Percepções de graduandos do curso de farmácia da UFMG sobre a prática e competências para atuação na farmácia comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marina Melo Antunes Coelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B32FH9
Resumo: O profissional farmacêutico utiliza os seus conhecimentos em medicamentos para otimizar os resultados de saúde e minimizar problemas relacionados à farmacoterapia, contribuindo para a qualidade de vida dos usuários e da comunidade. O desenvolvimento de competências no curso de graduação em Farmácia é fundamental para preparar os farmacêuticos para a atuação em farmácia comunitária, contribuindo para a promoção da saúde. O objetivo deste estudo, foi avaliar as percepções de graduandos do último ano do curso de Farmácia na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, sobre a prática e as competências para atuação na farmácia comunitária. Foi realizado um estudo transversal com métodos quantitativos e qualitativos, no qual todos os alunos matriculados na disciplina de Estágio em Farmácia I no primeiro semestre de 2017 e que realizaram o estágio efetivamente em farmácias comunitárias públicas ou privadas, foram convidados a participar. O número de estudantes que atendiam a estes critérios de inclusão foi 66. Foi empregado um questionário auto preenchível contendo uma escala Likert, com itens referentes à percepção para atuação na farmácia comunitária, com pontuação variando de um a cinco, de acordo com o nível de concordância do respondente. Para todas as questões, os graduandos poderiam realizar comentários. Sessenta e três alunos (95,45%) responderam espontaneamente aos inquéritos no período de junho a julho de 2017. A maioria das respostas (87,3%) foram de concordância de que o curso desenvolveu competências para a prática profissional na farmácia comunitária. Sessenta e um alunos (96,8%) afirmaram que o estágio aumentou a compreensão deles sobre a atuação farmacêutica na farmácia comunitária. Somente 2 alunos (3,2%) relataram que o estágio não aumentou a compreensão deles sobre a prática profissional neste ramo. Os comentários dos estudantes sugerem que existe uma lacuna na sua preparação para atuação clínica. Recomenda-se a qualificação do curso de Farmácia para o desenvolvimento de competências necessárias à atuação em farmácia comunitária, de forma a incorporar atividades relacionadas ao cuidado farmacêutico e à farmacoterapia
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Foi realizado um estudo transversal com métodos quantitativos e qualitativos, no qual todos os alunos matriculados na disciplina de Estágio em Farmácia I no primeiro semestre de 2017 e que realizaram o estágio efetivamente em farmácias comunitárias públicas ou privadas, foram convidados a participar. O número de estudantes que atendiam a estes critérios de inclusão foi 66. Foi empregado um questionário auto preenchível contendo uma escala Likert, com itens referentes à percepção para atuação na farmácia comunitária, com pontuação variando de um a cinco, de acordo com o nível de concordância do respondente. Para todas as questões, os graduandos poderiam realizar comentários. Sessenta e três alunos (95,45%) responderam espontaneamente aos inquéritos no período de junho a julho de 2017. A maioria das respostas (87,3%) foram de concordância de que o curso desenvolveu competências para a prática profissional na farmácia comunitária. Sessenta e um alunos (96,8%) afirmaram que o estágio aumentou a compreensão deles sobre a atuação farmacêutica na farmácia comunitária. Somente 2 alunos (3,2%) relataram que o estágio não aumentou a compreensão deles sobre a prática profissional neste ramo. Os comentários dos estudantes sugerem que existe uma lacuna na sua preparação para atuação clínica. Recomenda-se a qualificação do curso de Farmácia para o desenvolvimento de competências necessárias à atuação em farmácia comunitária, de forma a incorporar atividades relacionadas ao cuidado farmacêutico e à farmacoterapiaThe pharmacist uses his knowledge in medicines to optimize health outcomes and minimize problems related to pharmacotherapy, contributing to the pacient`s quality of life and to the community. The development of competencies in the undergraduate course in Pharmacy is fundamental to prepare pharmacists to work in community pharmacy, contributing to the health promotion. The objective of this study was to evaluate the perceptions of undergraduate students of the last year of the Pharmacy course at the Faculty of Pharmacy of the Federal University of Minas Gerais, Brazil, about the practice and competencies to perform in the community pharmacy. A cross-sectional study was carried out using quantitative and qualitative methods, in which all students enrolled in the Pharmacy course in the first semester of 2017 and who practiced in public or private community pharmacies, were invited to participate. The number of students meeting these inclusion criteria was 66. A selffilled questionnaire containing a Likert scale was used, with items referring to perception for performance in the community pharmacy, with scores ranging from one to five, according to the level of agreement of the respondent. For all questions, graduates could do comment. Sixty-three students (95.45%) responded spontaneously to the surveys from June to July 2017. Most of the responses (87.3%) were in agreement that the course developed competencies for professional practice in community pharmacy. Sixty-one students (96.8%) stated that the internship increased their understanding of the pharmaceutical activity in the community pharmacy. Only 2 students (3.2%) reported that the internship did not increase their understanding of professional practice in this field. Student comments suggest that there is a gap in their preparation for clinical practice. It is recommended the qualification of the Pharmacy course for the development of competencies necessary to operate in community pharmacy, in order to incorporate activities related to pharmaceutical care and pharmacotherapyUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGFarmácia Estudo e ensinoServiços farmacêuticosServiços de saúde comunitáriaFarmáciaEducação farmacêuticaServiços Comunitários de FarmáciaEducação em FarmáciaEducação Baseada em CompetênciasHabilidades SociaisPercepções de graduandos do curso de farmácia da UFMG sobre a prática e competências para atuação na farmácia comunitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final___marina_coelho.pdfapplication/pdf1090591https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B32FH9/1/trabalho_final___marina_coelho.pdf29200afdbaa903a1c0c580e084d65a0eMD51TEXTtrabalho_final___marina_coelho.pdf.txttrabalho_final___marina_coelho.pdf.txtExtracted texttext/plain162077https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B32FH9/2/trabalho_final___marina_coelho.pdf.txte6172326f38d730cf1de34bf9cb8e08bMD521843/BUOS-B32FH92019-11-14 06:04:13.242oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B32FH9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:04:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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