Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliette Aparecida Aleixo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJUJ
Resumo: Neste trabalho, investiga-se a condição de autores responsáveis pelo duplo papel de criação dos textos verbal e visual na produção de livros para crianças, visando compreender a categoria autoral de quem escreve e ilustra suas obras. As perguntas formuladas nesse estudo foram as seguintes: Como dialogam a ilustração e a escrita de obras literárias infantis por um mesmo autor? Que autores representam essa tendência, a qual se torna tão frequente hoje no conjunto da produção literária para crianças? O que motiva ilustradores de literatura infantil a se tornarem também escritores? Para essa investigação, foi traçado breve panorama histórico acerca da ilustração de livros de literatura infantil num contexto mais amplo para, em seguida, focalizá-lo, no âmbito brasileiro, enfocando ilustradores, escritores ilustradores dos livros de literatura infantil. A reflexão sobre esse objeto encontra-se ancorada em pressupostos de estudiosos da literatura infantil e teóricos da ilustração de livros infantis. Através de casos representativos da produção editorial brasileira, segundo a especificidade observada, contribui-se para a discussão sobre a produção literária para crianças no Brasil, por meio de análise qualitativa. Para atingir esse objetivo, foram selecionados ilustradores/escritores contemporâneos e verificados aspectos relacionados aos processos criativos desses autores, por meio de dados obtidos em entrevistas, cruzados com a análise de livros que caracterizam o seu processo criativo, considerando-se as narrativas verbal e visual; o projeto gráfico; a capa; a disposição de imagens e textos; as cores e os efeitos que produzem; a diagramação; entre outros elementos que evidenciam o estilo dos ilustradores/escritores.
id UFMG_5b8b7e6bb27a452589be8a47769f388d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9QJJUJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Zelia Versiani MachadoLuís Hellmeister de CamargoRosvita Kolb BernardesCelia Abicalil BelmiroMarta Passos PinheiroEliette Aparecida Aleixo2019-08-13T08:30:41Z2019-08-13T08:30:41Z2014-07-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJUJNeste trabalho, investiga-se a condição de autores responsáveis pelo duplo papel de criação dos textos verbal e visual na produção de livros para crianças, visando compreender a categoria autoral de quem escreve e ilustra suas obras. As perguntas formuladas nesse estudo foram as seguintes: Como dialogam a ilustração e a escrita de obras literárias infantis por um mesmo autor? Que autores representam essa tendência, a qual se torna tão frequente hoje no conjunto da produção literária para crianças? O que motiva ilustradores de literatura infantil a se tornarem também escritores? Para essa investigação, foi traçado breve panorama histórico acerca da ilustração de livros de literatura infantil num contexto mais amplo para, em seguida, focalizá-lo, no âmbito brasileiro, enfocando ilustradores, escritores ilustradores dos livros de literatura infantil. A reflexão sobre esse objeto encontra-se ancorada em pressupostos de estudiosos da literatura infantil e teóricos da ilustração de livros infantis. Através de casos representativos da produção editorial brasileira, segundo a especificidade observada, contribui-se para a discussão sobre a produção literária para crianças no Brasil, por meio de análise qualitativa. Para atingir esse objetivo, foram selecionados ilustradores/escritores contemporâneos e verificados aspectos relacionados aos processos criativos desses autores, por meio de dados obtidos em entrevistas, cruzados com a análise de livros que caracterizam o seu processo criativo, considerando-se as narrativas verbal e visual; o projeto gráfico; a capa; a disposição de imagens e textos; as cores e os efeitos que produzem; a diagramação; entre outros elementos que evidenciam o estilo dos ilustradores/escritores.In this study, we investigate the process of producing childrens books, as written and illustrated by the same author, aiming to understand this dual authorship category. The questions asked in this study were the following: how do the illustration and writing of childrens books engage in a dialogue when they are written by the same author? Which authors represent this trend that becomes so frequent today throughout the literary production for children? What motivates illustrators of childrens literature to become writers? For this investigation, we provide a brief historical overview of childrens book illustration in a broader context so as to spotlight it in the Brazilian context later, focusing on illustrators, and illustrators/writers of books for childrens literature. The view on this subject is anchored in the assumptions of childrens literature scholars and childrens book illustration theorists. Through the representative samples of the Brazilian editorial production, according to the specificity observed, we contribute to the discussion of literature for children in Brazil grounded on a qualitative analysis. In order to achieve this goal, we have selected some contemporary illustrators/writers and examined some aspects related to the creative processes of these authors by means of the data obtained through interviews, cross-checked with the analysis of books featuring its creative process. In this analysis, we have considered the verbal and visual narratives, the graphic design, the cover, the arrangement of images and texts, the colours and the effects they produce, the page layout, among other elements that demonstrate the writers/illustrators style.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIlustradores  Livros ilustrados para criançasLiteratura infanto-juvenil  EducaçãoEscritores brasileiros Artistas como escritores  EscritoresIlustradores/escritoresLiteratura infantilTexto verbalTexto visualPalavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_eliette_aleixo_2014.pdfapplication/pdf37095887https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QJJUJ/1/tese_eliette_aleixo_2014.pdff0ff496de30753757faccdf4a4d4102aMD51TEXTtese_eliette_aleixo_2014.pdf.txttese_eliette_aleixo_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain548364https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QJJUJ/2/tese_eliette_aleixo_2014.pdf.txta03def7f3bfe9faa898903ff7035352cMD521843/BUOS-9QJJUJ2019-11-14 22:11:48.455oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9QJJUJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:11:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância
title Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância
spellingShingle Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância
Eliette Aparecida Aleixo
Ilustradores/escritores
Literatura infantil
Texto verbal
Texto visual
Ilustradores  
Livros ilustrados para crianças
Literatura infanto-juvenil  
Educação
Escritores brasileiros 
Artistas como escritores  
Escritores
title_short Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância
title_full Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância
title_fullStr Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância
title_full_unstemmed Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância
title_sort Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância
author Eliette Aparecida Aleixo
author_facet Eliette Aparecida Aleixo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luís Hellmeister de Camargo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosvita Kolb Bernardes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Celia Abicalil Belmiro
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marta Passos Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Eliette Aparecida Aleixo
contributor_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
Luís Hellmeister de Camargo
Rosvita Kolb Bernardes
Celia Abicalil Belmiro
Marta Passos Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ilustradores/escritores
Literatura infantil
Texto verbal
Texto visual
topic Ilustradores/escritores
Literatura infantil
Texto verbal
Texto visual
Ilustradores  
Livros ilustrados para crianças
Literatura infanto-juvenil  
Educação
Escritores brasileiros 
Artistas como escritores  
Escritores
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ilustradores  
Livros ilustrados para crianças
Literatura infanto-juvenil  
Educação
Escritores brasileiros 
Artistas como escritores  
Escritores
description Neste trabalho, investiga-se a condição de autores responsáveis pelo duplo papel de criação dos textos verbal e visual na produção de livros para crianças, visando compreender a categoria autoral de quem escreve e ilustra suas obras. As perguntas formuladas nesse estudo foram as seguintes: Como dialogam a ilustração e a escrita de obras literárias infantis por um mesmo autor? Que autores representam essa tendência, a qual se torna tão frequente hoje no conjunto da produção literária para crianças? O que motiva ilustradores de literatura infantil a se tornarem também escritores? Para essa investigação, foi traçado breve panorama histórico acerca da ilustração de livros de literatura infantil num contexto mais amplo para, em seguida, focalizá-lo, no âmbito brasileiro, enfocando ilustradores, escritores ilustradores dos livros de literatura infantil. A reflexão sobre esse objeto encontra-se ancorada em pressupostos de estudiosos da literatura infantil e teóricos da ilustração de livros infantis. Através de casos representativos da produção editorial brasileira, segundo a especificidade observada, contribui-se para a discussão sobre a produção literária para crianças no Brasil, por meio de análise qualitativa. Para atingir esse objetivo, foram selecionados ilustradores/escritores contemporâneos e verificados aspectos relacionados aos processos criativos desses autores, por meio de dados obtidos em entrevistas, cruzados com a análise de livros que caracterizam o seu processo criativo, considerando-se as narrativas verbal e visual; o projeto gráfico; a capa; a disposição de imagens e textos; as cores e os efeitos que produzem; a diagramação; entre outros elementos que evidenciam o estilo dos ilustradores/escritores.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:30:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:30:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJUJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJUJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QJJUJ/1/tese_eliette_aleixo_2014.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QJJUJ/2/tese_eliette_aleixo_2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f0ff496de30753757faccdf4a4d4102a
a03def7f3bfe9faa898903ff7035352c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589384661893120