Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJUJ |
Resumo: | Neste trabalho, investiga-se a condição de autores responsáveis pelo duplo papel de criação dos textos verbal e visual na produção de livros para crianças, visando compreender a categoria autoral de quem escreve e ilustra suas obras. As perguntas formuladas nesse estudo foram as seguintes: Como dialogam a ilustração e a escrita de obras literárias infantis por um mesmo autor? Que autores representam essa tendência, a qual se torna tão frequente hoje no conjunto da produção literária para crianças? O que motiva ilustradores de literatura infantil a se tornarem também escritores? Para essa investigação, foi traçado breve panorama histórico acerca da ilustração de livros de literatura infantil num contexto mais amplo para, em seguida, focalizá-lo, no âmbito brasileiro, enfocando ilustradores, escritores ilustradores dos livros de literatura infantil. A reflexão sobre esse objeto encontra-se ancorada em pressupostos de estudiosos da literatura infantil e teóricos da ilustração de livros infantis. Através de casos representativos da produção editorial brasileira, segundo a especificidade observada, contribui-se para a discussão sobre a produção literária para crianças no Brasil, por meio de análise qualitativa. Para atingir esse objetivo, foram selecionados ilustradores/escritores contemporâneos e verificados aspectos relacionados aos processos criativos desses autores, por meio de dados obtidos em entrevistas, cruzados com a análise de livros que caracterizam o seu processo criativo, considerando-se as narrativas verbal e visual; o projeto gráfico; a capa; a disposição de imagens e textos; as cores e os efeitos que produzem; a diagramação; entre outros elementos que evidenciam o estilo dos ilustradores/escritores. |
id |
UFMG_5b8b7e6bb27a452589be8a47769f388d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9QJJUJ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Zelia Versiani MachadoLuís Hellmeister de CamargoRosvita Kolb BernardesCelia Abicalil BelmiroMarta Passos PinheiroEliette Aparecida Aleixo2019-08-13T08:30:41Z2019-08-13T08:30:41Z2014-07-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJUJNeste trabalho, investiga-se a condição de autores responsáveis pelo duplo papel de criação dos textos verbal e visual na produção de livros para crianças, visando compreender a categoria autoral de quem escreve e ilustra suas obras. As perguntas formuladas nesse estudo foram as seguintes: Como dialogam a ilustração e a escrita de obras literárias infantis por um mesmo autor? Que autores representam essa tendência, a qual se torna tão frequente hoje no conjunto da produção literária para crianças? O que motiva ilustradores de literatura infantil a se tornarem também escritores? Para essa investigação, foi traçado breve panorama histórico acerca da ilustração de livros de literatura infantil num contexto mais amplo para, em seguida, focalizá-lo, no âmbito brasileiro, enfocando ilustradores, escritores ilustradores dos livros de literatura infantil. A reflexão sobre esse objeto encontra-se ancorada em pressupostos de estudiosos da literatura infantil e teóricos da ilustração de livros infantis. Através de casos representativos da produção editorial brasileira, segundo a especificidade observada, contribui-se para a discussão sobre a produção literária para crianças no Brasil, por meio de análise qualitativa. Para atingir esse objetivo, foram selecionados ilustradores/escritores contemporâneos e verificados aspectos relacionados aos processos criativos desses autores, por meio de dados obtidos em entrevistas, cruzados com a análise de livros que caracterizam o seu processo criativo, considerando-se as narrativas verbal e visual; o projeto gráfico; a capa; a disposição de imagens e textos; as cores e os efeitos que produzem; a diagramação; entre outros elementos que evidenciam o estilo dos ilustradores/escritores.In this study, we investigate the process of producing childrens books, as written and illustrated by the same author, aiming to understand this dual authorship category. The questions asked in this study were the following: how do the illustration and writing of childrens books engage in a dialogue when they are written by the same author? Which authors represent this trend that becomes so frequent today throughout the literary production for children? What motivates illustrators of childrens literature to become writers? For this investigation, we provide a brief historical overview of childrens book illustration in a broader context so as to spotlight it in the Brazilian context later, focusing on illustrators, and illustrators/writers of books for childrens literature. The view on this subject is anchored in the assumptions of childrens literature scholars and childrens book illustration theorists. Through the representative samples of the Brazilian editorial production, according to the specificity observed, we contribute to the discussion of literature for children in Brazil grounded on a qualitative analysis. In order to achieve this goal, we have selected some contemporary illustrators/writers and examined some aspects related to the creative processes of these authors by means of the data obtained through interviews, cross-checked with the analysis of books featuring its creative process. In this analysis, we have considered the verbal and visual narratives, the graphic design, the cover, the arrangement of images and texts, the colours and the effects they produce, the page layout, among other elements that demonstrate the writers/illustrators style.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIlustradores Livros ilustrados para criançasLiteratura infanto-juvenil EducaçãoEscritores brasileiros Artistas como escritores EscritoresIlustradores/escritoresLiteratura infantilTexto verbalTexto visualPalavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_eliette_aleixo_2014.pdfapplication/pdf37095887https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QJJUJ/1/tese_eliette_aleixo_2014.pdff0ff496de30753757faccdf4a4d4102aMD51TEXTtese_eliette_aleixo_2014.pdf.txttese_eliette_aleixo_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain548364https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QJJUJ/2/tese_eliette_aleixo_2014.pdf.txta03def7f3bfe9faa898903ff7035352cMD521843/BUOS-9QJJUJ2019-11-14 22:11:48.455oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9QJJUJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:11:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância |
title |
Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância |
spellingShingle |
Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância Eliette Aparecida Aleixo Ilustradores/escritores Literatura infantil Texto verbal Texto visual Ilustradores Livros ilustrados para crianças Literatura infanto-juvenil Educação Escritores brasileiros Artistas como escritores Escritores |
title_short |
Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância |
title_full |
Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância |
title_fullStr |
Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância |
title_full_unstemmed |
Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância |
title_sort |
Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância |
author |
Eliette Aparecida Aleixo |
author_facet |
Eliette Aparecida Aleixo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Zelia Versiani Machado |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luís Hellmeister de Camargo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rosvita Kolb Bernardes |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Celia Abicalil Belmiro |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Marta Passos Pinheiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eliette Aparecida Aleixo |
contributor_str_mv |
Maria Zelia Versiani Machado Luís Hellmeister de Camargo Rosvita Kolb Bernardes Celia Abicalil Belmiro Marta Passos Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ilustradores/escritores Literatura infantil Texto verbal Texto visual |
topic |
Ilustradores/escritores Literatura infantil Texto verbal Texto visual Ilustradores Livros ilustrados para crianças Literatura infanto-juvenil Educação Escritores brasileiros Artistas como escritores Escritores |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ilustradores Livros ilustrados para crianças Literatura infanto-juvenil Educação Escritores brasileiros Artistas como escritores Escritores |
description |
Neste trabalho, investiga-se a condição de autores responsáveis pelo duplo papel de criação dos textos verbal e visual na produção de livros para crianças, visando compreender a categoria autoral de quem escreve e ilustra suas obras. As perguntas formuladas nesse estudo foram as seguintes: Como dialogam a ilustração e a escrita de obras literárias infantis por um mesmo autor? Que autores representam essa tendência, a qual se torna tão frequente hoje no conjunto da produção literária para crianças? O que motiva ilustradores de literatura infantil a se tornarem também escritores? Para essa investigação, foi traçado breve panorama histórico acerca da ilustração de livros de literatura infantil num contexto mais amplo para, em seguida, focalizá-lo, no âmbito brasileiro, enfocando ilustradores, escritores ilustradores dos livros de literatura infantil. A reflexão sobre esse objeto encontra-se ancorada em pressupostos de estudiosos da literatura infantil e teóricos da ilustração de livros infantis. Através de casos representativos da produção editorial brasileira, segundo a especificidade observada, contribui-se para a discussão sobre a produção literária para crianças no Brasil, por meio de análise qualitativa. Para atingir esse objetivo, foram selecionados ilustradores/escritores contemporâneos e verificados aspectos relacionados aos processos criativos desses autores, por meio de dados obtidos em entrevistas, cruzados com a análise de livros que caracterizam o seu processo criativo, considerando-se as narrativas verbal e visual; o projeto gráfico; a capa; a disposição de imagens e textos; as cores e os efeitos que produzem; a diagramação; entre outros elementos que evidenciam o estilo dos ilustradores/escritores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T08:30:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T08:30:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJUJ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QJJUJ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QJJUJ/1/tese_eliette_aleixo_2014.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9QJJUJ/2/tese_eliette_aleixo_2014.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0ff496de30753757faccdf4a4d4102a a03def7f3bfe9faa898903ff7035352c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589384661893120 |