Potencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keila Gomes Maciel Lara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8L7J
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi examinar as potencialidades investigativas do uso de um filme de ficção cientifica e comparar as duas metodologias de utilização desse tipo de mídia para responder às seguintes perguntas: o uso de filmes de ficção científica como recurso didático propicia melhores condições para assimilação e fixação do conteúdo trabalhado no Ensino de Ciências? Esse tipo de recurso pode sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais inerentes ao seu cotidiano através de uma atividade investigativa? Para responder estas indagações, foram utilizados como instrumentos de pesquisa a produção escrita dos estudantes, realizada durante toda pesquisa, a comparação das notas de avaliações previstas no calendário escolar da Instituição pesquisada, a observação participante da professora pesquisadora e grupo focal. A pesquisa é de tipo etnográfico e se configurou como uma pesquisa-ação, para o ensino-aprendizagem em Ciências, desenvolvida com três turmas de 9°ano do Ensino Fundamental II numa Escola da rede Particular de Ensino do interior do estado de Minas Gerais, no decorrer do ano letivo de 2012. Tendo como conteúdo programático a temática ambiental, foi escolhido para o desenvolvimento da atividade investigativa o filme de ficção cientifica WALL-E (Stanton, 2008). Foram observadas reações positivas à exibição do filme, como um notável aumento no envolvimento dos estudantes com o desenvolvimento da atividade. Verificou-se que o uso do filme como recurso didático é um bom estimulador para o processo de aprendizagem. As possibilidades investigativas do filme escolhido envolvem, além do enredo principal, a alimentação inadequada e obesidade, o tipo de relacionamento entre as pessoas e, no caso de nossa pesquisa, a relação entre tecnologia, consumismo e a produção de lixo.
id UFMG_5ca341269b6e5cd639b25f82f7a097e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E8L7J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ivan Pontelo CançadoKeila Gomes Maciel Lara2019-08-14T06:39:50Z2019-08-14T06:39:50Z2013-07-06http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8L7JO objetivo desta pesquisa foi examinar as potencialidades investigativas do uso de um filme de ficção cientifica e comparar as duas metodologias de utilização desse tipo de mídia para responder às seguintes perguntas: o uso de filmes de ficção científica como recurso didático propicia melhores condições para assimilação e fixação do conteúdo trabalhado no Ensino de Ciências? Esse tipo de recurso pode sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais inerentes ao seu cotidiano através de uma atividade investigativa? Para responder estas indagações, foram utilizados como instrumentos de pesquisa a produção escrita dos estudantes, realizada durante toda pesquisa, a comparação das notas de avaliações previstas no calendário escolar da Instituição pesquisada, a observação participante da professora pesquisadora e grupo focal. A pesquisa é de tipo etnográfico e se configurou como uma pesquisa-ação, para o ensino-aprendizagem em Ciências, desenvolvida com três turmas de 9°ano do Ensino Fundamental II numa Escola da rede Particular de Ensino do interior do estado de Minas Gerais, no decorrer do ano letivo de 2012. Tendo como conteúdo programático a temática ambiental, foi escolhido para o desenvolvimento da atividade investigativa o filme de ficção cientifica WALL-E (Stanton, 2008). Foram observadas reações positivas à exibição do filme, como um notável aumento no envolvimento dos estudantes com o desenvolvimento da atividade. Verificou-se que o uso do filme como recurso didático é um bom estimulador para o processo de aprendizagem. As possibilidades investigativas do filme escolhido envolvem, além do enredo principal, a alimentação inadequada e obesidade, o tipo de relacionamento entre as pessoas e, no caso de nossa pesquisa, a relação entre tecnologia, consumismo e a produção de lixo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCinema EducaçãoEnsino fundamentalCiência Estudo e ensinoFilmesEducação ambientalEnsino de ciências por investigaçãoEducação em ciênciasRecursos audiovisuais na educaçãoPotencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_keila_gomes_maciel_lara.pdfapplication/pdf826312https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E8L7J/1/monografia_keila_gomes_maciel_lara.pdfb2ca1b8114826054ede4c87f22ee91b8MD51TEXTmonografia_keila_gomes_maciel_lara.pdf.txtmonografia_keila_gomes_maciel_lara.pdf.txtExtracted texttext/plain108614https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E8L7J/2/monografia_keila_gomes_maciel_lara.pdf.txtde3742cf080518ed8f219e1edc3a04e9MD521843/BUBD-9E8L7J2019-11-14 08:14:35.362oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E8L7JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:14:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científica
title Potencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científica
spellingShingle Potencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científica
Keila Gomes Maciel Lara
Educação ambiental
Ensino de ciências por investigação
Educação em ciências
Recursos audiovisuais na educação
Cinema Educação
Ensino fundamental
Ciência Estudo e ensino
Filmes
title_short Potencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científica
title_full Potencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científica
title_fullStr Potencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científica
title_full_unstemmed Potencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científica
title_sort Potencialidades investigativas no ensino de ciências através de filme de ficção científica
author Keila Gomes Maciel Lara
author_facet Keila Gomes Maciel Lara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ivan Pontelo Cançado
dc.contributor.author.fl_str_mv Keila Gomes Maciel Lara
contributor_str_mv Ivan Pontelo Cançado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino de ciências por investigação
Educação em ciências
Recursos audiovisuais na educação
topic Educação ambiental
Ensino de ciências por investigação
Educação em ciências
Recursos audiovisuais na educação
Cinema Educação
Ensino fundamental
Ciência Estudo e ensino
Filmes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cinema Educação
Ensino fundamental
Ciência Estudo e ensino
Filmes
description O objetivo desta pesquisa foi examinar as potencialidades investigativas do uso de um filme de ficção cientifica e comparar as duas metodologias de utilização desse tipo de mídia para responder às seguintes perguntas: o uso de filmes de ficção científica como recurso didático propicia melhores condições para assimilação e fixação do conteúdo trabalhado no Ensino de Ciências? Esse tipo de recurso pode sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais inerentes ao seu cotidiano através de uma atividade investigativa? Para responder estas indagações, foram utilizados como instrumentos de pesquisa a produção escrita dos estudantes, realizada durante toda pesquisa, a comparação das notas de avaliações previstas no calendário escolar da Instituição pesquisada, a observação participante da professora pesquisadora e grupo focal. A pesquisa é de tipo etnográfico e se configurou como uma pesquisa-ação, para o ensino-aprendizagem em Ciências, desenvolvida com três turmas de 9°ano do Ensino Fundamental II numa Escola da rede Particular de Ensino do interior do estado de Minas Gerais, no decorrer do ano letivo de 2012. Tendo como conteúdo programático a temática ambiental, foi escolhido para o desenvolvimento da atividade investigativa o filme de ficção cientifica WALL-E (Stanton, 2008). Foram observadas reações positivas à exibição do filme, como um notável aumento no envolvimento dos estudantes com o desenvolvimento da atividade. Verificou-se que o uso do filme como recurso didático é um bom estimulador para o processo de aprendizagem. As possibilidades investigativas do filme escolhido envolvem, além do enredo principal, a alimentação inadequada e obesidade, o tipo de relacionamento entre as pessoas e, no caso de nossa pesquisa, a relação entre tecnologia, consumismo e a produção de lixo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T06:39:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T06:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8L7J
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8L7J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E8L7J/1/monografia_keila_gomes_maciel_lara.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E8L7J/2/monografia_keila_gomes_maciel_lara.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b2ca1b8114826054ede4c87f22ee91b8
de3742cf080518ed8f219e1edc3a04e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589229443284992