Família e escola : sentidos e significados atribuídos à educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lais Reno Stabile, 1988-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5555
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Marcia Maria Dias Reis Pacheco
id UNITAU_3c6c934356e085428155d0336c22c551
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5555
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Costa, Lais Reno Stabile, 1988-Prince, Ana EnediSouza, Mariana Aranha de, 1980-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-2022-03-31T22:37:58Z2022-03-31T22:37:58Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5555Orientação: Profa. Dra. Marcia Maria Dias Reis PachecoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2019.Resumo: A relação entre a escola e a família tem despertado um crescente interesse entre os pesquisadores e profissionais da área da educação, devido à sua importância para a educação e o desenvolvimento humano. Este trabalho tem como objetivo compreender os sentidos e significados atribuídos pelos pais e professores à educação escolar, bem como aos papéis que desempenham no desenvolvimento da criança. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista, com pais e professores de alunos do Ensino Fundamental I, a partir de uma abordagem qualitativa - foram utilizadas duas técnicas de coleta de dados: questionário e entrevista. A análise fundamenta-se no Materialismo Dialético de Vygotsky, e os dados coletados foram catalogados e tratados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram a necessidade de promover mudanças na relação família-escola, a fim de estabelecer um processo dialógico: reformular as expectativas da escola quanto à participação dos pais, de acordo com a realidade da comunidade na qual a escola está inserida, e reestruturar os momentos de troca, a fim de orientar os pais sobre o papel estabelecido para eles no ambiente escolar, levando em conta como objetivo principal o avanço na aprendizagem das crianças.Abstract: The relationship between school and the family has attracted increasing interest given its importance for education and human development. This work aims to understand the meanings and meanings, attributed by parents and teachers, of the roles played in child development. The present research was carried out in a school of the municipal public network of a municipality of the Metropolitan Region of Vale do Paraíba Paulista with parents and teachers of elementary students I and consists of a research of qualitative approach, in which two techniques of collection of data, questionnaire and interview. The analysis was carried out through Vygotsky's Dialectical Materialism and the collected data were cataloged and treated by the content analysis of Bardin (2011). The results pointed out that it is necessary to promote changes in the family school relationship, establishing a dialogical process, reformulating the expectations of the school regarding the participation of parents aligned to the reality of the community in which the school is inserted and restructuring the moments of exchange, thus guiding parents about the their role in this environment, considering the main objective of advancing children's learning. The relationship between school and the family has attracted increasing interest given its importance for education and human development. This work aims to understand the meanings and meanings, attributed by parents and teachers, of the roles played in child development. The present research was carried out in a school of the municipal public network of a municipality of the Metropolitan Region of Vale do Paraíba Paulista with parents and teachers of elementary students I and consists of a research of qualitative approach, in which two techniques of collection of data, questionnaire and interview. The analysis was carried out through Vygotsky's Dialectical Materialism and the collected data were cataloged and treated by the content analysis of Bardin (2011). The results pointed out that it is necessary to promote changes in the family school relationship, establishing a dialogical process, reformulating the expectations of the school regarding the participation of parents aligned to the reality of the community in which the school is inserted and restructuring the moments of exchange, thus guiding parents about the their role in this environment, considering the main objective of advancing children's learning.Made available in DSpace on 2022-03-31T22:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lais Reno Stabile Costa.pdf: 1475609 bytes, checksum: f2f7a41a20f22c370bdf5b4041b0fa52 (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (127 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Desenvolvimento humanoFamíliaEscolaFamília e escola : sentidos e significados atribuídos à educação escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLais Reno Stabile Costa.pdfapplication/pdf1475609http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5555/1/Lais%20Reno%20Stabile%20Costa.pdff2f7a41a20f22c370bdf5b4041b0fa52MD5120.500.11874/55552022-05-19 15:26:17.959oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5555Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Família e escola : sentidos e significados atribuídos à educação escolar
title Família e escola : sentidos e significados atribuídos à educação escolar
spellingShingle Família e escola : sentidos e significados atribuídos à educação escolar
Costa, Lais Reno Stabile, 1988-
Desenvolvimento humano
Família
Escola
title_short Família e escola : sentidos e significados atribuídos à educação escolar
title_full Família e escola : sentidos e significados atribuídos à educação escolar
title_fullStr Família e escola : sentidos e significados atribuídos à educação escolar
title_full_unstemmed Família e escola : sentidos e significados atribuídos à educação escolar
title_sort Família e escola : sentidos e significados atribuídos à educação escolar
author Costa, Lais Reno Stabile, 1988-
author_facet Costa, Lais Reno Stabile, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Prince, Ana Enedi
Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Lais Reno Stabile, 1988-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-
contributor_str_mv Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Família
Escola
topic Desenvolvimento humano
Família
Escola
description Orientação: Profa. Dra. Marcia Maria Dias Reis Pacheco
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-31T22:37:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-31T22:37:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5555
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (127 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5555/1/Lais%20Reno%20Stabile%20Costa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2f7a41a20f22c370bdf5b4041b0fa52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844393873768448