Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10740 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na temática das culturas afro-brasileiras e africanas. Apresenta dados relativos a um estudo de caso realizado em uma instituição universitária brasileira, tendo como preocupação central a preparação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais. A partir do currículo prescrito, identificamos características que materializam relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais, indicando possibilidades e limites nessa formação de professores. Por meio de conceitos como colonialidade do poder e colonialidade do saber (QUIJANO, 2014) e de razão indolente e ecologia de saberes (SANTOS, 2001; 2002; 2010), realizamos apontamentos sobre os elementos e indícios de como a temática é vista e assumida pela instituição, esboçando-nos um cenário no qual crenças e valores podem ser determinantes das escolhas feitas pela comunidade acadêmica. |
id |
VERACRUZ-0_73bbfe46715d131206a9cccdc67f0e4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10740 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relationsCurrículoFormação de ProfessoresPedagogiaEducação das Relações Étnico-RaciaisEste trabalho tem como objetivo refletir sobre aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na temática das culturas afro-brasileiras e africanas. Apresenta dados relativos a um estudo de caso realizado em uma instituição universitária brasileira, tendo como preocupação central a preparação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais. A partir do currículo prescrito, identificamos características que materializam relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais, indicando possibilidades e limites nessa formação de professores. Por meio de conceitos como colonialidade do poder e colonialidade do saber (QUIJANO, 2014) e de razão indolente e ecologia de saberes (SANTOS, 2001; 2002; 2010), realizamos apontamentos sobre os elementos e indícios de como a temática é vista e assumida pela instituição, esboçando-nos um cenário no qual crenças e valores podem ser determinantes das escolhas feitas pela comunidade acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1074010.34117/bjdv6n5-566Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31576-31600Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31576-31600Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31576-316002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10740/8962Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Vanessa Regina Eleutério2020-06-09T13:25:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10740Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:52.283157Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations |
title |
Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations |
spellingShingle |
Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations Miranda, Vanessa Regina Eleutério Currículo Formação de Professores Pedagogia Educação das Relações Étnico-Raciais |
title_short |
Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations |
title_full |
Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations |
title_fullStr |
Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations |
title_full_unstemmed |
Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations |
title_sort |
Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations |
author |
Miranda, Vanessa Regina Eleutério |
author_facet |
Miranda, Vanessa Regina Eleutério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Vanessa Regina Eleutério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Formação de Professores Pedagogia Educação das Relações Étnico-Raciais |
topic |
Currículo Formação de Professores Pedagogia Educação das Relações Étnico-Raciais |
description |
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na temática das culturas afro-brasileiras e africanas. Apresenta dados relativos a um estudo de caso realizado em uma instituição universitária brasileira, tendo como preocupação central a preparação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais. A partir do currículo prescrito, identificamos características que materializam relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais, indicando possibilidades e limites nessa formação de professores. Por meio de conceitos como colonialidade do poder e colonialidade do saber (QUIJANO, 2014) e de razão indolente e ecologia de saberes (SANTOS, 2001; 2002; 2010), realizamos apontamentos sobre os elementos e indícios de como a temática é vista e assumida pela instituição, esboçando-nos um cenário no qual crenças e valores podem ser determinantes das escolhas feitas pela comunidade acadêmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10740 10.34117/bjdv6n5-566 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10740 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10740/8962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31576-31600 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31576-31600 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31576-31600 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645454309588992 |