Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosiane Cristina Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEAJXM
Resumo: O presente trabalho trata de um relato de experiência desenvolvido com alunos do 1º ano do 2º ciclo da rede municipal de Belo Horizonte em que foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, para se trabalhar numa perspectiva investigativa a construção de conceitos como a fotossíntese, o ciclo da água e relações ecológicas.O terrário como modelo de ecossistema permitiu o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes adequados às necessidades e à idade das crianças valorizando a dúvida, o interesse e a participação.Foi possível também verificar os conhecimentos espontâneas das crianças por meio desse recurso. Em sala de aula foram trabalhados conteúdos como ciclo da água, a fotossíntese e os elementos presentes no ecossistema artificial. Questões problematizadoras foram lançadas como ponto de partida que ora foram respondidas por escrito, ora oralmente e ora em forma de dramatização. Dois textos serviram como apoio, estimulando a leitura e a interpretação. Por meio da montagem e observação dos terrários, foi possível verificar o envolvimento dos alunos e concluir o quanto atividades experimentais contribuem para o aprendizado prazeroso e com certeza, mais significativo. Avaliação da aprendizagem ocorreu na observação da participação e do interessedurante todo o processo.
id UFMG_5603ad7f9dc4469981785b43cfe0863e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEAJXM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Inez Melo de ToledoLuiza Gabriela de OliveiraRosiane Cristina Marques2019-08-12T20:55:22Z2019-08-12T20:55:22Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEAJXMO presente trabalho trata de um relato de experiência desenvolvido com alunos do 1º ano do 2º ciclo da rede municipal de Belo Horizonte em que foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, para se trabalhar numa perspectiva investigativa a construção de conceitos como a fotossíntese, o ciclo da água e relações ecológicas.O terrário como modelo de ecossistema permitiu o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes adequados às necessidades e à idade das crianças valorizando a dúvida, o interesse e a participação.Foi possível também verificar os conhecimentos espontâneas das crianças por meio desse recurso. Em sala de aula foram trabalhados conteúdos como ciclo da água, a fotossíntese e os elementos presentes no ecossistema artificial. Questões problematizadoras foram lançadas como ponto de partida que ora foram respondidas por escrito, ora oralmente e ora em forma de dramatização. Dois textos serviram como apoio, estimulando a leitura e a interpretação. Por meio da montagem e observação dos terrários, foi possível verificar o envolvimento dos alunos e concluir o quanto atividades experimentais contribuem para o aprendizado prazeroso e com certeza, mais significativo. Avaliação da aprendizagem ocorreu na observação da participação e do interessedurante todo o processo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental FormaçãoAprendizagem experimentalEducação de criançasCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Relato de experiênciaLASEBinvestigaçãoterrárioUm relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da águainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrosiane_cristina_marques.pdfapplication/pdf131927https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEAJXM/1/rosiane_cristina_marques.pdf38e1f26c948aa456f0233fe05909d27bMD51TEXTrosiane_cristina_marques.pdf.txtrosiane_cristina_marques.pdf.txtExtracted texttext/plain29459https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEAJXM/2/rosiane_cristina_marques.pdf.txtb064f194fab158e69a9618f43e8b88adMD521843/BUOS-AEAJXM2019-11-14 19:52:51.404oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEAJXMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:52:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água
title Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água
spellingShingle Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água
Rosiane Cristina Marques
Relato de experiência
LASEB
investigação
terrário
Professores de ensino fundamental Formação
Aprendizagem experimental
Educação de crianças
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
title_short Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água
title_full Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água
title_fullStr Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água
title_full_unstemmed Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água
title_sort Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água
author Rosiane Cristina Marques
author_facet Rosiane Cristina Marques
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Inez Melo de Toledo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiza Gabriela de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosiane Cristina Marques
contributor_str_mv Maria Inez Melo de Toledo
Luiza Gabriela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Relato de experiência
LASEB
investigação
terrário
topic Relato de experiência
LASEB
investigação
terrário
Professores de ensino fundamental Formação
Aprendizagem experimental
Educação de crianças
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação
Aprendizagem experimental
Educação de crianças
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
description O presente trabalho trata de um relato de experiência desenvolvido com alunos do 1º ano do 2º ciclo da rede municipal de Belo Horizonte em que foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, para se trabalhar numa perspectiva investigativa a construção de conceitos como a fotossíntese, o ciclo da água e relações ecológicas.O terrário como modelo de ecossistema permitiu o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes adequados às necessidades e à idade das crianças valorizando a dúvida, o interesse e a participação.Foi possível também verificar os conhecimentos espontâneas das crianças por meio desse recurso. Em sala de aula foram trabalhados conteúdos como ciclo da água, a fotossíntese e os elementos presentes no ecossistema artificial. Questões problematizadoras foram lançadas como ponto de partida que ora foram respondidas por escrito, ora oralmente e ora em forma de dramatização. Dois textos serviram como apoio, estimulando a leitura e a interpretação. Por meio da montagem e observação dos terrários, foi possível verificar o envolvimento dos alunos e concluir o quanto atividades experimentais contribuem para o aprendizado prazeroso e com certeza, mais significativo. Avaliação da aprendizagem ocorreu na observação da participação e do interessedurante todo o processo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T20:55:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T20:55:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEAJXM
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEAJXM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEAJXM/1/rosiane_cristina_marques.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEAJXM/2/rosiane_cristina_marques.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 38e1f26c948aa456f0233fe05909d27b
b064f194fab158e69a9618f43e8b88ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676988161720320