Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Vanessa Regina Eleutério
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10740
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na temática das culturas afro-brasileiras e africanas. Apresenta dados relativos a um estudo de caso realizado em uma instituição universitária brasileira, tendo como preocupação central a preparação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais. A partir do currículo prescrito, identificamos características que materializam relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais, indicando possibilidades e limites nessa formação de professores. Por meio de conceitos como colonialidade do poder e colonialidade do saber (QUIJANO, 2014) e de razão indolente e ecologia de saberes (SANTOS, 2001; 2002; 2010), realizamos apontamentos sobre os elementos e indícios de como a temática é vista e assumida pela instituição, esboçando-nos um cenário no qual crenças e valores podem ser determinantes das escolhas feitas pela comunidade acadêmica.
id VERACRUZ-0_73bbfe46715d131206a9cccdc67f0e4b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10740
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relationsCurrículoFormação de ProfessoresPedagogiaEducação das Relações Étnico-RaciaisEste trabalho tem como objetivo refletir sobre aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na temática das culturas afro-brasileiras e africanas. Apresenta dados relativos a um estudo de caso realizado em uma instituição universitária brasileira, tendo como preocupação central a preparação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais. A partir do currículo prescrito, identificamos características que materializam relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais, indicando possibilidades e limites nessa formação de professores. Por meio de conceitos como colonialidade do poder e colonialidade do saber (QUIJANO, 2014) e de razão indolente e ecologia de saberes (SANTOS, 2001; 2002; 2010), realizamos apontamentos sobre os elementos e indícios de como a temática é vista e assumida pela instituição, esboçando-nos um cenário no qual crenças e valores podem ser determinantes das escolhas feitas pela comunidade acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1074010.34117/bjdv6n5-566Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31576-31600Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31576-31600Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31576-316002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10740/8962Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Vanessa Regina Eleutério2020-06-09T13:25:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10740Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:52.283157Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations
title Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations
spellingShingle Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations
Miranda, Vanessa Regina Eleutério
Currículo
Formação de Professores
Pedagogia
Educação das Relações Étnico-Raciais
title_short Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations
title_full Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations
title_fullStr Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations
title_full_unstemmed Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations
title_sort Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais / Teacher training to work with education of ethnic-racial relations
author Miranda, Vanessa Regina Eleutério
author_facet Miranda, Vanessa Regina Eleutério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Vanessa Regina Eleutério
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação de Professores
Pedagogia
Educação das Relações Étnico-Raciais
topic Currículo
Formação de Professores
Pedagogia
Educação das Relações Étnico-Raciais
description Este trabalho tem como objetivo refletir sobre aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na temática das culturas afro-brasileiras e africanas. Apresenta dados relativos a um estudo de caso realizado em uma instituição universitária brasileira, tendo como preocupação central a preparação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais. A partir do currículo prescrito, identificamos características que materializam relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais, indicando possibilidades e limites nessa formação de professores. Por meio de conceitos como colonialidade do poder e colonialidade do saber (QUIJANO, 2014) e de razão indolente e ecologia de saberes (SANTOS, 2001; 2002; 2010), realizamos apontamentos sobre os elementos e indícios de como a temática é vista e assumida pela instituição, esboçando-nos um cenário no qual crenças e valores podem ser determinantes das escolhas feitas pela comunidade acadêmica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10740
10.34117/bjdv6n5-566
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10740
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10740/8962
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31576-31600
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31576-31600
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31576-31600
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645454309588992