Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimunda Maria Rodrigues de Farias
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33383
Resumo: O presente trabalho foi realizado com o objetivo de implantar ações que buscam resgatar a autoestima de alunos e alunas negros e negras, pardos e pardas, com idade entre 8 e 9 anos, do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. O trabalho se desenvolveu na biblioteca escolar, por meio de leituras, contações de histórias e atividades lúdicas, além de rodas de conversa com os alunos envolvidos. Os resultados se mostraram satisfatório, ao trazermos a discussão sobre as questões étnico-raciais para a biblioteca, procurando valorizar a cultura afro-brasileira. Concluímos que podemos sim interferir com ações educativas para que não haja inferiorização de crianças por conta de sua cor e raça e que há um cenário favorável no espaço da biblioteca para prosseguir com essas intervenções, de maneira a atingir todos os estudantes da escola.
id UFMG_558adbc4ab7ddc7dc4aa030ac05ff179
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/33383
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamentalÉtnico-racialafro-brasileiroliteraturaracismoeducaçãoautoestimaLiteratura infantojuvenilRelações étnicasRelações raciaisPluralismoSociologia educacionalGrupos étnicosNegros – Identidade raciaBibliotecas e educaçãoBibliotecas e estudantesBibliotecas escolaresNegros – EducaçãoAutoestimaO presente trabalho foi realizado com o objetivo de implantar ações que buscam resgatar a autoestima de alunos e alunas negros e negras, pardos e pardas, com idade entre 8 e 9 anos, do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. O trabalho se desenvolveu na biblioteca escolar, por meio de leituras, contações de histórias e atividades lúdicas, além de rodas de conversa com os alunos envolvidos. Os resultados se mostraram satisfatório, ao trazermos a discussão sobre as questões étnico-raciais para a biblioteca, procurando valorizar a cultura afro-brasileira. Concluímos que podemos sim interferir com ações educativas para que não haja inferiorização de crianças por conta de sua cor e raça e que há um cenário favorável no espaço da biblioteca para prosseguir com essas intervenções, de maneira a atingir todos os estudantes da escola.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação BásicaUFMGKatia Pedroso Silveirahttp://lattes.cnpq.br/7298774589456542Márcia Basília de AraujoRaimunda Maria Rodrigues de Farias2020-05-08T13:20:25Z2020-05-08T13:20:25Z2019-12-07Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/33383porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-05-08T13:20:25Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/33383Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-05-08T13:20:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental
title Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental
Raimunda Maria Rodrigues de Farias
Étnico-racial
afro-brasileiro
literatura
racismo
educação
autoestima
Literatura infantojuvenil
Relações étnicas
Relações raciais
Pluralismo
Sociologia educacional
Grupos étnicos
Negros – Identidade racia
Bibliotecas e educação
Bibliotecas e estudantes
Bibliotecas escolares
Negros – Educação
Autoestima
title_short Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental
title_full Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental
title_sort Literatura afro-brasileira e a autoestima:ações da biblioteca para a valorização da identidade étnico-racial de estudantes do ensino fundamental
author Raimunda Maria Rodrigues de Farias
author_facet Raimunda Maria Rodrigues de Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Katia Pedroso Silveira
http://lattes.cnpq.br/7298774589456542
Márcia Basília de Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimunda Maria Rodrigues de Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Étnico-racial
afro-brasileiro
literatura
racismo
educação
autoestima
Literatura infantojuvenil
Relações étnicas
Relações raciais
Pluralismo
Sociologia educacional
Grupos étnicos
Negros – Identidade racia
Bibliotecas e educação
Bibliotecas e estudantes
Bibliotecas escolares
Negros – Educação
Autoestima
topic Étnico-racial
afro-brasileiro
literatura
racismo
educação
autoestima
Literatura infantojuvenil
Relações étnicas
Relações raciais
Pluralismo
Sociologia educacional
Grupos étnicos
Negros – Identidade racia
Bibliotecas e educação
Bibliotecas e estudantes
Bibliotecas escolares
Negros – Educação
Autoestima
description O presente trabalho foi realizado com o objetivo de implantar ações que buscam resgatar a autoestima de alunos e alunas negros e negras, pardos e pardas, com idade entre 8 e 9 anos, do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. O trabalho se desenvolveu na biblioteca escolar, por meio de leituras, contações de histórias e atividades lúdicas, além de rodas de conversa com os alunos envolvidos. Os resultados se mostraram satisfatório, ao trazermos a discussão sobre as questões étnico-raciais para a biblioteca, procurando valorizar a cultura afro-brasileira. Concluímos que podemos sim interferir com ações educativas para que não haja inferiorização de crianças por conta de sua cor e raça e que há um cenário favorável no espaço da biblioteca para prosseguir com essas intervenções, de maneira a atingir todos os estudantes da escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
2020-05-08T13:20:25Z
2020-05-08T13:20:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/33383
url http://hdl.handle.net/1843/33383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829699354001408