Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEAJXM |
Resumo: | O presente trabalho trata de um relato de experiência desenvolvido com alunos do 1º ano do 2º ciclo da rede municipal de Belo Horizonte em que foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, para se trabalhar numa perspectiva investigativa a construção de conceitos como a fotossíntese, o ciclo da água e relações ecológicas.O terrário como modelo de ecossistema permitiu o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes adequados às necessidades e à idade das crianças valorizando a dúvida, o interesse e a participação.Foi possível também verificar os conhecimentos espontâneas das crianças por meio desse recurso. Em sala de aula foram trabalhados conteúdos como ciclo da água, a fotossíntese e os elementos presentes no ecossistema artificial. Questões problematizadoras foram lançadas como ponto de partida que ora foram respondidas por escrito, ora oralmente e ora em forma de dramatização. Dois textos serviram como apoio, estimulando a leitura e a interpretação. Por meio da montagem e observação dos terrários, foi possível verificar o envolvimento dos alunos e concluir o quanto atividades experimentais contribuem para o aprendizado prazeroso e com certeza, mais significativo. Avaliação da aprendizagem ocorreu na observação da participação e do interessedurante todo o processo. |
id |
UFMG_5603ad7f9dc4469981785b43cfe0863e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEAJXM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Inez Melo de ToledoLuiza Gabriela de OliveiraRosiane Cristina Marques2019-08-12T20:55:22Z2019-08-12T20:55:22Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEAJXMO presente trabalho trata de um relato de experiência desenvolvido com alunos do 1º ano do 2º ciclo da rede municipal de Belo Horizonte em que foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, para se trabalhar numa perspectiva investigativa a construção de conceitos como a fotossíntese, o ciclo da água e relações ecológicas.O terrário como modelo de ecossistema permitiu o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes adequados às necessidades e à idade das crianças valorizando a dúvida, o interesse e a participação.Foi possível também verificar os conhecimentos espontâneas das crianças por meio desse recurso. Em sala de aula foram trabalhados conteúdos como ciclo da água, a fotossíntese e os elementos presentes no ecossistema artificial. Questões problematizadoras foram lançadas como ponto de partida que ora foram respondidas por escrito, ora oralmente e ora em forma de dramatização. Dois textos serviram como apoio, estimulando a leitura e a interpretação. Por meio da montagem e observação dos terrários, foi possível verificar o envolvimento dos alunos e concluir o quanto atividades experimentais contribuem para o aprendizado prazeroso e com certeza, mais significativo. Avaliação da aprendizagem ocorreu na observação da participação e do interessedurante todo o processo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental FormaçãoAprendizagem experimentalEducação de criançasCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Relato de experiênciaLASEBinvestigaçãoterrárioUm relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da águainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrosiane_cristina_marques.pdfapplication/pdf131927https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEAJXM/1/rosiane_cristina_marques.pdf38e1f26c948aa456f0233fe05909d27bMD51TEXTrosiane_cristina_marques.pdf.txtrosiane_cristina_marques.pdf.txtExtracted texttext/plain29459https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEAJXM/2/rosiane_cristina_marques.pdf.txtb064f194fab158e69a9618f43e8b88adMD521843/BUOS-AEAJXM2019-11-14 19:52:51.404oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEAJXMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:52:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água |
title |
Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água |
spellingShingle |
Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água Rosiane Cristina Marques Relato de experiência LASEB investigação terrário Professores de ensino fundamental Formação Aprendizagem experimental Educação de crianças Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
title_short |
Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água |
title_full |
Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água |
title_fullStr |
Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água |
title_full_unstemmed |
Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água |
title_sort |
Um relato de experiência: o terrário como recurso didático para o desenvolvimento dos conceitos fotossíntese e ciclo da água |
author |
Rosiane Cristina Marques |
author_facet |
Rosiane Cristina Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Inez Melo de Toledo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luiza Gabriela de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosiane Cristina Marques |
contributor_str_mv |
Maria Inez Melo de Toledo Luiza Gabriela de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relato de experiência LASEB investigação terrário |
topic |
Relato de experiência LASEB investigação terrário Professores de ensino fundamental Formação Aprendizagem experimental Educação de crianças Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Aprendizagem experimental Educação de crianças Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
description |
O presente trabalho trata de um relato de experiência desenvolvido com alunos do 1º ano do 2º ciclo da rede municipal de Belo Horizonte em que foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, para se trabalhar numa perspectiva investigativa a construção de conceitos como a fotossíntese, o ciclo da água e relações ecológicas.O terrário como modelo de ecossistema permitiu o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes adequados às necessidades e à idade das crianças valorizando a dúvida, o interesse e a participação.Foi possível também verificar os conhecimentos espontâneas das crianças por meio desse recurso. Em sala de aula foram trabalhados conteúdos como ciclo da água, a fotossíntese e os elementos presentes no ecossistema artificial. Questões problematizadoras foram lançadas como ponto de partida que ora foram respondidas por escrito, ora oralmente e ora em forma de dramatização. Dois textos serviram como apoio, estimulando a leitura e a interpretação. Por meio da montagem e observação dos terrários, foi possível verificar o envolvimento dos alunos e concluir o quanto atividades experimentais contribuem para o aprendizado prazeroso e com certeza, mais significativo. Avaliação da aprendizagem ocorreu na observação da participação e do interessedurante todo o processo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T20:55:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T20:55:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEAJXM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEAJXM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEAJXM/1/rosiane_cristina_marques.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEAJXM/2/rosiane_cristina_marques.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38e1f26c948aa456f0233fe05909d27b b064f194fab158e69a9618f43e8b88ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589494182510592 |