Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão Democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGMCV |
Resumo: | O presente trabalho Conselho Escolar no CEMEI: Processo de Construção da Gestão Democrática do Centro Municipal de Educação Infantil Campinho do Saber Manoel Viana vem investigar a importância do Conselho Escolar nas tomadas de decisões frente às necessidades da escola, assim como a sua atuação nos diversos setores que envolvem a gestão escolar na perspectiva da gestão democrática.O desenvolvimento deste estudo tem como objetivo geral analisar a ausência do Conselho Escolar no CEMEI e os reflexos na gestão escolar onde a comunidade pouco participa nas tomadas de decisões. Quanto aos objetivos específicos, buscar estratégias para criação do Conselho Escolar, bem como analisar o processo de constituição do mesmo e sua função dentro da instituição. A metodologia desenvolvida será pesquisa bibliográfica documental, tendo como referências os autores Dourado (2004), que fala da importância da participação noprocesso da gestão democrática. Navarro (2004) aborda questões relacionadas as funções do Conselho Escolar e Gracindo (2004) sinaliza a importância da participação da comunidade na elaboração do projeto político pedagógico. Dourado, Moraes e Oliveira (s.d.), vêm definir o conceito de Conselho Escolar; Dourado (2001) fala da importância da participação da comunidade escolar e local em prol de uma educaçãode qualidade e da democracia na escola, bem como Pereira Filho (1996) ressalta a importância das estratégias para garantia das tomadas de decisões coletivas. Por fim o embasamento legal contido na LDB (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com esse suporte teórico espera- se alcançar os objetivos supracitados bemcomo os subsídios necessários para a formação do Conselho Escolar no CEMEI Campinho do Saber Manoel Viana. |
id |
UFMG_eea90377331e1aa41a24a33da4a57548 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGMCV |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão DemocráticaGestão democráticaConselho escolarParticipaçãoGestão democráticaEscolas Organização e administraçãoConselhos de educaçãoO presente trabalho Conselho Escolar no CEMEI: Processo de Construção da Gestão Democrática do Centro Municipal de Educação Infantil Campinho do Saber Manoel Viana vem investigar a importância do Conselho Escolar nas tomadas de decisões frente às necessidades da escola, assim como a sua atuação nos diversos setores que envolvem a gestão escolar na perspectiva da gestão democrática.O desenvolvimento deste estudo tem como objetivo geral analisar a ausência do Conselho Escolar no CEMEI e os reflexos na gestão escolar onde a comunidade pouco participa nas tomadas de decisões. Quanto aos objetivos específicos, buscar estratégias para criação do Conselho Escolar, bem como analisar o processo de constituição do mesmo e sua função dentro da instituição. A metodologia desenvolvida será pesquisa bibliográfica documental, tendo como referências os autores Dourado (2004), que fala da importância da participação noprocesso da gestão democrática. Navarro (2004) aborda questões relacionadas as funções do Conselho Escolar e Gracindo (2004) sinaliza a importância da participação da comunidade na elaboração do projeto político pedagógico. Dourado, Moraes e Oliveira (s.d.), vêm definir o conceito de Conselho Escolar; Dourado (2001) fala da importância da participação da comunidade escolar e local em prol de uma educaçãode qualidade e da democracia na escola, bem como Pereira Filho (1996) ressalta a importância das estratégias para garantia das tomadas de decisões coletivas. Por fim o embasamento legal contido na LDB (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com esse suporte teórico espera- se alcançar os objetivos supracitados bemcomo os subsídios necessários para a formação do Conselho Escolar no CEMEI Campinho do Saber Manoel Viana.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlexandre Gomes SoaresAlcemira Alves Soares Dias2019-08-11T09:34:23Z2019-08-11T09:34:23Z2013-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGMCVinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T08:05:41Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LGMCVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T08:05:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão Democrática |
title |
Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão Democrática |
spellingShingle |
Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão Democrática Alcemira Alves Soares Dias Gestão democrática Conselho escolar Participação Gestão democrática Escolas Organização e administração Conselhos de educação |
title_short |
Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão Democrática |
title_full |
Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão Democrática |
title_fullStr |
Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão Democrática |
title_full_unstemmed |
Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão Democrática |
title_sort |
Conselho escolar no CEMEI: processo de construção da Gestão Democrática |
author |
Alcemira Alves Soares Dias |
author_facet |
Alcemira Alves Soares Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alexandre Gomes Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcemira Alves Soares Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Conselho escolar Participação Gestão democrática Escolas Organização e administração Conselhos de educação |
topic |
Gestão democrática Conselho escolar Participação Gestão democrática Escolas Organização e administração Conselhos de educação |
description |
O presente trabalho Conselho Escolar no CEMEI: Processo de Construção da Gestão Democrática do Centro Municipal de Educação Infantil Campinho do Saber Manoel Viana vem investigar a importância do Conselho Escolar nas tomadas de decisões frente às necessidades da escola, assim como a sua atuação nos diversos setores que envolvem a gestão escolar na perspectiva da gestão democrática.O desenvolvimento deste estudo tem como objetivo geral analisar a ausência do Conselho Escolar no CEMEI e os reflexos na gestão escolar onde a comunidade pouco participa nas tomadas de decisões. Quanto aos objetivos específicos, buscar estratégias para criação do Conselho Escolar, bem como analisar o processo de constituição do mesmo e sua função dentro da instituição. A metodologia desenvolvida será pesquisa bibliográfica documental, tendo como referências os autores Dourado (2004), que fala da importância da participação noprocesso da gestão democrática. Navarro (2004) aborda questões relacionadas as funções do Conselho Escolar e Gracindo (2004) sinaliza a importância da participação da comunidade na elaboração do projeto político pedagógico. Dourado, Moraes e Oliveira (s.d.), vêm definir o conceito de Conselho Escolar; Dourado (2001) fala da importância da participação da comunidade escolar e local em prol de uma educaçãode qualidade e da democracia na escola, bem como Pereira Filho (1996) ressalta a importância das estratégias para garantia das tomadas de decisões coletivas. Por fim o embasamento legal contido na LDB (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com esse suporte teórico espera- se alcançar os objetivos supracitados bemcomo os subsídios necessários para a formação do Conselho Escolar no CEMEI Campinho do Saber Manoel Viana. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-19 2019-08-11T09:34:23Z 2019-08-11T09:34:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGMCV |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LGMCV |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248278171418624 |