Representações de gêneros sociais: análise multimodal de textos da coleção de livros didáticos de língua portuguesa mais adotada no Ensino Médio no triênio 2012/2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-AEDMVK |
Resumo: | Dois problemas brasileiros estão diretamente ligados a esta pesquisa: leitura e relações de gêneros sociais. Antes mesmo que o Brasil resolvesse o problema da leitura verbal, as mudanças da modernidade trouxeram para o texto outros modos semióticos como cor, textura, som e imagem, e, com eles, o desafio de leitura de textos compostos por variados signos. O outro problema tratado de forma central nessa pesquisa, muito relacionado ao primeiro, são as relações de gêneros sociais representadas em livros didáticos. Ainda hoje vividas, representadas e construídas na hierarquização entre o feminino e o masculino, modelo binário e essencialista. O corpus da pesquisa é composto por 91 textos em que tanto o feminino, quanto o masculino estão representados, sendo a maioria do gênero tirinha. O objetivo principal foi analisar a representação das relações de gêneros sociais em textos publicados em uma coleção de livro didático da disciplina Língua Portuguesa (LDP). Outro objetivo foi apresentar a possibilidade de uso das categorias da Gramática do Design Visual nas aulas de leitura do Ensino Médio. Para isso, fizemos uma análise detalhada de uma amostragem do corpus usando as categorias da GDV, tendo em vista não analisar somente as tirinhas, para conseguir contribuir com exemplos diversificados de análise para os professores do Ensino Médio. O recorte para análise detalhada de 10 amostras do corpus partiu do critério da presença de conflitos, subversões e confirmações em relação ao discurso hegemônico. Os principais pressupostos teóricos que embasaram este trabalho foram a Semiótica Social na perspectiva da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), a Análise do Discurso Crítica principalmente os estudos de Fairclough (2001), e os estudos sobre gênero social de Joan W. Scott (1995), Connell R. W. (2014), Saffioti (2011), Louro (2003) e Butler (1990, 2001 e 2003). O resultado das análises indica que, apesar de haver subversões da normatização de gênero presentes nos discursos hegemônicos, ainda há uma representação das relações de gêneros sociais marcada pelas normas de comportamento do que é ser feminino e o que é ser masculino, de postura sexista e com valoração para características masculinas em detrimento das femininas. |
id |
UFMG_57c7a0917c384068695f52c5d01ea104 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-AEDMVK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sonia Maria de Oliveira PimentaMaria Carmen Aires GomesRachel Ferreira LoiolaCláudia NatividadeGlaucia Muniz Proenca LaraDelaine Cafiero BicalhoJoseli Ferreira Lira2019-08-11T14:29:14Z2019-08-11T14:29:14Z2016-08-29http://hdl.handle.net/1843/MGSS-AEDMVKDois problemas brasileiros estão diretamente ligados a esta pesquisa: leitura e relações de gêneros sociais. Antes mesmo que o Brasil resolvesse o problema da leitura verbal, as mudanças da modernidade trouxeram para o texto outros modos semióticos como cor, textura, som e imagem, e, com eles, o desafio de leitura de textos compostos por variados signos. O outro problema tratado de forma central nessa pesquisa, muito relacionado ao primeiro, são as relações de gêneros sociais representadas em livros didáticos. Ainda hoje vividas, representadas e construídas na hierarquização entre o feminino e o masculino, modelo binário e essencialista. O corpus da pesquisa é composto por 91 textos em que tanto o feminino, quanto o masculino estão representados, sendo a maioria do gênero tirinha. O objetivo principal foi analisar a representação das relações de gêneros sociais em textos publicados em uma coleção de livro didático da disciplina Língua Portuguesa (LDP). Outro objetivo foi apresentar a possibilidade de uso das categorias da Gramática do Design Visual nas aulas de leitura do Ensino Médio. Para isso, fizemos uma análise detalhada de uma amostragem do corpus usando as categorias da GDV, tendo em vista não analisar somente as tirinhas, para conseguir contribuir com exemplos diversificados de análise para os professores do Ensino Médio. O recorte para análise detalhada de 10 amostras do corpus partiu do critério da presença de conflitos, subversões e confirmações em relação ao discurso hegemônico. Os principais pressupostos teóricos que embasaram este trabalho foram a Semiótica Social na perspectiva da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), a Análise do Discurso Crítica principalmente os estudos de Fairclough (2001), e os estudos sobre gênero social de Joan W. Scott (1995), Connell R. W. (2014), Saffioti (2011), Louro (2003) e Butler (1990, 2001 e 2003). O resultado das análises indica que, apesar de haver subversões da normatização de gênero presentes nos discursos hegemônicos, ainda há uma representação das relações de gêneros sociais marcada pelas normas de comportamento do que é ser feminino e o que é ser masculino, de postura sexista e com valoração para características masculinas em detrimento das femininas.Two Brazilian problems are directly linked to this research: gender relations and social reading. Even before Brazil solved the problem of verbal reading, changes of modernity brought to the text other semiotic modes such as color, texture, sound and image, and with them, the challenge of reading texts composed of various signs. The other problem handled centrally in this research and related to the first, gender social relations are represented in textbooks. Today still lived, represented and constructed in the hierarchy between the feminine and the masculine, binary and essentialist model. The main objective is to analyze the representation of gender social relations in multimodal texts of a Portuguese language textbook (LDP); introducing the possibility of using the categories of the grammar of the Visual Design in reading lessons of high school. The corpus consists of 91 texts in which both the male and the female are represented. The criteria for the selection of the 10 texts of the corpus was the presence of conflicts, subversions and confirmations in relation to hegemonic discourse. The main theoretical assumptions that paved the way of this work were the Critical discourse analysis primarily studies of Fairclough (2001), the Social Semiotics in the perspective of The Grammar of Visual Design of Kress and van Leeuwen (2006) and studies on social genre Joan w. Scott (1995), r. w. Connell (2014) and Butler (1990, 2001 and 2003). The result of the analysis indicates that, even though there are subversions of norms of gender present in hegemonic discourses, there is still the representation of gender social relations are strongly marked by the standardization of behavior than it is to be female and what it means to be masculine, with valuation for male characteristics to in detriment of female.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGêneros textuaisAnálise do discursoSemiótica Aspectos sociaisLingüística textualSexismo nos livros didáticosLivros didáticos Influências tendenciosasGêneros sociaisLeituraMultimodalidadeLivro didáticoRepresentações de gêneros sociais: análise multimodal de textos da coleção de livros didáticos de língua portuguesa mais adotada no Ensino Médio no triênio 2012/2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1259d.pdfapplication/pdf6673413https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-AEDMVK/1/1259d.pdfcbb38e20b0190fe0e986954bd8c6a32cMD51TEXT1259d.pdf.txt1259d.pdf.txtExtracted texttext/plain373028https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-AEDMVK/2/1259d.pdf.txt5c2c898eb4171835fbb7857777fe526aMD521843/MGSS-AEDMVK2019-11-14 05:16:58.583oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-AEDMVKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:16:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações de gêneros sociais: análise multimodal de textos da coleção de livros didáticos de língua portuguesa mais adotada no Ensino Médio no triênio 2012/2014 |
title |
Representações de gêneros sociais: análise multimodal de textos da coleção de livros didáticos de língua portuguesa mais adotada no Ensino Médio no triênio 2012/2014 |
spellingShingle |
Representações de gêneros sociais: análise multimodal de textos da coleção de livros didáticos de língua portuguesa mais adotada no Ensino Médio no triênio 2012/2014 Joseli Ferreira Lira Gêneros sociais Leitura Multimodalidade Livro didático Gêneros textuais Análise do discurso Semiótica Aspectos sociais Lingüística textual Sexismo nos livros didáticos Livros didáticos Influências tendenciosas |
title_short |
Representações de gêneros sociais: análise multimodal de textos da coleção de livros didáticos de língua portuguesa mais adotada no Ensino Médio no triênio 2012/2014 |
title_full |
Representações de gêneros sociais: análise multimodal de textos da coleção de livros didáticos de língua portuguesa mais adotada no Ensino Médio no triênio 2012/2014 |
title_fullStr |
Representações de gêneros sociais: análise multimodal de textos da coleção de livros didáticos de língua portuguesa mais adotada no Ensino Médio no triênio 2012/2014 |
title_full_unstemmed |
Representações de gêneros sociais: análise multimodal de textos da coleção de livros didáticos de língua portuguesa mais adotada no Ensino Médio no triênio 2012/2014 |
title_sort |
Representações de gêneros sociais: análise multimodal de textos da coleção de livros didáticos de língua portuguesa mais adotada no Ensino Médio no triênio 2012/2014 |
author |
Joseli Ferreira Lira |
author_facet |
Joseli Ferreira Lira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sonia Maria de Oliveira Pimenta |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Maria Carmen Aires Gomes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rachel Ferreira Loiola |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cláudia Natividade |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Glaucia Muniz Proenca Lara |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Delaine Cafiero Bicalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joseli Ferreira Lira |
contributor_str_mv |
Sonia Maria de Oliveira Pimenta Maria Carmen Aires Gomes Rachel Ferreira Loiola Cláudia Natividade Glaucia Muniz Proenca Lara Delaine Cafiero Bicalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros sociais Leitura Multimodalidade Livro didático |
topic |
Gêneros sociais Leitura Multimodalidade Livro didático Gêneros textuais Análise do discurso Semiótica Aspectos sociais Lingüística textual Sexismo nos livros didáticos Livros didáticos Influências tendenciosas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gêneros textuais Análise do discurso Semiótica Aspectos sociais Lingüística textual Sexismo nos livros didáticos Livros didáticos Influências tendenciosas |
description |
Dois problemas brasileiros estão diretamente ligados a esta pesquisa: leitura e relações de gêneros sociais. Antes mesmo que o Brasil resolvesse o problema da leitura verbal, as mudanças da modernidade trouxeram para o texto outros modos semióticos como cor, textura, som e imagem, e, com eles, o desafio de leitura de textos compostos por variados signos. O outro problema tratado de forma central nessa pesquisa, muito relacionado ao primeiro, são as relações de gêneros sociais representadas em livros didáticos. Ainda hoje vividas, representadas e construídas na hierarquização entre o feminino e o masculino, modelo binário e essencialista. O corpus da pesquisa é composto por 91 textos em que tanto o feminino, quanto o masculino estão representados, sendo a maioria do gênero tirinha. O objetivo principal foi analisar a representação das relações de gêneros sociais em textos publicados em uma coleção de livro didático da disciplina Língua Portuguesa (LDP). Outro objetivo foi apresentar a possibilidade de uso das categorias da Gramática do Design Visual nas aulas de leitura do Ensino Médio. Para isso, fizemos uma análise detalhada de uma amostragem do corpus usando as categorias da GDV, tendo em vista não analisar somente as tirinhas, para conseguir contribuir com exemplos diversificados de análise para os professores do Ensino Médio. O recorte para análise detalhada de 10 amostras do corpus partiu do critério da presença de conflitos, subversões e confirmações em relação ao discurso hegemônico. Os principais pressupostos teóricos que embasaram este trabalho foram a Semiótica Social na perspectiva da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), a Análise do Discurso Crítica principalmente os estudos de Fairclough (2001), e os estudos sobre gênero social de Joan W. Scott (1995), Connell R. W. (2014), Saffioti (2011), Louro (2003) e Butler (1990, 2001 e 2003). O resultado das análises indica que, apesar de haver subversões da normatização de gênero presentes nos discursos hegemônicos, ainda há uma representação das relações de gêneros sociais marcada pelas normas de comportamento do que é ser feminino e o que é ser masculino, de postura sexista e com valoração para características masculinas em detrimento das femininas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T14:29:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T14:29:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-AEDMVK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-AEDMVK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-AEDMVK/1/1259d.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-AEDMVK/2/1259d.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbb38e20b0190fe0e986954bd8c6a32c 5c2c898eb4171835fbb7857777fe526a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589196264243200 |