Programa Escola Integrada em Belo Horizonte: sentidos e significados atribuídos pelas famílias à ampliação do tempo na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UVMYF |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar quais sentidos e significados são atribuídos ao Programa Escola Integrada (PEI) pelas famílias que inserem seus/suas filhos/as, com idades entre seis e oito anos, nesse Programa. Buscamos compreender quais são os sentidos iniciais para a inserção das crianças no PEI e como esses sentidos são reconstruídos durante o tempo de permanências dos filhos no Programa. Com o objetivo de identificar o público atendido pelas políticas de ampliação da jornada escolar, analisamos as configurações familiares das crianças que participam do Programa Escola Integrada. Para analisar os sentidos atribuídos ao PEI recorremos aos estudos da sociologia da educação que se dedicam a compreender a relação das famílias das classes populares com a escolarização de seus filhos e filhas. Para compreendermos o Programa Escola Integrada analisamos o contexto e as concepções que norteiam a ampliação da jornada escolar no Brasil, buscando referências em experiências públicas de ampliação dessa jornada no país. Em seguida abordamos as políticas recentes que fomentam essa ampliação nas redes municipais, estaduais e federal de ensino. Apresentamos também uma caracterização do PEI em Belo Horizonte, especialmente no tocante às concepções e objetivos que o presidem, tomando como base documentos oficiais e de divulgação desse Programa. Para alcançar o objetivo desta pesquisa realizamos um período de observação em uma escola que aderiu ao Programa, encaminhamos um questionário para as famílias que tem filhos/as entre seis e oito anos matriculados no PEI e, por fim, entrevistamos doze pessoas entre pais, mães e avó que têm filhos/as e neto desta faixa etária, matriculados/as no PEI. Dentre os resultados destacamos que o sentido inicial atribuído ao PEI pelas famílias era voltado para o cuidado sendo reformulado e passando a incluir também os sentidos da socialização, do desenvolvimento da autonomia e de novas aprendizagens. A participação das crianças no PEI proporcionou às famílias perceberem no Programa novas possibilidades educativas, bem como a ampliação das experiências sociais e culturais dos/as filhos/as e neto. |
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Isabel de Oliveira e SilvaIza Rodrigues da LuzLucia Helena Alvarez LeiteLevindo Diniz CarvalhoKassiane dos Santos Oliveira2019-08-10T01:21:56Z2019-08-10T01:21:56Z2014-08-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UVMYFEste trabalho tem por objetivo identificar e analisar quais sentidos e significados são atribuídos ao Programa Escola Integrada (PEI) pelas famílias que inserem seus/suas filhos/as, com idades entre seis e oito anos, nesse Programa. Buscamos compreender quais são os sentidos iniciais para a inserção das crianças no PEI e como esses sentidos são reconstruídos durante o tempo de permanências dos filhos no Programa. Com o objetivo de identificar o público atendido pelas políticas de ampliação da jornada escolar, analisamos as configurações familiares das crianças que participam do Programa Escola Integrada. Para analisar os sentidos atribuídos ao PEI recorremos aos estudos da sociologia da educação que se dedicam a compreender a relação das famílias das classes populares com a escolarização de seus filhos e filhas. Para compreendermos o Programa Escola Integrada analisamos o contexto e as concepções que norteiam a ampliação da jornada escolar no Brasil, buscando referências em experiências públicas de ampliação dessa jornada no país. Em seguida abordamos as políticas recentes que fomentam essa ampliação nas redes municipais, estaduais e federal de ensino. Apresentamos também uma caracterização do PEI em Belo Horizonte, especialmente no tocante às concepções e objetivos que o presidem, tomando como base documentos oficiais e de divulgação desse Programa. Para alcançar o objetivo desta pesquisa realizamos um período de observação em uma escola que aderiu ao Programa, encaminhamos um questionário para as famílias que tem filhos/as entre seis e oito anos matriculados no PEI e, por fim, entrevistamos doze pessoas entre pais, mães e avó que têm filhos/as e neto desta faixa etária, matriculados/as no PEI. Dentre os resultados destacamos que o sentido inicial atribuído ao PEI pelas famílias era voltado para o cuidado sendo reformulado e passando a incluir também os sentidos da socialização, do desenvolvimento da autonomia e de novas aprendizagens. A participação das crianças no PEI proporcionou às famílias perceberem no Programa novas possibilidades educativas, bem como a ampliação das experiências sociais e culturais dos/as filhos/as e neto.This work has the objective to identify and analyses which senses and meaning are attributed to the Programa Escola Integrada (PEI) by families that insert its children with age between six and eight years old. We search comprehend which are the initial senses to the insertion of these children at PEI and how these senses are reconstructed during the time of permanence of the children at the program. With the objective of identifying the audience attended by policies of enlargement of the school journey, we analyze the familiar configurations of the children that participate of the Programa Escola Integrada. For analyzing the attributed senses to PEI we turn on to the studies of Sociology of Education that dedicate to understand the relation of the low middle popular class with the scholarization of their sons and daughters. In due to comprehend the Programa Escola Integrada we analyzed the context and the conceptions that direct the enlargement of school journey in Brazil, searching references in public experiences of enlargement of this journey. In the following we approach the recent policies that foster this enlargement at municipal, state and federal levels of scholarization. We present also a PEI characterization in Belo Horizonte, especially about its conceptions and objectives; taking like base official documents and the program divulgation. To reach the objective of this research we realized a period of observation at a school that adhered to the program; we sent a questionnaire to the families whose children between six or eight years old enrolled at PEI and at the end we interviewed twelve persons, among fathers, mothers and grandmothers that have children and grandsons at this age group. As result we bring out that the initial sense attributed to PEI by the families was related about care being reformulated and passed to include also the senses of socialization of autonomys development and new learning. The participation of the children at PEI proportionated to the families to realize the program as new education possibilities, as well as the enlargement of its social and cultural experiences complementary of sons, daughters and grandsons.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologia educacionalEducaçãoLar e escolaFamília e escolaEscolas de tempo integralEnsino integradoRelação Família-escola e Programa Escola IntegradaFamíliaPrograma Escola Integrada em Belo Horizonte: sentidos e significados atribuídos pelas famílias à ampliação do tempo na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_kassiane_dos_santos_olivira_.pdfapplication/pdf1321527https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9UVMYF/1/dissertacao_kassiane_dos_santos_olivira_.pdf1500d7871a8081eaf4dce26f35268451MD51TEXTdissertacao_kassiane_dos_santos_olivira_.pdf.txtdissertacao_kassiane_dos_santos_olivira_.pdf.txtExtracted texttext/plain292311https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9UVMYF/2/dissertacao_kassiane_dos_santos_olivira_.pdf.txt5f8d70b507093f066301f501e33f637dMD521843/BUOS-9UVMYF2019-11-14 09:04:58.255oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9UVMYFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:04:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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