Brasil na tel@
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPFY8 |
Resumo: | Brasil na Tel@ é uma unidade didática que visa a promover uma passagem gradativa dos materiais didáticos impressos já consolidados para materiais que possam circular em dispositivos digitais. Assim, inclui gêneros textuais ecritos, orais e multimodais. Pensada para o 2º ano do Ensino Médio e para o professor iniciante no uso das tecnologias digitais em sala de aula, a unidade didática organiza-se em torno do tema Cinema Nacional e convoca diferentes recursos digitais para a exploração temática e das questões relativas aos gêneros nucleares e periféricos envolvidos no tema. Desta forma, por meio de um projeto de letramento constituído de 16 atividades, procura favorecer os multiletramentos simultaneamente ao ensino da língua e da linguagem. As atividades são apresentadas, neste Trabalho de Conclusão de Curso, na forma como o professor visualizaria. Importante ressaltar que o formato apresentado ainda não foi adequado a suporte digital, o que demandaria conhecimentos de web-design. Entretanto, o detalhamento das atividades permite ao leitor vislumbrar o formato apropriado a um suporte digital. |
id |
UFMG_5fef8a52fcb3616052d12e109e14dbca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPFY8 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luciana de OliveiraJordana Lima de Moura Thadei2019-08-13T14:05:12Z2019-08-13T14:05:12Z2014-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPFY8Brasil na Tel@ é uma unidade didática que visa a promover uma passagem gradativa dos materiais didáticos impressos já consolidados para materiais que possam circular em dispositivos digitais. Assim, inclui gêneros textuais ecritos, orais e multimodais. Pensada para o 2º ano do Ensino Médio e para o professor iniciante no uso das tecnologias digitais em sala de aula, a unidade didática organiza-se em torno do tema Cinema Nacional e convoca diferentes recursos digitais para a exploração temática e das questões relativas aos gêneros nucleares e periféricos envolvidos no tema. Desta forma, por meio de um projeto de letramento constituído de 16 atividades, procura favorecer os multiletramentos simultaneamente ao ensino da língua e da linguagem. As atividades são apresentadas, neste Trabalho de Conclusão de Curso, na forma como o professor visualizaria. Importante ressaltar que o formato apresentado ainda não foi adequado a suporte digital, o que demandaria conhecimentos de web-design. Entretanto, o detalhamento das atividades permite ao leitor vislumbrar o formato apropriado a um suporte digital.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaEnsino auxiliado por computadorCinema brasileiroMultiletramentosProjetos de letramentoBrasil na tel@info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALbrasil_na_tela_final_abril_2015.pdfapplication/pdf1476269https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPFY8/1/brasil_na_tela_final_abril_2015.pdf9fb835922f731f1fa4c7f745342ffa9aMD51TEXTbrasil_na_tela_final_abril_2015.pdf.txtbrasil_na_tela_final_abril_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain99753https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPFY8/2/brasil_na_tela_final_abril_2015.pdf.txt874f7be79303cd1a80e4623bd0b21ae0MD521843/BUBD-9ZPFY82019-11-14 23:21:12.629oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPFY8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:21:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brasil na tel@ |
title |
Brasil na tel@ |
spellingShingle |
Brasil na tel@ Jordana Lima de Moura Thadei Cinema brasileiro Multiletramentos Projetos de letramento Ensino à distância Ensino auxiliado por computador |
title_short |
Brasil na tel@ |
title_full |
Brasil na tel@ |
title_fullStr |
Brasil na tel@ |
title_full_unstemmed |
Brasil na tel@ |
title_sort |
Brasil na tel@ |
author |
Jordana Lima de Moura Thadei |
author_facet |
Jordana Lima de Moura Thadei |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luciana de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jordana Lima de Moura Thadei |
contributor_str_mv |
Luciana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema brasileiro Multiletramentos Projetos de letramento |
topic |
Cinema brasileiro Multiletramentos Projetos de letramento Ensino à distância Ensino auxiliado por computador |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino à distância Ensino auxiliado por computador |
description |
Brasil na Tel@ é uma unidade didática que visa a promover uma passagem gradativa dos materiais didáticos impressos já consolidados para materiais que possam circular em dispositivos digitais. Assim, inclui gêneros textuais ecritos, orais e multimodais. Pensada para o 2º ano do Ensino Médio e para o professor iniciante no uso das tecnologias digitais em sala de aula, a unidade didática organiza-se em torno do tema Cinema Nacional e convoca diferentes recursos digitais para a exploração temática e das questões relativas aos gêneros nucleares e periféricos envolvidos no tema. Desta forma, por meio de um projeto de letramento constituído de 16 atividades, procura favorecer os multiletramentos simultaneamente ao ensino da língua e da linguagem. As atividades são apresentadas, neste Trabalho de Conclusão de Curso, na forma como o professor visualizaria. Importante ressaltar que o formato apresentado ainda não foi adequado a suporte digital, o que demandaria conhecimentos de web-design. Entretanto, o detalhamento das atividades permite ao leitor vislumbrar o formato apropriado a um suporte digital. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T14:05:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T14:05:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPFY8 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPFY8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPFY8/1/brasil_na_tela_final_abril_2015.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPFY8/2/brasil_na_tela_final_abril_2015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9fb835922f731f1fa4c7f745342ffa9a 874f7be79303cd1a80e4623bd0b21ae0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589477457723392 |