A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Rocha, Marcelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Queiroz, Amanda Berk
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704225
Resumo: Sabendo-se do potencial que o cinema tem para apresentar informações de caráter científico, para o público em geral, é fundamental entender como a ciência vem sendo representada nestas obras. Assim, este estudo teve como objetivo analisar aspectos que problematizam a neutralidade da ciência em filmes de ficção cientifica, entendendo o potencial que têm na divulgação de informações ao público. Foram analisados 14 filmes à luz da análise fílmica e da análise de conteúdo. Constatou-se que a ciência, na maioria dos filmes, não é retratada de forma neutra e, que a intervenção política foi a mais recorrente. Observou-se que os interesses do cientista impactam diretamente na ciência. Considera-se que as reflexões apresentadas são relevantes para o uso dos filmes no ensino, despertando no professor uma leitura crítica antes de inseri-los em sala de aula.
id METO-3_28586b4bc13a37caa5e107ca5acb0db9
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704225
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?EducaçãoCiência; Filmes; Ensino; ProfessorSabendo-se do potencial que o cinema tem para apresentar informações de caráter científico, para o público em geral, é fundamental entender como a ciência vem sendo representada nestas obras. Assim, este estudo teve como objetivo analisar aspectos que problematizam a neutralidade da ciência em filmes de ficção cientifica, entendendo o potencial que têm na divulgação de informações ao público. Foram analisados 14 filmes à luz da análise fílmica e da análise de conteúdo. Constatou-se que a ciência, na maioria dos filmes, não é retratada de forma neutra e, que a intervenção política foi a mais recorrente. Observou-se que os interesses do cientista impactam diretamente na ciência. Considera-se que as reflexões apresentadas são relevantes para o uso dos filmes no ensino, despertando no professor uma leitura crítica antes de inseri-los em sala de aula.Universidade Metodista de PiracicabaCapesCNPq.Borges Rocha, MarceloQueiroz, Amanda Berk2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170422510.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p151-161Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 151-1612238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704225/2616BrasilSeculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-10T18:53:32Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704225Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-05-10T18:53:32Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?
title A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?
spellingShingle A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?
Borges Rocha, Marcelo
Educação
Ciência; Filmes; Ensino; Professor
title_short A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?
title_full A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?
title_fullStr A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?
title_full_unstemmed A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?
title_sort A Ciência é neutra? o que dizem os filmes de ficção científica?
author Borges Rocha, Marcelo
author_facet Borges Rocha, Marcelo
Queiroz, Amanda Berk
author_role author
author2 Queiroz, Amanda Berk
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
CNPq.
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges Rocha, Marcelo
Queiroz, Amanda Berk
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciência; Filmes; Ensino; Professor
topic Educação
Ciência; Filmes; Ensino; Professor
description Sabendo-se do potencial que o cinema tem para apresentar informações de caráter científico, para o público em geral, é fundamental entender como a ciência vem sendo representada nestas obras. Assim, este estudo teve como objetivo analisar aspectos que problematizam a neutralidade da ciência em filmes de ficção cientifica, entendendo o potencial que têm na divulgação de informações ao público. Foram analisados 14 filmes à luz da análise fílmica e da análise de conteúdo. Constatou-se que a ciência, na maioria dos filmes, não é retratada de forma neutra e, que a intervenção política foi a mais recorrente. Observou-se que os interesses do cientista impactam diretamente na ciência. Considera-se que as reflexões apresentadas são relevantes para o uso dos filmes no ensino, despertando no professor uma leitura crítica antes de inseri-los em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704225
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p151-161
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704225
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p151-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704225/2616
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Seculo XXI
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 151-161
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020389756928