Acesso e uso dos livros eletrônicos do Portal CAPES: um estudo exploratório na Universidade Federal de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sergio Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKHE6
Resumo: A utilização de livros eletrônicos tem suscitado muitas discussões e preocupado profissionais e cientistas de diversas áreas do conhecimento. Porém, o uso efetivo, o impacto e a aceitação dos livros eletrônicos pela comunidade acadêmica e científica brasileira têm sido pouco estudados. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza milhares de e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES), mas, a escassez de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões como: os usuários conhecem a existência desta fonte e estão usando estes recursos? Existem barreiras ao acesso a esta coleção? Assim, realizou-se um estudo de cunho exploratório e descritivo com uma abordagem quantitativa para fazer um diagnóstico em relação ao uso e a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi feito no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. O referencial teórico norteador do estudo engloba os estudos de usuários da informação, os estudos de uso do Portal CAPES e os estudos de uso de livros eletrônicos feitos no Brasil e no exterior. O instrumento de coleta de dados foi construído com base no modelo para avaliação do sucesso de sistemas de informação de DeLone e McLean, no Technology Acceptance Model (TAM) e na Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT). Com base nestes modelos foi criado um modelo para avaliação do sucesso do serviço de ebooks do Portal CAPES. O questionário online foi aplicado aos professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFMG. A análise dos resultados foi realizada por meio de técnicas de estatística descritiva. Houve retorno de 683 respostas ao questionário online aplicado na UFMG. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES. Os resultados serviram para avaliar a satisfação dos usuários com a qualidade do sistema de busca, da coleção e do serviço de e-books e para verificar aos pontos fortes e fracos da coleção disponível no Portal CAPES. Os resultados também mostram que a maioria dos que conhecem e usam os e-books está apenas parcialmente satisfeita com a qualidade do sistema de busca por livros e com a qualidade ou conteúdo da coleção. Quanto à qualidade do serviço de e-books oferecido pelo Portal CAPES, os usuários em geral estão insatisfeitos. Quanto à intenção em usar a coleção de e-books do Portal CAPES, a maioria dos usuários concorda que tem intenção e planeja continuar usando o serviço nos próximos meses e reconhece que usando mais os e-books poderia melhorar seu desempenho, produtividade e também aumentar a eficácia de sua aprendizagem. Os resultados também mostram as percepções dos não usuários do serviço em relação às principais barreiras individuais e institucionais que impedem o acesso e a plena utilização desses recursos no ambiente acadêmico. Os principais motivos apontados pelos usuários para o não uso da coleção de e-books são: falta de uma divulgação mais expressiva do serviço de e-books na instituição como um todo; por não conhecerem o serviço de e-books do Portal de Periódicos da CAPES; porque ocorrem muitas falhas ou por faltarem opções de conexão à rede WiFi para acessar os ebooks; o design da interface de busca pelos e-books do Portal CAPES é muito confuso; nãoestão disponíveis versões eletrônicas de livros realmente importantes para as atividades acadêmicas dos usuários.
id UFMG_5d5c95e94a28439f6627f86bff0ab3d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARKHE6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Beatriz Valadares CendonCamila Augusta Pires de FigueiredoRicardo Rodrigues BarbosaSergio Ferreira da Silva2019-08-14T04:06:05Z2019-08-14T04:06:05Z2016-08-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKHE6A utilização de livros eletrônicos tem suscitado muitas discussões e preocupado profissionais e cientistas de diversas áreas do conhecimento. Porém, o uso efetivo, o impacto e a aceitação dos livros eletrônicos pela comunidade acadêmica e científica brasileira têm sido pouco estudados. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza milhares de e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES), mas, a escassez de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões como: os usuários conhecem a existência desta fonte e estão usando estes recursos? Existem barreiras ao acesso a esta coleção? Assim, realizou-se um estudo de cunho exploratório e descritivo com uma abordagem quantitativa para fazer um diagnóstico em relação ao uso e a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi feito no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. O referencial teórico norteador do estudo engloba os estudos de usuários da informação, os estudos de uso do Portal CAPES e os estudos de uso de livros eletrônicos feitos no Brasil e no exterior. O instrumento de coleta de dados foi construído com base no modelo para avaliação do sucesso de sistemas de informação de DeLone e McLean, no Technology Acceptance Model (TAM) e na Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT). Com base nestes modelos foi criado um modelo para avaliação do sucesso do serviço de ebooks do Portal CAPES. O questionário online foi aplicado aos professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFMG. A análise dos resultados foi realizada por meio de técnicas de estatística descritiva. Houve retorno de 683 respostas ao questionário online aplicado na UFMG. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES. Os resultados serviram para avaliar a satisfação dos usuários com a qualidade do sistema de busca, da coleção e do serviço de e-books e para verificar aos pontos fortes e fracos da coleção disponível no Portal CAPES. Os resultados também mostram que a maioria dos que conhecem e usam os e-books está apenas parcialmente satisfeita com a qualidade do sistema de busca por livros e com a qualidade ou conteúdo da coleção. Quanto à qualidade do serviço de e-books oferecido pelo Portal CAPES, os usuários em geral estão insatisfeitos. Quanto à intenção em usar a coleção de e-books do Portal CAPES, a maioria dos usuários concorda que tem intenção e planeja continuar usando o serviço nos próximos meses e reconhece que usando mais os e-books poderia melhorar seu desempenho, produtividade e também aumentar a eficácia de sua aprendizagem. Os resultados também mostram as percepções dos não usuários do serviço em relação às principais barreiras individuais e institucionais que impedem o acesso e a plena utilização desses recursos no ambiente acadêmico. Os principais motivos apontados pelos usuários para o não uso da coleção de e-books são: falta de uma divulgação mais expressiva do serviço de e-books na instituição como um todo; por não conhecerem o serviço de e-books do Portal de Periódicos da CAPES; porque ocorrem muitas falhas ou por faltarem opções de conexão à rede WiFi para acessar os ebooks; o design da interface de busca pelos e-books do Portal CAPES é muito confuso; nãoestão disponíveis versões eletrônicas de livros realmente importantes para as atividades acadêmicas dos usuários.The use of electronic books has sparked many discussions and concerned professionals and scientists from various fields of knowledge. However, the actual use and acceptance of electronic books by the Brazilian academic community have been little studied. The CAPES Portal of E-journals, created by the Coordination for Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), provides thousands of e-books to federal institutions of higher education, but the lack of user studies on the use of this collection raised questions such as: do users know about the existence of this source and are there barriers to access to this collection? This was an exploratory and descriptive study with a quantitative approach to make a diagnosis regarding the use of and user satisfaction with the service of e-books offered by the CAPES Portal. The study was conducted at the Federal University of Minas Gerais (UFMG) with the objective of verifying if the user community has access to and uses the collection of e-books from the CAPES Portal. The guiding theoretical framework of the study included the user studies, the research on use of the CAPES Portal and studies on use of e-books. The data collection instrument was based on the Delone and McClean model of success of information systems, on the Technology Acceptance Model (TAM) and on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT). Based on these models a model to evaluate the success of the service of e-books of the CAPES Portal was built. The online questionnaire was applied to graduate and undergraduate students, and to the faculty at UFMG. The analysis of the data was performed using descriptive statistics. There were 683 responses to the online questionnaire at UFMG. Most respondents (73%) do not use the collection of e-books from the CAPES Portal of E-journals. Only 27% of the students and faculty know about and use the e-books service from the Portal of E-journals. The results show that most of those who know about and use the e-books are only partially satisfied with the quality of the search system and the quality or content of the collection at UFMG. As for the quality of the service offered by CAPES Portal, users are generally dissatisfied. Regarding the intention to use the collection of e-books from CAPES Portal, most users intend and plan to continue using the service in the coming months, and acknowledge that using more e-books could improve their performance, productivity and increase the effectiveness of their learning. The results also show the perceptions of non-users of the service on individual and institutional barriers to access and use of these resources in the academic environment. The main reasons cited by users for not using the collection are: the lack of a more significant dissemination of information about the e-book service in the institution as a whole; not knowing about the existence of service of e-books of the CAPES Portal; poor wifi network connection to access the e-books; the confusing search interface design by the CAPES Portal of e-books; lack of availability of electronic versions of books really important for academic activities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da informaçãoBibliotecas de ciência e tecnologia Desenvolvimento da coleçãoServiços de informação Estudos de usuáriosLivros eletrônicosLivro eletrônicoLivro digitalPortal deEstudos de usuáriosE-bookPeriódicos CAPESAcesso e uso dos livros eletrônicos do Portal CAPES: um estudo exploratório na Universidade Federal de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_corrigida_impress_o_final.pdfapplication/pdf6213065https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKHE6/1/disserta__o_corrigida_impress_o_final.pdfb31b04bbc816f2bb110d800a2989d324MD51TEXTdisserta__o_corrigida_impress_o_final.pdf.txtdisserta__o_corrigida_impress_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain431021https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKHE6/2/disserta__o_corrigida_impress_o_final.pdf.txt9bab39541dd6724ee261c4edd6e9d0dbMD521843/BUOS-ARKHE62019-11-14 15:48:35.908oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARKHE6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:48:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acesso e uso dos livros eletrônicos do Portal CAPES: um estudo exploratório na Universidade Federal de Minas Gerais
title Acesso e uso dos livros eletrônicos do Portal CAPES: um estudo exploratório na Universidade Federal de Minas Gerais
spellingShingle Acesso e uso dos livros eletrônicos do Portal CAPES: um estudo exploratório na Universidade Federal de Minas Gerais
Sergio Ferreira da Silva
Livro eletrônico
Livro digital
Portal de
Estudos de usuários
E-book
Periódicos CAPES
Ciência da informação
Bibliotecas de ciência e tecnologia Desenvolvimento da coleção
Serviços de informação Estudos de usuários
Livros eletrônicos
title_short Acesso e uso dos livros eletrônicos do Portal CAPES: um estudo exploratório na Universidade Federal de Minas Gerais
title_full Acesso e uso dos livros eletrônicos do Portal CAPES: um estudo exploratório na Universidade Federal de Minas Gerais
title_fullStr Acesso e uso dos livros eletrônicos do Portal CAPES: um estudo exploratório na Universidade Federal de Minas Gerais
title_full_unstemmed Acesso e uso dos livros eletrônicos do Portal CAPES: um estudo exploratório na Universidade Federal de Minas Gerais
title_sort Acesso e uso dos livros eletrônicos do Portal CAPES: um estudo exploratório na Universidade Federal de Minas Gerais
author Sergio Ferreira da Silva
author_facet Sergio Ferreira da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beatriz Valadares Cendon
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Camila Augusta Pires de Figueiredo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sergio Ferreira da Silva
contributor_str_mv Beatriz Valadares Cendon
Camila Augusta Pires de Figueiredo
Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Livro eletrônico
Livro digital
Portal de
Estudos de usuários
E-book
Periódicos CAPES
topic Livro eletrônico
Livro digital
Portal de
Estudos de usuários
E-book
Periódicos CAPES
Ciência da informação
Bibliotecas de ciência e tecnologia Desenvolvimento da coleção
Serviços de informação Estudos de usuários
Livros eletrônicos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência da informação
Bibliotecas de ciência e tecnologia Desenvolvimento da coleção
Serviços de informação Estudos de usuários
Livros eletrônicos
description A utilização de livros eletrônicos tem suscitado muitas discussões e preocupado profissionais e cientistas de diversas áreas do conhecimento. Porém, o uso efetivo, o impacto e a aceitação dos livros eletrônicos pela comunidade acadêmica e científica brasileira têm sido pouco estudados. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza milhares de e-books para as instituições federais de ensino superior (IFES), mas, a escassez de estudos de usuários sobre o uso desta coleção levantou questões como: os usuários conhecem a existência desta fonte e estão usando estes recursos? Existem barreiras ao acesso a esta coleção? Assim, realizou-se um estudo de cunho exploratório e descritivo com uma abordagem quantitativa para fazer um diagnóstico em relação ao uso e a satisfação dos usuários com o serviço de e-books do Portal CAPES. O estudo foi feito no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo geral de verificar se a comunidade de usuários tem acesso e usa a coleção de e-books do Portal CAPES. O referencial teórico norteador do estudo engloba os estudos de usuários da informação, os estudos de uso do Portal CAPES e os estudos de uso de livros eletrônicos feitos no Brasil e no exterior. O instrumento de coleta de dados foi construído com base no modelo para avaliação do sucesso de sistemas de informação de DeLone e McLean, no Technology Acceptance Model (TAM) e na Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT). Com base nestes modelos foi criado um modelo para avaliação do sucesso do serviço de ebooks do Portal CAPES. O questionário online foi aplicado aos professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFMG. A análise dos resultados foi realizada por meio de técnicas de estatística descritiva. Houve retorno de 683 respostas ao questionário online aplicado na UFMG. A maioria dos respondentes (73%) não usa a coleção de e-books do Portal de Periódicos da CAPES. Apenas 27% dos alunos e professores conhecem e usam, de um modo em geral, o serviço de e-books do Portal CAPES. Os resultados serviram para avaliar a satisfação dos usuários com a qualidade do sistema de busca, da coleção e do serviço de e-books e para verificar aos pontos fortes e fracos da coleção disponível no Portal CAPES. Os resultados também mostram que a maioria dos que conhecem e usam os e-books está apenas parcialmente satisfeita com a qualidade do sistema de busca por livros e com a qualidade ou conteúdo da coleção. Quanto à qualidade do serviço de e-books oferecido pelo Portal CAPES, os usuários em geral estão insatisfeitos. Quanto à intenção em usar a coleção de e-books do Portal CAPES, a maioria dos usuários concorda que tem intenção e planeja continuar usando o serviço nos próximos meses e reconhece que usando mais os e-books poderia melhorar seu desempenho, produtividade e também aumentar a eficácia de sua aprendizagem. Os resultados também mostram as percepções dos não usuários do serviço em relação às principais barreiras individuais e institucionais que impedem o acesso e a plena utilização desses recursos no ambiente acadêmico. Os principais motivos apontados pelos usuários para o não uso da coleção de e-books são: falta de uma divulgação mais expressiva do serviço de e-books na instituição como um todo; por não conhecerem o serviço de e-books do Portal de Periódicos da CAPES; porque ocorrem muitas falhas ou por faltarem opções de conexão à rede WiFi para acessar os ebooks; o design da interface de busca pelos e-books do Portal CAPES é muito confuso; nãoestão disponíveis versões eletrônicas de livros realmente importantes para as atividades acadêmicas dos usuários.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T04:06:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T04:06:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKHE6
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKHE6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKHE6/1/disserta__o_corrigida_impress_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKHE6/2/disserta__o_corrigida_impress_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b31b04bbc816f2bb110d800a2989d324
9bab39541dd6724ee261c4edd6e9d0db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589394738708480