História de práticas de ensinar-aprender Matemática no Colégio Técnico da UFMG: COLTEC (1969-1997)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelly Maria de Campos Fornero A de Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23PJ3
Resumo: Neste trabalho construímos uma história das práticas de ensinar-aprender Matemática do Colégio Técnico da UFMG Coltec. Foram utilizadas várias fontes, entre as quais se destacam depoimentos de docentes de Matemática que lecionaram nessa escola, bem como de alguns ex-alunos em relação às práticas, experiências e concepções sobre o ensino de Matemática nessa instituição, desde sua criação, em 1969, até o ano de 1997. Visitamos arquivos diversos e bibliotecas públicas e consultamos materiais impressos e digitalizados em busca de informações sobre a escola e nossos depoentes. Entrevistamos o primeiro diretor do Coltec, sete docentes de Matemática e oito exalunos a respeito da fundação do Colégio, metodologias, recursos e materiais didáticos empregados. As conversas foram gravadas, transcritas e originaram dezesseis narrativas, aqui denominadas textualizações. Apoiamo-nos em autores que discutem História Oral, constituição de fontes, memória, lembranças e esquecimentos. Apresentamos narrativas que caracterizam o Colégio Técnico, incluindo aspectos de sua trajetória, com ênfase em seus anos iniciais, para uma maior compreensão do cenário de pesquisa; dissertamos sobre os professores (política de recrutamento, formação, desenvolvimento profissional, concepções de ensino e envolvimento em cursos de capacitação de docentes); focalizamos nos estudantes do Colégio (interesse pela escola, escolha da modalidade técnica, trajetórias profissionais dos egressos e sociabilidade dos alunos); e discorremos sobre as práticas de ensinar-aprender Matemática, que são o cerne da nossa investigação. Destacamos que o entendimento de práticas por nós discutido vai além do trabalho do professor em sala de aula. Assim, comentamos aspectos diversos como o currículo, a rotina, as decisões que os docentes tomavam, pautadas nas suas crenças, seus objetivos, planos de atuação, análise dos materiais, recursos produzidos e utilizados, as relações do Ensino Técnico com o Ensino de Matemática, permanências e rupturas nos modos de ensinar Matemática, ainda que distorcidos pelo tempo. Os resultados encontrados evidenciam que, embora houvesse uma tentativa dos docentes de repensar e incrementar as práticas de Matemática, raramente houve uma abordagem específica para os propósitos dos cursos técnicos.
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Entrevistamos o primeiro diretor do Coltec, sete docentes de Matemática e oito exalunos a respeito da fundação do Colégio, metodologias, recursos e materiais didáticos empregados. As conversas foram gravadas, transcritas e originaram dezesseis narrativas, aqui denominadas textualizações. Apoiamo-nos em autores que discutem História Oral, constituição de fontes, memória, lembranças e esquecimentos. Apresentamos narrativas que caracterizam o Colégio Técnico, incluindo aspectos de sua trajetória, com ênfase em seus anos iniciais, para uma maior compreensão do cenário de pesquisa; dissertamos sobre os professores (política de recrutamento, formação, desenvolvimento profissional, concepções de ensino e envolvimento em cursos de capacitação de docentes); focalizamos nos estudantes do Colégio (interesse pela escola, escolha da modalidade técnica, trajetórias profissionais dos egressos e sociabilidade dos alunos); e discorremos sobre as práticas de ensinar-aprender Matemática, que são o cerne da nossa investigação. Destacamos que o entendimento de práticas por nós discutido vai além do trabalho do professor em sala de aula. Assim, comentamos aspectos diversos como o currículo, a rotina, as decisões que os docentes tomavam, pautadas nas suas crenças, seus objetivos, planos de atuação, análise dos materiais, recursos produzidos e utilizados, as relações do Ensino Técnico com o Ensino de Matemática, permanências e rupturas nos modos de ensinar Matemática, ainda que distorcidos pelo tempo. Os resultados encontrados evidenciam que, embora houvesse uma tentativa dos docentes de repensar e incrementar as práticas de Matemática, raramente houve uma abordagem específica para os propósitos dos cursos técnicos.In this work, we construct a history of the practices of teaching and learning mathematics in Colégio Técnico (Coltec), which is part of the Federal University of Minas Gerais. Various sources are drawn on, including the testimonies of former mathematics teachers and former students, to illustrate the practices, experiences and conceptions of mathematics teaching and learning in this institution, from the time of its establishment in 1969 to 1997. Printed and scanned materials in numerous archives and public libraries were consulted for information relating to the school and our interviewees. We spoke with the first principal of Colégio Tecnico, seven mathematics teachers and eight former students regarding the foundation of the school and the methodologies, resources and didactic materials employed there. These conversations were recorded and transcribed and resulted in sixteen narratives. Our work makes reference to authors who have written about oral history, the constitution of sources, memories, remembrance and forgetfulness. We characterize Colégio Tecnico, including aspects of its trajectory, with an emphasis on the early years, in order to better understand the research environment; teachers (the recruitment policy, training, professional development, conceptions of teaching and participation in training courses taught by other teachers); students (their level of interest in school, choice of a technical orientation, professional trajectories of graduates and the students sociability); and the practices of teaching and learning mathematics, which are at the heart of our research. We emphasize that our understanding of these practices goes beyond the teachers work in the classroom. Hence, we discuss various elements, such as the curriculum; the routine; the decisions made by teachers based on their beliefs, objectives, action plans, resources created and used; the relationship between Technical Teaching and Mathematics Teaching; what has changed and what has remained the same in the way in which mathematics is taught, even if all of these elements have been distorted over time. Our results show that, in spite of teachers attempts to rethink and improve their practices, rarely has an approach been devised specifically for the purposes of technical courses.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Estudo e ensino HistóriaEducaçãoEducação História Séc XXUniversidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico HistóriaMatemática Métodos de ensino HistóriaHistória da educação matemáticaHistória oralColégio técnico da ufmgPráticas de ensinar-aprender matemáticaHistória de práticas de ensinar-aprender Matemática no Colégio Técnico da UFMG: COLTEC (1969-1997)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_doutorado___kelly_melillo_e_maria_l._gomes___2018__ed._matem_tica_.pdfapplication/pdf73410974https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B23PJ3/1/tese_doutorado___kelly_melillo_e_maria_l._gomes___2018__ed._matem_tica_.pdf696794f9d28a5dcc480320d360a21fe4MD51TEXTtese_doutorado___kelly_melillo_e_maria_l._gomes___2018__ed._matem_tica_.pdf.txttese_doutorado___kelly_melillo_e_maria_l._gomes___2018__ed._matem_tica_.pdf.txtExtracted texttext/plain1170025https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B23PJ3/2/tese_doutorado___kelly_melillo_e_maria_l._gomes___2018__ed._matem_tica_.pdf.txt674f248b5291fafa9d644d2a9f592e06MD521843/BUOS-B23PJ32019-11-14 03:10:55.537oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B23PJ3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:10:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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