Dança narrativa: experiências de processos criativos na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiana de Oliveira Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/48178
Resumo: A experiência em processos criativos em dança no contexto da Educação Básica é o tema desta dissertação. As questões que envolveram as reflexões aqui expostas tiveram início a partir da prática docente em dança desenvolvida na Escola Municipal Menelick de Carvalho na cidade de Juiz de Fora (MG). Há vinte anos o trabalho com a dança vem sendo desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino deste município. Para essa dissertação, foi possível elucidar o início dessa trajetória, no ano de 1996, que sempre se pautou em um ensino não polivalente ao contratar professor@s para o cargo específico de dança, o que me levou a propor um olhar para a produção de conhecimento em dança no contexto da Educação Básica, que precisa estar associado à pesquisa, à reflexão, à criticidade e aos questionamentos e múltiplos modos de fazer/pensar a dança. Assim, me dediquei a buscar caminhos para a dança no contexto escolar, colocando em prática teorias que têm contribuído para o desenvolvimento desta área de conhecimento. Walter Benjamin (1987) iluminou estas reflexões com sua noção de experiência a partir da narrativa. Tais reflexões impulsionaram a construção da dança narrativa, que compreende o corpo que dança na escola a partir da Teoria Corpomídia (KATZ e GREINER, 2008). Assim, a compreensão de que a cognição é corporificada, ou seja, desenvolvida na unidade corpomente, revela que as experiências d@s participantes (estudantes) são indissociáveis do processo de ensino/aprendizagem. Os objetos analisados foram dois processos criativos em dança desenvolvidos no componente curricular dança da base diversificada do currículo, nos quais fui mediadora, no ano de 2013, intitulados Crian(DAN)ça e MeninOAs. Foram consideradas anotações feitas em cadernos pessoais, registros em vídeo, fotografias de atividades na escola e em outros ambientes e, principalmente, uma descrição densa das experiências em processos criativos desenvolvidos. A proposta de trabalhar a dança narrativa na escola foi a possibilidade encontrada para conciliar produção de conhecimento em dança, experiência estética, desenvolvimento da cognição, instigar a inventividade e múltiplos modos de experienciar o mundo.
id UFMG_571d29eff6c102caff4097d8ba3447f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48178
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Arnaldo Leite de Alvarengahttp://lattes.cnpq.br/0737216092823558Juliana Gouthier MacedoLenira Peral Rangelhttp://lattes.cnpq.br/5003452805072034Tatiana de Oliveira Almeida2022-12-19T12:53:23Z2022-12-19T12:53:23Z2016-08-26http://hdl.handle.net/1843/48178A experiência em processos criativos em dança no contexto da Educação Básica é o tema desta dissertação. As questões que envolveram as reflexões aqui expostas tiveram início a partir da prática docente em dança desenvolvida na Escola Municipal Menelick de Carvalho na cidade de Juiz de Fora (MG). Há vinte anos o trabalho com a dança vem sendo desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino deste município. Para essa dissertação, foi possível elucidar o início dessa trajetória, no ano de 1996, que sempre se pautou em um ensino não polivalente ao contratar professor@s para o cargo específico de dança, o que me levou a propor um olhar para a produção de conhecimento em dança no contexto da Educação Básica, que precisa estar associado à pesquisa, à reflexão, à criticidade e aos questionamentos e múltiplos modos de fazer/pensar a dança. Assim, me dediquei a buscar caminhos para a dança no contexto escolar, colocando em prática teorias que têm contribuído para o desenvolvimento desta área de conhecimento. Walter Benjamin (1987) iluminou estas reflexões com sua noção de experiência a partir da narrativa. Tais reflexões impulsionaram a construção da dança narrativa, que compreende o corpo que dança na escola a partir da Teoria Corpomídia (KATZ e GREINER, 2008). Assim, a compreensão de que a cognição é corporificada, ou seja, desenvolvida na unidade corpomente, revela que as experiências d@s participantes (estudantes) são indissociáveis do processo de ensino/aprendizagem. Os objetos analisados foram dois processos criativos em dança desenvolvidos no componente curricular dança da base diversificada do currículo, nos quais fui mediadora, no ano de 2013, intitulados Crian(DAN)ça e MeninOAs. Foram consideradas anotações feitas em cadernos pessoais, registros em vídeo, fotografias de atividades na escola e em outros ambientes e, principalmente, uma descrição densa das experiências em processos criativos desenvolvidos. A proposta de trabalhar a dança narrativa na escola foi a possibilidade encontrada para conciliar produção de conhecimento em dança, experiência estética, desenvolvimento da cognição, instigar a inventividade e múltiplos modos de experienciar o mundo.This dissertation subject is the experiences from dance creative processes in the context of elementary education. The questions which involved the reflections addressed here started from dance teaching practice developed in the public school Menelick de Carvalho in Juiz de Fora city, Minas Gerais. The Dance formation project has been developed for 20 years in public schools in this city. In this dissertation, it was possible to elucidate the path through this project in 1996 which was always focused on hiring teachers to work specifically with dance. It led me to draw attention to dance knowledge production in the context of public schools which needs to be imbricated to research, reflections, criticality, critical questioning and multiple ways of practicing/considering dance. Thus, I started to search paths to Dance in the context of schools by putting into practice theories which have contributed to develop this area of knowledge. Walter Benjamin (1987) clarified these reflections through his notion of experience from narrative. These reflections boosted the construction of narrative dance which understands the dancing body in schools through Bodymedia Theory (KATZ and GREINER, 2008). Hence, the comprehension that cognition is embodied, in other words, developed into corporeity, reveals that participants' (students) experiences are inseparable from teaching/learning process. The analyzed objects were the creative processes in dance developed into diversified basis Dance curriculum, in which I mediated in 2013, they are called Crian(DAN)ça and MeniOAs. Notes from personal notebooks, video recordings, photographs of activities in class and in other environments, and mainly, a deep description of experiences in developed creative processes. The idea of performing narrative dance in schools was the possibility found to balance knowledge production in Dance, aesthetic experience, cognition development and stimulate inventiveness and multiple ways of experiencing the world.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado ProfissionalUFMGBrasilArte - Estudo e ensinoDança na educaçãoDança - Estudo e ensinoDançaDança narrativaExperiênciaExperiência e narrativaCorpomídiaEducação básicaDança narrativa: experiências de processos criativos na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALALMEIDA, Tatiana de Oliveira.pdfALMEIDA, Tatiana de Oliveira.pdfapplication/pdf28240320https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48178/1/ALMEIDA%2c%20Tatiana%20de%20Oliveira.pdf51c3c36966a3946ba4f73d788af695fcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48178/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/481782022-12-19 09:53:23.455oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-19T12:53:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança narrativa: experiências de processos criativos na educação básica
title Dança narrativa: experiências de processos criativos na educação básica
spellingShingle Dança narrativa: experiências de processos criativos na educação básica
Tatiana de Oliveira Almeida
Dança narrativa
Experiência
Experiência e narrativa
Corpomídia
Educação básica
Arte - Estudo e ensino
Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Dança
title_short Dança narrativa: experiências de processos criativos na educação básica
title_full Dança narrativa: experiências de processos criativos na educação básica
title_fullStr Dança narrativa: experiências de processos criativos na educação básica
title_full_unstemmed Dança narrativa: experiências de processos criativos na educação básica
title_sort Dança narrativa: experiências de processos criativos na educação básica
author Tatiana de Oliveira Almeida
author_facet Tatiana de Oliveira Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0737216092823558
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Juliana Gouthier Macedo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lenira Peral Rangel
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5003452805072034
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatiana de Oliveira Almeida
contributor_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
Juliana Gouthier Macedo
Lenira Peral Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Dança narrativa
Experiência
Experiência e narrativa
Corpomídia
Educação básica
topic Dança narrativa
Experiência
Experiência e narrativa
Corpomídia
Educação básica
Arte - Estudo e ensino
Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Dança
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Dança
description A experiência em processos criativos em dança no contexto da Educação Básica é o tema desta dissertação. As questões que envolveram as reflexões aqui expostas tiveram início a partir da prática docente em dança desenvolvida na Escola Municipal Menelick de Carvalho na cidade de Juiz de Fora (MG). Há vinte anos o trabalho com a dança vem sendo desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino deste município. Para essa dissertação, foi possível elucidar o início dessa trajetória, no ano de 1996, que sempre se pautou em um ensino não polivalente ao contratar professor@s para o cargo específico de dança, o que me levou a propor um olhar para a produção de conhecimento em dança no contexto da Educação Básica, que precisa estar associado à pesquisa, à reflexão, à criticidade e aos questionamentos e múltiplos modos de fazer/pensar a dança. Assim, me dediquei a buscar caminhos para a dança no contexto escolar, colocando em prática teorias que têm contribuído para o desenvolvimento desta área de conhecimento. Walter Benjamin (1987) iluminou estas reflexões com sua noção de experiência a partir da narrativa. Tais reflexões impulsionaram a construção da dança narrativa, que compreende o corpo que dança na escola a partir da Teoria Corpomídia (KATZ e GREINER, 2008). Assim, a compreensão de que a cognição é corporificada, ou seja, desenvolvida na unidade corpomente, revela que as experiências d@s participantes (estudantes) são indissociáveis do processo de ensino/aprendizagem. Os objetos analisados foram dois processos criativos em dança desenvolvidos no componente curricular dança da base diversificada do currículo, nos quais fui mediadora, no ano de 2013, intitulados Crian(DAN)ça e MeninOAs. Foram consideradas anotações feitas em cadernos pessoais, registros em vídeo, fotografias de atividades na escola e em outros ambientes e, principalmente, uma descrição densa das experiências em processos criativos desenvolvidos. A proposta de trabalhar a dança narrativa na escola foi a possibilidade encontrada para conciliar produção de conhecimento em dança, experiência estética, desenvolvimento da cognição, instigar a inventividade e múltiplos modos de experienciar o mundo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-19T12:53:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-19T12:53:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48178
url http://hdl.handle.net/1843/48178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48178/1/ALMEIDA%2c%20Tatiana%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48178/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 51c3c36966a3946ba4f73d788af695fc
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589187937501184