Contribuições do ensino de ligação iônica baseado em modelagem ao desenvolvimento da capacidade de visualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariadne dos Santos Queiroz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UP6K
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral, investigar a influência de atividades de modelagem (i) no desenvolvimento da capacidade de visualização dos estudantes e (ii) na compreensão, por parte dos estudantes, do papel das representações no processo de elaboração e comunicação do conhecimento científico. Para tal, consideramos os elementos envolvidos na capacidade de visualização, de acordo com a literatura: compreender as convenções de representação comumente utilizadas em Química; traduzir um dado modelo entre os modos e submodos de representação nos quais ele pode ser apresentado; construir uma representação em qualquer modo ou submodo adequado a um determinado propósito; resolver novos problemas, utilizando uma abordagem baseada em modelos; reconhecer a importância dos modelos na elaboração e comunicação das idéias dos cientistas. O estudo foi conduzido a partir de uma situação de ensino do tema ligação iônica, conduzida através de atividades de modelagem. A turma pesquisada era constituída por 32 alunos da segunda série do ensino médio de uma escola pública federal de Belo Horizonte, todos pertencentes à faixa etária padrão para a série. Os alunos trabalharam divididos em grupos, um dos quais foi escolhido para a confecção de um estudo de caso. Os dados consistiram das atividades escritas e modelos produzidos pelo grupo no processo de ensino, de um questionário pós-instrução, respondido individualmente, dos registros das aulas em áudio e vídeo, das respostas de alguns dos estudantes em entrevistas, igualmente filmadas, além de anotações de campo feitas pela professora da turma. Com base na análise desses dados, concluímos que as atividades de modelagem favoreceram o desenvolvimento dos elementos envolvidos na capacidade de visualização e a compreensão, pelos alunos, do papel das representações na atividade científica.
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