O enfermeiro como educador no programa Saúde da Família: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina de Oliveira Paiva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P3MF6
Resumo: A educação em saúde é um dos artifícios da promoção da saúde, sendo esta apontada como um eixo essencial na Estratégia Saúde da Família (ESF). Entretanto, no cotidiano da assistência, os enfermeiros encontram dificuldades para concretizá-la. O objetivo do estudo éidentificar como o profissional enfermeiro desenvolve, no âmbito da atenção primária, as ações de educação em saúde para a promoção à saúde. Trata-se de uma revisão integrativa que se baseia na produção científica nacional. Com o desenvolvimento do estudo, verificou-seque os enfermeiros mantém suas ações educativas voltadas para o modelo tradicional. Conclui-se que esses profissionais devem reconhecer a promoção da saúde como uma estratégia para transformar a realidade social e sua própria prática assistencial em uma rotina.
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spelling Walter Batista CicariniAna Carolina de Oliveira Paiva2019-08-10T06:30:09Z2019-08-10T06:30:09Z2014-05-27http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P3MF6A educação em saúde é um dos artifícios da promoção da saúde, sendo esta apontada como um eixo essencial na Estratégia Saúde da Família (ESF). Entretanto, no cotidiano da assistência, os enfermeiros encontram dificuldades para concretizá-la. O objetivo do estudo éidentificar como o profissional enfermeiro desenvolve, no âmbito da atenção primária, as ações de educação em saúde para a promoção à saúde. Trata-se de uma revisão integrativa que se baseia na produção científica nacional. Com o desenvolvimento do estudo, verificou-seque os enfermeiros mantém suas ações educativas voltadas para o modelo tradicional. Conclui-se que esses profissionais devem reconhecer a promoção da saúde como uma estratégia para transformar a realidade social e sua própria prática assistencial em uma rotina.Education in healthness is a tool among the strategies of health promotion, being recognized as an essential way on the Brazilian program, called Estratégia Saúde da Família (Family Health Strategy). However, nurses face up difficulties to implement these tools on routine`s assistance. The main objective of this paper is to identify how nurses apply their techniques on the primary health care, associated with the knowledge on health education in order to promote healthness. This paper is an integrative study based on the national scientific production and the more developed this study, the more it was found that nurses remain their educative actions on the traditional model. It is concluded that such professionals ought to recognize health promotion as a strategy to transform social reality and its own heatlcare practices into a common practice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalPromoção da SaúdeEnfermagemEducação em SaúdeAtenção Primária à SaúdeO enfermeiro como educador no programa Saúde da Família: uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_p_s_gradua__o_polo_formiga__2_.pdfapplication/pdf93125https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P3MF6/1/tcc_p_s_gradua__o_polo_formiga__2_.pdfc48f1f45b80d78fe1a7f410876e91da5MD51TEXTtcc_p_s_gradua__o_polo_formiga__2_.pdf.txttcc_p_s_gradua__o_polo_formiga__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain38246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P3MF6/2/tcc_p_s_gradua__o_polo_formiga__2_.pdf.txt0ce2f6d64029aeae98bd987b80c868dfMD521843/VRNS-9P3MF62019-11-14 07:33:00.782oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P3MF6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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