Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erica Dumont Pena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CF73
Resumo: O objeto deste trabalho são as relações de cuidado com as(os) bebês, analisadas no contexto do berçário de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. O cuidado é entendido como sendo uma relação social cujo objeto é o bem-estar do outro. Esta relação foi analisada no presente estudo na perspectiva macrossocial, de modo a compreender os entrecruzamentos entre cuidado, classe, gênero, raça e etnia, bem como na perspectiva microssocial, com vistas a captar as técnicas do corpo, os sentidos e significados que constituem as práticas de cuidado das professoras com as(os) bebês no berçário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da observação no contexto do berçário, da análise de documentos e da realização de entrevistas semiestruturadas. O primeiro capítulo contém uma análise do cuidado como sendo um objeto de disputas na Educação Infantil. No segundo capítulo é feita uma incursão no campo das ciências sociais e da saúde, os quais se entrecruzam com a Educação Infantil, de modo a aprofundar nas discussões sobre o cuidado. Este capítulo também traz a construção do objeto desta pesquisa e as perspectivas que nortearam as reflexões sobre o cuidado. O terceiro capítulo refere-se às análises das relações sociais de cuidado, das técnicas, dos significados e sentidos que constituem as relações de cuidado no berçário onde se fez a pesquisa. No quarto capítulo apresentam-se os três tipos de cuidado que se desenvolvem no berçário: cuidado do outro, ensino do cuidado de si e ensino do cuidado com o outro, compreendidos como sendo componentes de uma das esferas do reconhecimento humano, a que constitui o cerne de toda a ética humana. O estudo revela a centralidade do cuidado e educação no contexto do berçário, o qual, por sua vez, pode contribuir para pensar uma pedagogia preocupada com a formação de seres humanos que lutem para que sejam reconhecidas as suas expressões máximas de humanidade. Assim, no decorrer desta luta, poderiam competir menos e cuidar mais uns dos outros.
id UFMG_57333a0d6b37e691c54934b290547219
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A4CF73
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Isabel de Oliveira e SilvaMagali dos ReisNilson Berenchtein NettoIza Rodrigues da LuzJuarez Tarcisio DayrellErica Dumont Pena2019-08-13T12:06:05Z2019-08-13T12:06:05Z2015-05-04http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CF73O objeto deste trabalho são as relações de cuidado com as(os) bebês, analisadas no contexto do berçário de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. O cuidado é entendido como sendo uma relação social cujo objeto é o bem-estar do outro. Esta relação foi analisada no presente estudo na perspectiva macrossocial, de modo a compreender os entrecruzamentos entre cuidado, classe, gênero, raça e etnia, bem como na perspectiva microssocial, com vistas a captar as técnicas do corpo, os sentidos e significados que constituem as práticas de cuidado das professoras com as(os) bebês no berçário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da observação no contexto do berçário, da análise de documentos e da realização de entrevistas semiestruturadas. O primeiro capítulo contém uma análise do cuidado como sendo um objeto de disputas na Educação Infantil. No segundo capítulo é feita uma incursão no campo das ciências sociais e da saúde, os quais se entrecruzam com a Educação Infantil, de modo a aprofundar nas discussões sobre o cuidado. Este capítulo também traz a construção do objeto desta pesquisa e as perspectivas que nortearam as reflexões sobre o cuidado. O terceiro capítulo refere-se às análises das relações sociais de cuidado, das técnicas, dos significados e sentidos que constituem as relações de cuidado no berçário onde se fez a pesquisa. No quarto capítulo apresentam-se os três tipos de cuidado que se desenvolvem no berçário: cuidado do outro, ensino do cuidado de si e ensino do cuidado com o outro, compreendidos como sendo componentes de uma das esferas do reconhecimento humano, a que constitui o cerne de toda a ética humana. O estudo revela a centralidade do cuidado e educação no contexto do berçário, o qual, por sua vez, pode contribuir para pensar uma pedagogia preocupada com a formação de seres humanos que lutem para que sejam reconhecidas as suas expressões máximas de humanidade. Assim, no decorrer desta luta, poderiam competir menos e cuidar mais uns dos outros.The object of this work are de care relations with the babies, examined as part of a Municipal Unit of Childhood Education. Care is understood as a social relation whose object is the welfare of the other. This relationship was analyzed in the present study on a macro social perspective in order to understand the intersections between care, class, gender, race and ethnicity, as well as micro social perspective, in order to capture the techniques of the body and the meanings that constitute the care practices of the teachers with the babies in the nursery. This is a qualitative research, developed from a observation in the context of the nursery, analysis of documents and semi-structured interviews. The first chapter contains an analysis of care as a dispute object in the context of early childhood education. The second chapter made a foray into the field of social sciences and health, which are interwoven with early childhood education, so as to deepen the discussions about care. This chapter also covers the construction of the object of this research and the perspectives that guided the reflections on care. The third chapter refers to the analysis of social relations of care, techniques of the body, meanings and senses that constitute the care relationships in the nursery where did the research. In the fourth chapter presents the three types of care that develop in the nursery: caring for others, teaching care for yourself and teaching care education for the others, understood as components of one of the spheres of human recognition, which is the core of all human ethics. The study reveals the centrality of care and education in nursery context, which, in turn, can contribute to a pedagogy interested in the formation of human beings who struggle to be recognized their ultimate expressions of humanity. Thus in the course of this struggle, could compete less and take more care of each other.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCuidadoEducação infantilBebêsPedagogiaCuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALerica.tese.final.pdfapplication/pdf1054623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CF73/1/erica.tese.final.pdff8d980a9afac9ec9d447e3c02cf00161MD51TEXTerica.tese.final.pdf.txterica.tese.final.pdf.txtExtracted texttext/plain346174https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CF73/2/erica.tese.final.pdf.txt58fd8f8c0cf5a14d0ed7ed9ba01fe43eMD521843/BUBD-A4CF732019-11-14 22:56:30.953oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A4CF73Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:56:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil
title Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil
spellingShingle Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil
Erica Dumont Pena
Cuidado
Educação infantil
Bebês
Pedagogia
Educação
title_short Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil
title_full Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil
title_fullStr Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil
title_full_unstemmed Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil
title_sort Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil
author Erica Dumont Pena
author_facet Erica Dumont Pena
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isabel de Oliveira e Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Magali dos Reis
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nilson Berenchtein Netto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Iza Rodrigues da Luz
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
dc.contributor.author.fl_str_mv Erica Dumont Pena
contributor_str_mv Isabel de Oliveira e Silva
Magali dos Reis
Nilson Berenchtein Netto
Iza Rodrigues da Luz
Juarez Tarcisio Dayrell
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado
Educação infantil
Bebês
Pedagogia
topic Cuidado
Educação infantil
Bebês
Pedagogia
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
description O objeto deste trabalho são as relações de cuidado com as(os) bebês, analisadas no contexto do berçário de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. O cuidado é entendido como sendo uma relação social cujo objeto é o bem-estar do outro. Esta relação foi analisada no presente estudo na perspectiva macrossocial, de modo a compreender os entrecruzamentos entre cuidado, classe, gênero, raça e etnia, bem como na perspectiva microssocial, com vistas a captar as técnicas do corpo, os sentidos e significados que constituem as práticas de cuidado das professoras com as(os) bebês no berçário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da observação no contexto do berçário, da análise de documentos e da realização de entrevistas semiestruturadas. O primeiro capítulo contém uma análise do cuidado como sendo um objeto de disputas na Educação Infantil. No segundo capítulo é feita uma incursão no campo das ciências sociais e da saúde, os quais se entrecruzam com a Educação Infantil, de modo a aprofundar nas discussões sobre o cuidado. Este capítulo também traz a construção do objeto desta pesquisa e as perspectivas que nortearam as reflexões sobre o cuidado. O terceiro capítulo refere-se às análises das relações sociais de cuidado, das técnicas, dos significados e sentidos que constituem as relações de cuidado no berçário onde se fez a pesquisa. No quarto capítulo apresentam-se os três tipos de cuidado que se desenvolvem no berçário: cuidado do outro, ensino do cuidado de si e ensino do cuidado com o outro, compreendidos como sendo componentes de uma das esferas do reconhecimento humano, a que constitui o cerne de toda a ética humana. O estudo revela a centralidade do cuidado e educação no contexto do berçário, o qual, por sua vez, pode contribuir para pensar uma pedagogia preocupada com a formação de seres humanos que lutem para que sejam reconhecidas as suas expressões máximas de humanidade. Assim, no decorrer desta luta, poderiam competir menos e cuidar mais uns dos outros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T12:06:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T12:06:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CF73
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CF73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CF73/1/erica.tese.final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CF73/2/erica.tese.final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f8d980a9afac9ec9d447e3c02cf00161
58fd8f8c0cf5a14d0ed7ed9ba01fe43e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589496659247104