Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/33383 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado com o objetivo de implantar ações que buscam resgatar a autoestima de alunos e alunas negros e negras, pardos e pardas, com idade entre 8 e 9 anos, do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. O trabalho se desenvolveu na biblioteca escolar, por meio de leituras, contações de histórias e atividades lúdicas, além de rodas de conversa com os alunos envolvidos. Os resultados se mostraram satisfatório, ao trazermos a discussão sobre as questões étnico-raciais para a biblioteca, procurando valorizar a cultura afro-brasileira. Concluímos que podemos sim interferir com ações educativas para que não haja inferiorização de crianças por conta de sua cor e raça e que há um cenário favorável no espaço da biblioteca para prosseguir com essas intervenções, de maneira a atingir todos os estudantes da escola. |
id |
UFMG_558adbc4ab7ddc7dc4aa030ac05ff179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/33383 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamentalÉtnico-racialafro-brasileiroliteraturaracismoeducaçãoautoestimaLiteratura infantojuvenilRelações étnicasRelações raciaisPluralismoSociologia educacionalGrupos étnicosNegros – Identidade raciaBibliotecas e educaçãoBibliotecas e estudantesBibliotecas escolaresNegros – EducaçãoAutoestimaO presente trabalho foi realizado com o objetivo de implantar ações que buscam resgatar a autoestima de alunos e alunas negros e negras, pardos e pardas, com idade entre 8 e 9 anos, do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. O trabalho se desenvolveu na biblioteca escolar, por meio de leituras, contações de histórias e atividades lúdicas, além de rodas de conversa com os alunos envolvidos. Os resultados se mostraram satisfatório, ao trazermos a discussão sobre as questões étnico-raciais para a biblioteca, procurando valorizar a cultura afro-brasileira. Concluímos que podemos sim interferir com ações educativas para que não haja inferiorização de crianças por conta de sua cor e raça e que há um cenário favorável no espaço da biblioteca para prosseguir com essas intervenções, de maneira a atingir todos os estudantes da escola.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação BásicaUFMGKatia Pedroso Silveirahttp://lattes.cnpq.br/7298774589456542Márcia Basília de AraujoRaimunda Maria Rodrigues de Farias2020-05-08T13:20:25Z2020-05-08T13:20:25Z2019-12-07Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/33383porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-05-08T13:20:25Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/33383Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-05-08T13:20:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental |
title |
Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental |
spellingShingle |
Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental Raimunda Maria Rodrigues de Farias Étnico-racial afro-brasileiro literatura racismo educação autoestima Literatura infantojuvenil Relações étnicas Relações raciais Pluralismo Sociologia educacional Grupos étnicos Negros – Identidade racia Bibliotecas e educação Bibliotecas e estudantes Bibliotecas escolares Negros – Educação Autoestima |
title_short |
Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental |
title_full |
Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental |
title_fullStr |
Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental |
title_sort |
Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental |
author |
Raimunda Maria Rodrigues de Farias |
author_facet |
Raimunda Maria Rodrigues de Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Katia Pedroso Silveira http://lattes.cnpq.br/7298774589456542 Márcia Basília de Araujo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raimunda Maria Rodrigues de Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Étnico-racial afro-brasileiro literatura racismo educação autoestima Literatura infantojuvenil Relações étnicas Relações raciais Pluralismo Sociologia educacional Grupos étnicos Negros – Identidade racia Bibliotecas e educação Bibliotecas e estudantes Bibliotecas escolares Negros – Educação Autoestima |
topic |
Étnico-racial afro-brasileiro literatura racismo educação autoestima Literatura infantojuvenil Relações étnicas Relações raciais Pluralismo Sociologia educacional Grupos étnicos Negros – Identidade racia Bibliotecas e educação Bibliotecas e estudantes Bibliotecas escolares Negros – Educação Autoestima |
description |
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de implantar ações que buscam resgatar a autoestima de alunos e alunas negros e negras, pardos e pardas, com idade entre 8 e 9 anos, do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. O trabalho se desenvolveu na biblioteca escolar, por meio de leituras, contações de histórias e atividades lúdicas, além de rodas de conversa com os alunos envolvidos. Os resultados se mostraram satisfatório, ao trazermos a discussão sobre as questões étnico-raciais para a biblioteca, procurando valorizar a cultura afro-brasileira. Concluímos que podemos sim interferir com ações educativas para que não haja inferiorização de crianças por conta de sua cor e raça e que há um cenário favorável no espaço da biblioteca para prosseguir com essas intervenções, de maneira a atingir todos os estudantes da escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 2020-05-08T13:20:25Z 2020-05-08T13:20:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/33383 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/33383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829699354001408 |