Perfil dos alunos do curso técnico de enfermagem do colégio Padre Curvelo-MG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEUK |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo conhecer o perfil dos alunos da escola de educação profissional de nível técnica de enfermagem Padre Curvelo, onde atuam alunos do Curso de Especalizaçaõ em Formação Pedagógica em Educação Profissional na área da Saúde: Enfermagem (CEFPEPE). Apresentam-se os resultados de uma pesquisa prática, descritiva de abordagem quantitativa, sobre o perfil dos alunos da escola técnica de enfermagem Padre Curvelo na cidade de Curvelo Minas Gerais. A coleta dos dados realizada com os alunos se deu por meio de um questionário previamente elaborado contemplando perguntas abertas e fechadas, aplicado durante visitas à escola. Responderam o questionário todos os alunos regularmente matriculados, presentes no momento da aplicação e que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram respondidos 36 questionários, de um universo de 52 alunos, abordando vários aspectos sociais, econômicos e culturais. Os resultados da pesquisa apontaram que o perfil dos alunos da escola técnica de enfermagem Padre Curvelo é predominantemente do sexo feminino (88 %); a maioria (87%) é de religião católica; quanto o estado civil 91% é formado por solteiros; a população apresentou uma alta proporção de idade entre 20 a 25 anos (65%); 28,8% dos alunos afirmaram ter pelo menos um filho; quanto à residência; 50% moram em casa própria; entre os recursos na residência, á televisão destacou-se com 79%; 67,5% frequentou o nível fundamental regular; 85% não possui nenhuma formação prévia; sobre a renda familiar, 84% respondeu ter entre dois ou mais salário mínimos; na escala de conhecimentos adquiridos para sua atuação profissional 79% considerou como bom o aproveitamento dos estágios curriculares supervisionados, 85% afirmou aproveitável; 39% dos alunos colocou o cansaço físico como a principal dificuldade para realizar ou concluir o curso; quanto ás áreas de atuação do técnico de enfermagem que os alunos tiveram mais afinidade, 27% respondeu ser as unidades básicas de saúde; 51% dos alunos afirmou que possui mais experiências profissionais, em outros serviços, atualmente que no passado; quanto às expectativas no final do curso técnico de enfermagem 57% respondeu que é de conseguirem um bom emprego. |
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Alda Martins GoncalvesPaula Goncalves BicalhoErnane Rodrigues Fagundes2019-08-09T12:04:55Z2019-08-09T12:04:55Z2012-03-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEUKEste trabalho teve por objetivo conhecer o perfil dos alunos da escola de educação profissional de nível técnica de enfermagem Padre Curvelo, onde atuam alunos do Curso de Especalizaçaõ em Formação Pedagógica em Educação Profissional na área da Saúde: Enfermagem (CEFPEPE). Apresentam-se os resultados de uma pesquisa prática, descritiva de abordagem quantitativa, sobre o perfil dos alunos da escola técnica de enfermagem Padre Curvelo na cidade de Curvelo Minas Gerais. A coleta dos dados realizada com os alunos se deu por meio de um questionário previamente elaborado contemplando perguntas abertas e fechadas, aplicado durante visitas à escola. Responderam o questionário todos os alunos regularmente matriculados, presentes no momento da aplicação e que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram respondidos 36 questionários, de um universo de 52 alunos, abordando vários aspectos sociais, econômicos e culturais. Os resultados da pesquisa apontaram que o perfil dos alunos da escola técnica de enfermagem Padre Curvelo é predominantemente do sexo feminino (88 %); a maioria (87%) é de religião católica; quanto o estado civil 91% é formado por solteiros; a população apresentou uma alta proporção de idade entre 20 a 25 anos (65%); 28,8% dos alunos afirmaram ter pelo menos um filho; quanto à residência; 50% moram em casa própria; entre os recursos na residência, á televisão destacou-se com 79%; 67,5% frequentou o nível fundamental regular; 85% não possui nenhuma formação prévia; sobre a renda familiar, 84% respondeu ter entre dois ou mais salário mínimos; na escala de conhecimentos adquiridos para sua atuação profissional 79% considerou como bom o aproveitamento dos estágios curriculares supervisionados, 85% afirmou aproveitável; 39% dos alunos colocou o cansaço físico como a principal dificuldade para realizar ou concluir o curso; quanto ás áreas de atuação do técnico de enfermagem que os alunos tiveram mais afinidade, 27% respondeu ser as unidades básicas de saúde; 51% dos alunos afirmou que possui mais experiências profissionais, em outros serviços, atualmente que no passado; quanto às expectativas no final do curso técnico de enfermagem 57% respondeu que é de conseguirem um bom emprego.This study aimed to know the profile of the school of professional education technical nursing Father Curvelo, influenced students of Especalizaçaõ in Pedagogical Training in Professional Education in Health: Nursing (CEFPEPE). We present the results of a practical, descriptive quantitative approach, on the profile of technical school students in nursing Father Curvelo Curvelo city of Minas Gerais. Data collection was performed with the students was through a previously prepared questionnaire comprising open and closed questions, applied during visits to the school. Answered the questionnaire all students enrolled, present for the application and signed the consent form. 36 questionnaires were returned from a group of 52 students, covering various social, economic and cultural. The survey results showed that the profile of technical school students nursing Father Curvelo is predominantly female (88%), most (87%) are Catholic; and marital status 91% consists of singles, the population showed a high proportion of aged 20 to 25 years (65%), 28.8% of students reported having at least one child, as to residence, 50% live in their own home, among the features in the residence, TV will be highlighted with 79%, 67.5% attended regular primary level, 85% did not have any prior training, family income, 84% said to have between two or more minimum wages, in the range of knowledge to their professional practice 79 % considered how well the use of supervised internships, 85% said usable, 39% of the students placed the physical fatigue as the main difficulty in performing or completing the course, as to the fields of technical performance of nursing students had more affinity 27% answered that the basic health units, 51% of students said they have more work experience in other services now than in the past, about the expectations at the end of nursing technical course 57% responded that is get a good job.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalFormação profissional de nível técnicoEducação profissionalEscola técnica de enfermagemPerfil dos alunos do curso técnico de enfermagem do colégio Padre Curvelo-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_corrigindo.pdfapplication/pdf771560https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEUK/1/tcc_corrigindo.pdf41a4330d7b1096da640a450d2123b3fcMD51TEXTtcc_corrigindo.pdf.txttcc_corrigindo.pdf.txtExtracted texttext/plain73913https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEUK/2/tcc_corrigindo.pdf.txtf3ba4570f4c1df11184b4414e2155128MD521843/BUBD-9DVEUK2019-11-14 05:46:28.999oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVEUKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:46:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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