A práxis do enfermeiro na saúde escolar em creches e Pré-Escolas: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rayanne Silva Benfica
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LNMSN
Resumo: A integração e articulação permanente entre a educação e a saúde no âmbito escolar têm como objetivo, contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O objetivo deste estudo é Discutir o papel do enfermeiro na unidade de educação infantil. A pesquisa foi desenvolvidapor meio da revisão integrativa da literatura, na qual a seleção dos artigos aconteceu no período de abril a dezembro/2013, sendo investigados artigos completos que contemplasse o trabalho de enfermagem na área da educação no Brasil, publicados no período de 2003 á 2013 na base de dados Literatura Latino-Americana e doCaribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Base de Dados de Enfermagem (BDENF), acessado por meio da Biblioteca Virtual em Saúde. Os resultados indicam 112 trabalhos, sendo selecionados 17 artigos, os quais abordam a temática delimitada para a pesquisa. Tais achados evidenciam que as discussões sobre a atuação do enfermeiro na saúde escolar desde muito tempo tem se apresentado como alvo de pesquisadores, sendo um movimento que se intensificou a partir doPrograma Saúde na Escola, direcionamento da saúde escolar. Além disso, observase um destaque para a enfermagem como essencial para o desenvolvimento das ações educativas e assistenciais, afirmando a importância da consulta e avaliação das crianças inseridas na unidade escolar.
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