Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nayra Lucas Paoli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XPS2
Resumo: Este trabalho objetivou identificar as concepções dos professores das séries iniciais do Ensino Básico sobre a preparação e montagem de uma feira e, a partir disso, elaborar um material com contribuições pedagógicas que possam auxiliar os professores desse segmento de ensino no desenvolvimento de uma feira de ciências. Para isso, o foco da análise desta pesquisa foi o papel do professor no planejamento em cada fase do processo até a culminância que é a feira. Os sujeitos que possibilitaram a elucidação da investigação são professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de três instituições de ensino localizadas em Belo Horizonte. A investigação foi realizada a partir da análise de conteúdo dos questionários respondidos por estes professores, nos quais foram atribuídas as seguintes categorias: escola, professor e processo, que auxiliaram na compreensão da pesquisa. Além disso, o estudo foi apoiado em um referencial teórico voltado para o desenvolvimento das feiras, modelo e funcionalidade, referendados por autores como, Wanderley, Lima, Mancuso, Ormastroni, Pavão, Silva; e, também, à formação dos docentes envolvidos, procurando assim, estabelecer diretrizes pedagógicas que poderiam auxiliar a realização das feiras nas séries iniciais da Educação Básica. Como produto dessa pesquisa, foi desenvolvido um E-book com orientações para o desenvolvimento de uma feira; alicerçando a prática pedagógica proposta em fundamentos teóricos e metodológicos. Todas estas práticas têm como objetivo tornar a feira de ciências um instrumento pedagógico pertinente que visa à melhoria na qualidade do ensino do conteúdo dessa disciplina. Foi possível identificar ao final da pesquisa, algumas conformidades nos dados das três instituições pesquisadas, tais como: o período de realização da culminância do trabalho, o uso de diferentes estratégias para a realização das atividades de ciências para a feira e a importância do desenvolvimento de feiras no ambiente escolar nas séries iniciais, uma vez que possibilitam a aprendizagem de forma significativa e o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos alunos.
id UFMG_57cdcc20b8560e3d06110bef48471265
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2XPS2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Penha das Dores Souza SilvaSanter Alvares de MatosJuarez Melgaco ValadaresNayra Lucas Paoli2019-08-10T21:26:15Z2019-08-10T21:26:15Z2017-12-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XPS2Este trabalho objetivou identificar as concepções dos professores das séries iniciais do Ensino Básico sobre a preparação e montagem de uma feira e, a partir disso, elaborar um material com contribuições pedagógicas que possam auxiliar os professores desse segmento de ensino no desenvolvimento de uma feira de ciências. Para isso, o foco da análise desta pesquisa foi o papel do professor no planejamento em cada fase do processo até a culminância que é a feira. Os sujeitos que possibilitaram a elucidação da investigação são professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de três instituições de ensino localizadas em Belo Horizonte. A investigação foi realizada a partir da análise de conteúdo dos questionários respondidos por estes professores, nos quais foram atribuídas as seguintes categorias: escola, professor e processo, que auxiliaram na compreensão da pesquisa. Além disso, o estudo foi apoiado em um referencial teórico voltado para o desenvolvimento das feiras, modelo e funcionalidade, referendados por autores como, Wanderley, Lima, Mancuso, Ormastroni, Pavão, Silva; e, também, à formação dos docentes envolvidos, procurando assim, estabelecer diretrizes pedagógicas que poderiam auxiliar a realização das feiras nas séries iniciais da Educação Básica. Como produto dessa pesquisa, foi desenvolvido um E-book com orientações para o desenvolvimento de uma feira; alicerçando a prática pedagógica proposta em fundamentos teóricos e metodológicos. Todas estas práticas têm como objetivo tornar a feira de ciências um instrumento pedagógico pertinente que visa à melhoria na qualidade do ensino do conteúdo dessa disciplina. Foi possível identificar ao final da pesquisa, algumas conformidades nos dados das três instituições pesquisadas, tais como: o período de realização da culminância do trabalho, o uso de diferentes estratégias para a realização das atividades de ciências para a feira e a importância do desenvolvimento de feiras no ambiente escolar nas séries iniciais, uma vez que possibilitam a aprendizagem de forma significativa e o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos alunos.This work aimed to identify the conceptions of the teachers of the initial series of Basic Education on the preparation and assembly of a fair and, from this, to elaborate a material with pedagogical contributions that can help the teachers of this segment of education in the development of a science fair . For this, the focus of the analysis of this research was the role of the teacher in the planning in each phase of the process until the culmination that is the fair. The subjects that made possible the elucidation of the investigation are teachers of the initial series of Elementary Education of three educational institutions located in Belo Horizonte. The research was carried out based on the content analysis of the questionnaires answered by these teachers, in which the following categories were assigned: school, teacher and process, which aided in understanding the research. In addition, the study was supported by a theoretical framework aimed at the development of fairs, model and functionality, endorsed by authors such as, Wanderley, Lima, Mancuso, Ormastroni, Pavão, Silva; and also the training of the teachers involved, thus seeking to establish pedagogical guidelines that could help the fairs in the initial series of Basic Education. As a result of this research, an E-book was developed with guidelines for the development of a fair; underpinning the pedagogical practice proposed in theoretical and methodological foundations. All of these practices aim to make the science fair a relevant pedagogical instrument aimed at improving the quality of the teaching of the content of this discipline. It was possible to identify at the end of the research, some conformities in the data of the three studied institutions, such as: the period of culmination of the work, the use of different strategies for the accomplishment of the science activities for the fair and the importance of the development of fairs in the school environment in the initial grades, as they enable meaningful learning and the development of skills important for student training.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiencias (Ensino fundamental) Estudo e ensinoFeiras de Ciências OrganizaçãoEnsino Meios auxiliaresProfessores Formação Ensino de primeiro grauSéries IniciaisEnsino de CiênciasEnsino Fundamental IFeiras de CiênciasOrientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_nayra_lucas_paoli_pdf.pdfapplication/pdf1192511https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XPS2/1/dissertacao_nayra_lucas_paoli_pdf.pdf887afa7b035faf7e626619621439afe1MD51TEXTdissertacao_nayra_lucas_paoli_pdf.pdf.txtdissertacao_nayra_lucas_paoli_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain208952https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XPS2/2/dissertacao_nayra_lucas_paoli_pdf.pdf.txtc222ed7d76cae5315dfd01e802750f54MD521843/BUOS-B2XPS22019-11-14 05:26:02.596oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2XPS2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:26:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores
title Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores
spellingShingle Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores
Nayra Lucas Paoli
Séries Iniciais
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental I
Feiras de Ciências
Educação
Ciencias (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Feiras de Ciências Organização
Ensino Meios auxiliares
Professores Formação Ensino de primeiro grau
title_short Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores
title_full Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores
title_fullStr Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores
title_full_unstemmed Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores
title_sort Orientações didáticas para a realização de feira de ciências nas séries iniciais a partir das concepções de professores
author Nayra Lucas Paoli
author_facet Nayra Lucas Paoli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Penha das Dores Souza Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santer Alvares de Matos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Juarez Melgaco Valadares
dc.contributor.author.fl_str_mv Nayra Lucas Paoli
contributor_str_mv Penha das Dores Souza Silva
Santer Alvares de Matos
Juarez Melgaco Valadares
dc.subject.por.fl_str_mv Séries Iniciais
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental I
Feiras de Ciências
topic Séries Iniciais
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental I
Feiras de Ciências
Educação
Ciencias (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Feiras de Ciências Organização
Ensino Meios auxiliares
Professores Formação Ensino de primeiro grau
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Ciencias (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Feiras de Ciências Organização
Ensino Meios auxiliares
Professores Formação Ensino de primeiro grau
description Este trabalho objetivou identificar as concepções dos professores das séries iniciais do Ensino Básico sobre a preparação e montagem de uma feira e, a partir disso, elaborar um material com contribuições pedagógicas que possam auxiliar os professores desse segmento de ensino no desenvolvimento de uma feira de ciências. Para isso, o foco da análise desta pesquisa foi o papel do professor no planejamento em cada fase do processo até a culminância que é a feira. Os sujeitos que possibilitaram a elucidação da investigação são professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de três instituições de ensino localizadas em Belo Horizonte. A investigação foi realizada a partir da análise de conteúdo dos questionários respondidos por estes professores, nos quais foram atribuídas as seguintes categorias: escola, professor e processo, que auxiliaram na compreensão da pesquisa. Além disso, o estudo foi apoiado em um referencial teórico voltado para o desenvolvimento das feiras, modelo e funcionalidade, referendados por autores como, Wanderley, Lima, Mancuso, Ormastroni, Pavão, Silva; e, também, à formação dos docentes envolvidos, procurando assim, estabelecer diretrizes pedagógicas que poderiam auxiliar a realização das feiras nas séries iniciais da Educação Básica. Como produto dessa pesquisa, foi desenvolvido um E-book com orientações para o desenvolvimento de uma feira; alicerçando a prática pedagógica proposta em fundamentos teóricos e metodológicos. Todas estas práticas têm como objetivo tornar a feira de ciências um instrumento pedagógico pertinente que visa à melhoria na qualidade do ensino do conteúdo dessa disciplina. Foi possível identificar ao final da pesquisa, algumas conformidades nos dados das três instituições pesquisadas, tais como: o período de realização da culminância do trabalho, o uso de diferentes estratégias para a realização das atividades de ciências para a feira e a importância do desenvolvimento de feiras no ambiente escolar nas séries iniciais, uma vez que possibilitam a aprendizagem de forma significativa e o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T21:26:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T21:26:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XPS2
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XPS2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XPS2/1/dissertacao_nayra_lucas_paoli_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XPS2/2/dissertacao_nayra_lucas_paoli_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 887afa7b035faf7e626619621439afe1
c222ed7d76cae5315dfd01e802750f54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589553377771520