De Hou para Ozu : tessituras entre Taiwan e Japão em Café Lumière
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/67031 |
Resumo: | Essa pesquisa investiga o que Hou Hsiao-hsien endereça a Yasujiro Ozu em sua obra Café Lumière. Realizado em homenagem ao centenário de nascimento do diretor japonês, a obra mobiliza ao mesmo tempo uma atualização do universo temático do diretor japonês, voltado ao cotidiano na cidade Tóquio, e também vestígios sobre a história de Taiwan. Assim, nos voltamos para a história e o cinema taiwanês, e para a comparação entre as mise-en-scènes dos diretores, observando suas diferenças a partir das ideias de quadro e fluxo, afim de esquadrinhar o que Hou Hsiao-hsien oferece a Yasujiro Ozu na contemporaneidade. |
id |
UFMG_5f3b1f9bb8c1aafc586090050a833420 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/67031 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Roberta Oliveira Veigahttp://lattes.cnpq.br/4890490493310121Luiz Carlos Oliveira JúniorAndré Guimarães Brasilhttp://lattes.cnpq.br/8725055067207730Thiago Rodrigues Lima2024-04-10T18:30:11Z2024-04-10T18:30:11Z2018-08-31http://hdl.handle.net/1843/67031Essa pesquisa investiga o que Hou Hsiao-hsien endereça a Yasujiro Ozu em sua obra Café Lumière. Realizado em homenagem ao centenário de nascimento do diretor japonês, a obra mobiliza ao mesmo tempo uma atualização do universo temático do diretor japonês, voltado ao cotidiano na cidade Tóquio, e também vestígios sobre a história de Taiwan. Assim, nos voltamos para a história e o cinema taiwanês, e para a comparação entre as mise-en-scènes dos diretores, observando suas diferenças a partir das ideias de quadro e fluxo, afim de esquadrinhar o que Hou Hsiao-hsien oferece a Yasujiro Ozu na contemporaneidade.This research investigates what Hou Hsiao-hsien addresses to Yasujiro Ozu in his work Café Lumière. Made in honor of the birth centenary of the Japanese director, the work mobilizes at the same time an update of the thematic universe of the Japanese director, focused on the daily life in the city of Tokyo, where traces of the history of Taiwan also orbit. Thus, we turn to Taiwanese history and cinema and to the comparison of their mise-en-scènes, observing the differences between them from the ideas of frame and flux, in order to probe into what Hou Hsiao-hsien offers to Yasujiro Ozu in contemporary times.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação - TesesCinema - Taiwan - TesesHou, Hsiao-hsien, 1947-Ozu, Yasujiro, 1903-1963Kohi jikô (Filme)Hou Hsiao-hsienYasujiro OzuHistória de TaiwanCinema taiwanêsCotidianoCinema modernoCinema de fluxoCafé LumièreDe Hou para Ozu : tessituras entre Taiwan e Japão em Café Lumièreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL202302_Dissertação_corrigida_final.pdf202302_Dissertação_corrigida_final.pdfapplication/pdf75979459https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67031/4/202302_Dissertac%cc%a7a%cc%83o_corrigida_final.pdf207f69ce7049d156b8996f07930af400MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67031/5/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67031/6/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD561843/670312024-04-10 15:30:11.451oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-04-10T18:30:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De Hou para Ozu : tessituras entre Taiwan e Japão em Café Lumière |
title |
De Hou para Ozu : tessituras entre Taiwan e Japão em Café Lumière |
spellingShingle |
De Hou para Ozu : tessituras entre Taiwan e Japão em Café Lumière Thiago Rodrigues Lima Hou Hsiao-hsien Yasujiro Ozu História de Taiwan Cinema taiwanês Cotidiano Cinema moderno Cinema de fluxo Café Lumière Comunicação - Teses Cinema - Taiwan - Teses Hou, Hsiao-hsien, 1947- Ozu, Yasujiro, 1903-1963 Kohi jikô (Filme) |
title_short |
De Hou para Ozu : tessituras entre Taiwan e Japão em Café Lumière |
title_full |
De Hou para Ozu : tessituras entre Taiwan e Japão em Café Lumière |
title_fullStr |
De Hou para Ozu : tessituras entre Taiwan e Japão em Café Lumière |
title_full_unstemmed |
De Hou para Ozu : tessituras entre Taiwan e Japão em Café Lumière |
title_sort |
De Hou para Ozu : tessituras entre Taiwan e Japão em Café Lumière |
author |
Thiago Rodrigues Lima |
author_facet |
Thiago Rodrigues Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Roberta Oliveira Veiga |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4890490493310121 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luiz Carlos Oliveira Júnior |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
André Guimarães Brasil |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8725055067207730 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thiago Rodrigues Lima |
contributor_str_mv |
Roberta Oliveira Veiga Luiz Carlos Oliveira Júnior André Guimarães Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hou Hsiao-hsien Yasujiro Ozu História de Taiwan Cinema taiwanês Cotidiano Cinema moderno Cinema de fluxo Café Lumière |
topic |
Hou Hsiao-hsien Yasujiro Ozu História de Taiwan Cinema taiwanês Cotidiano Cinema moderno Cinema de fluxo Café Lumière Comunicação - Teses Cinema - Taiwan - Teses Hou, Hsiao-hsien, 1947- Ozu, Yasujiro, 1903-1963 Kohi jikô (Filme) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação - Teses Cinema - Taiwan - Teses Hou, Hsiao-hsien, 1947- Ozu, Yasujiro, 1903-1963 Kohi jikô (Filme) |
description |
Essa pesquisa investiga o que Hou Hsiao-hsien endereça a Yasujiro Ozu em sua obra Café Lumière. Realizado em homenagem ao centenário de nascimento do diretor japonês, a obra mobiliza ao mesmo tempo uma atualização do universo temático do diretor japonês, voltado ao cotidiano na cidade Tóquio, e também vestígios sobre a história de Taiwan. Assim, nos voltamos para a história e o cinema taiwanês, e para a comparação entre as mise-en-scènes dos diretores, observando suas diferenças a partir das ideias de quadro e fluxo, afim de esquadrinhar o que Hou Hsiao-hsien oferece a Yasujiro Ozu na contemporaneidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-10T18:30:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-10T18:30:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/67031 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/67031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67031/4/202302_Dissertac%cc%a7a%cc%83o_corrigida_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67031/5/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67031/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
207f69ce7049d156b8996f07930af400 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589248938409984 |