Letramento e alfabetização na educação infantil: um debate sobre a apropriação do sistema da escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/47969 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado por meio da observação da prática de ensino desenvolvida na Educação Infantil na Escola Municipal Henriqueta Lisboa da Rede Municipal de Belo Horizonte. A faixa etária das crianças é de três a cinco anos. A proposta foi investigar como aconteceram as práticas de letramento e a inserção da criança no sistema de escrita diante da realidade de uma escola de Ensino Fundamental. Essa pesquisa foi originária de muitas inquietações sobre o que se deve ou não priorizar na Educação Infantil, principalmente a questão da alfabetização e letramento das crianças. Também considerar que esta criança, quando chega ao ambiente escolar, já teve contato com formas de escrita e letramento não cabendo, portanto a escola ignorar este fato e, sim, sistematizar certos conhecimentos sobre o funcionamento da escrita, ampliando suas capacidades e habilidades de leitura e de escrita. A observação iniciou-se em fevereiro de 2014 até maio de 2015, apoiada na fundamentação teórica que considera a psicogênese da língua escrita. Foram feitos diagnósticos e, durante o ano letivo, repetição de aplicação de teste de níveis de escrita para avaliar se, em contato com o ambiente escolar, a criança obteve mudanças nesses níveis de escrita. Os testes indicaram que as crianças evoluíram na aquisição da língua escrita em contato com as práticas de alfabetização e letramento demonstrando um conhecimento entre letras e sons, progredindo na hipótese alfabética. |
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