A construção social do currículo do curso de história da UFMG: uma análise sobre a criação e implantação das disciplinas de prática de ensino e suas repercussões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vyasa Puja Peres Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MAG8S
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de análise a criação e implantação das disciplinas de Prática de Ensino oferecidas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) e suas repercussões para o Departamento de História da UFMG. Buscamos analisar quando, como e por que se deu esse processo de criação e implantação dessas disciplinas no Departamento. Nosso propósito foi o de identificar as mudanças ocorridas na configuração desse curso a partir da criação das disciplinas de Prática de Ensino, buscando analisar também a relação das mudanças curriculares com as ações dos sujeitos envolvidos nessas reformulações. Neste trabalho, empregou-se a concepção de construção social do currículo, do estudioso Ivor Goodson para considerarmos o curso de História da UFMG também como uma construção social. Sendo assim, foi possível observar as relações entre os sujeitos, seus interesses, estratégias e concepções no interior do Departamento de História da UFMG, durante as reformas curriculares desse curso. A abordagem teórico-metodológica adotada foi o estudo de caso. A unidade de análise ou caso desta pesquisa foi a criação e implantação das disciplinas de Prática de Ensino no Departamento de História da UFMG, buscando compreender as repercussões disso para o próprio Departamento e para o curso. Utilizou-se análise documental e entrevistas individuais estruturadas para a coleta dos dados. Chegou-se a conclusão de que todo esse movimento para as reformulações curriculares no curso de História da UFMG na última década, a de 2001 e a de 2009 , foi resultado de grandes disputas e conflitos dentro do Departamento. Como qualquer outra construção social, as modificações no currículo do curso de História da UFMG ocorreram em uma arena, no caso, em que vários interesses, conflitos, relações de poder e dominação aconteceram.
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