As relações interpessoais, a Gestão Democrática e o ensino de qualidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMNHX |
Resumo: | O presente trabalho que pontua sobre As relações interpessoais, a gestão democrática e o ensino de qualidade, foi pautado na análise crítica e cuidadosa do Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Eduardo de Oliveira Prado -Raios de Sol, propondo mostrar como as relações interpessoais são utilizadas e conduzidas de modo a proporcionar um ambiente propício a uma aprendizagem de qualidade. Este trabalho tem como objetivo analisar com bases em referenciais teóricos as maneiras com que asrelações interpessoais, a gestão democrática podem afetar de maneira positiva ou não a construção da cultura escolar. Através das pesquisas bibliográficas entendi que a integração entre todos os atores do processo educacional é fundamental, assim como a postura do gestor, que deve atuar como mediador. Conclui que as relações interpessoais faz parte do currículo oculto de todas as unidades escolares, são responsáveis pela formação cidadã colaborando com o processo de ensino e aprendizagem, pois o clima existente no ambiente escolar fará a diferença nos resultados obtidos na educação escolar. |
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Regina Auxiliadora Barros de SouzaCharles Moreira CunhaElizabeth de Carvalho Diehl de Morais Lopes Ribeir2019-08-11T03:08:20Z2019-08-11T03:08:20Z2014-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMNHXO presente trabalho que pontua sobre As relações interpessoais, a gestão democrática e o ensino de qualidade, foi pautado na análise crítica e cuidadosa do Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Municipal de Educação Infantil Professor José Eduardo de Oliveira Prado -Raios de Sol, propondo mostrar como as relações interpessoais são utilizadas e conduzidas de modo a proporcionar um ambiente propício a uma aprendizagem de qualidade. Este trabalho tem como objetivo analisar com bases em referenciais teóricos as maneiras com que asrelações interpessoais, a gestão democrática podem afetar de maneira positiva ou não a construção da cultura escolar. Através das pesquisas bibliográficas entendi que a integração entre todos os atores do processo educacional é fundamental, assim como a postura do gestor, que deve atuar como mediador. Conclui que as relações interpessoais faz parte do currículo oculto de todas as unidades escolares, são responsáveis pela formação cidadã colaborando com o processo de ensino e aprendizagem, pois o clima existente no ambiente escolar fará a diferença nos resultados obtidos na educação escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores Participação na administração Escolas Organização e administração Professores Ambiente de trabalho Professores Relações trabalhistas Escolas Gestão democrática Educação de qualidadeRelações interpessoaisDemocraciaAs relações interpessoais, a Gestão Democrática e o ensino de qualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_elizabeth_de_carvalho_diehl_de_morais_lopes_ribeiro.pdfapplication/pdf328412https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMNHX/1/tcc_elizabeth_de_carvalho_diehl_de_morais_lopes_ribeiro.pdf9481ac9c572751dd0822186f1f0da6acMD51TEXTtcc_elizabeth_de_carvalho_diehl_de_morais_lopes_ribeiro.pdf.txttcc_elizabeth_de_carvalho_diehl_de_morais_lopes_ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain49337https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMNHX/2/tcc_elizabeth_de_carvalho_diehl_de_morais_lopes_ribeiro.pdf.txt7165c4c1f24361c46fce280e330ab236MD521843/BUBD-9LMNHX2019-11-14 05:59:58.085oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMNHXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:59:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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