardoso Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciaturas
Didática clínica
Psicologia da educação
Formação docente
topic Licenciaturas
Didática clínica
Psicologia da educação
Formação docente
Professores universitários Prática de ensino 
Educação
Psicologia clinica
Psicologia educacional  Estudo e ensino
Professores universitarios  Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores universitários Prática de ensino 
Educação
Psicologia clinica
Psicologia educacional  Estudo e ensino
Professores universitarios  Formação
description Esta pesquisa desenvolve a tese de que a formação anterior do(a) professor(a), em Psicologia, deixa marcas que influenciam suas práticas, a escolha dos objetivos e as decisões sobre os conteúdos no ensino de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura. O conceito de didática clínica, apresentado por Baibich (2003) é central na presente investigação. Algumas perguntas nortearam o processo investigativo: O que vem a ser uma didática clínica? Configuraria uma ação docente que poderia responder à indagação de como podemos ser professores nas licenciaturas, sendo psicólogos, sem correr o risco de excessos e desempenhar papel de psicoterapeutas? Foram sujeitos da pesquisa seis professoras de Psicologia da Educação das Licenciaturas na FaE/UFMG. Realizamos observações em sala de aula e duas entrevistas com cada uma dessas professoras. Na segunda entrevista, foi desenvolvida uma análise compartilhada com as professoras, dos dados obtidos nas observações e na primeira entrevista. Os resultados indicam que essas professoras praticam, mesmo que ainda timidamente, o que denominamos didática clínica, ao deixarem aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, articulando a sua formação anterior, em Psicologia, aos conteúdos, objetivos e práticas na disciplina Psicologia da Educação. Didática aqui entendida, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, mas considerando-a com o sentido político; clínica, aqui, no seu sentido ampliado, em relação ao modelo clínico tradicional da Psicologia, que vem passando por transformações, por experiências de reinvenção e de recriação de sua expressão. Acreditamos que ao deixar aparecer as marcas psicológicas na sua ação docente, os professores de Psicologia da Educação, tendendo a tratá-la como uma disciplina-ponte entre a Psicologia e a Educação, influenciam, de forma diferenciada, a preparação dos alunos, futuros professores, para o enfrentamento da sala de aula, na escola do mundo atual.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T20:37:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T20:37:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DTFG2
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DTFG2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DTFG2/1/psicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DTFG2/2/psicologia_da_educa__o_nas_licenciaturas___merie_bitar_moukachar.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5020f6d5fa4c942e4974b023f458d138
8906dec2ab4c005e971e1294ae30a8a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589484778881024