Representações sociais do consumo de carne, Belo Horizonte - MG - 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme Santiago de Barros
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8EJQU4
Resumo: A alimentação é modelada pela cultura e está repleta de simbolismos, não se restringindo a um fenômeno biológico. A presente dissertação objetivou identificar as representações sociais do consumo de carne em Belo Horizonte, MG, adotando-se a metodologia qualitativa, tratando-se,portanto, de uma pesquisa qualitativa em representações sociais. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com 34 frequentadores do Mercado Central de Belo Horizonte, que posteriormente foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo. Verificou-se quemajoritariamente o gosto pela carne é representado como uma construção cultural e que carne ocupa o papel central das refeições, servindo, inclusive, de elemento para coesão social. O hábito de abstinência da carne no período da Quaresma, apesar de adotado, mostrou ser incentivado apenas pela tradição e norma da Igreja Católica. Observou-se que a carne vermelha em várias ocasiões tem a ela atribuída, exclusivamente, o significado de carne. Noque diz respeito à saúde, houve grande diversidade de representações, sendo o consumo de carne representado como saudável ou não saudável de acordo com a circunstância. Da mesma forma, quando em evidência o preço da carne, essa transitava de item necessário paraopcional. A carne foi fortemente identificada como fonte de proteína e a carne branca considerada mais saudável que a vermelha. A carne de porco foi representada como gordurosa e potencial transmissora de doenças. Verificou-se que em geral as representações sociais doconsumo da carne são independentes das representações dos animais de produção. Os resultados obtidos podem ser úteis tanto para a indústria da carne quanto para defensores do não consumo da mesma e abrem portas para a realização de pesquisas com recortes maisespecíficos buscando o aprofundamento do estudo de representações sociais de temas particulares relacionados ao consumo de carne.
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O hábito de abstinência da carne no período da Quaresma, apesar de adotado, mostrou ser incentivado apenas pela tradição e norma da Igreja Católica. Observou-se que a carne vermelha em várias ocasiões tem a ela atribuída, exclusivamente, o significado de carne. Noque diz respeito à saúde, houve grande diversidade de representações, sendo o consumo de carne representado como saudável ou não saudável de acordo com a circunstância. Da mesma forma, quando em evidência o preço da carne, essa transitava de item necessário paraopcional. A carne foi fortemente identificada como fonte de proteína e a carne branca considerada mais saudável que a vermelha. A carne de porco foi representada como gordurosa e potencial transmissora de doenças. Verificou-se que em geral as representações sociais doconsumo da carne são independentes das representações dos animais de produção. Os resultados obtidos podem ser úteis tanto para a indústria da carne quanto para defensores do não consumo da mesma e abrem portas para a realização de pesquisas com recortes maisespecíficos buscando o aprofundamento do estudo de representações sociais de temas particulares relacionados ao consumo de carne.Feeding is modeled by culture, being full of symbolisms. It is certainly not restricted to a biological phenomena. The goal of the present dissertation was to identify social representations of meat consumption in Belo Horizonte, Minas Gerais, through qualitative methodology. Semi-structured interviews were conducted with 34 Belo Horizonte Central Market goers and analyzed based on the content analyze technique. It was verified that the taste for meat is mainly represented as a cultural construction and also that meat takes a central part onmeals sometimes being used as an element of social cohesion. Although some people regularly adopt the absence of meat during the period of lent this observance showed to be based only on tradition and Catholic Church norm. It was observed that in several occasions red meat detained exclusively in itself the meaning of meat. There were several representations towards health, being meat consumption represented as being healthy or not healthy depending on thecircumstance. Furthermore, when costs were approached, meat transited from a necessary to an optional item. Meat was strongly identified as a source of protein and white meat was considered healthier than red meat. Pork meat was represented as fat and as a potentialdisease carrier. It could be verified that in general social representations of meat consumption are independent of the representations of production animals. Obtained results may be useful to meat industry as well as to non-consuming defenders, opening the doors to research production with more specific side views. Its aim would be in the deepening of social representations study on particular themes that are meat consumption related.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVeterináriaCarne PesquisaCarne ConsumoRepresentações sociaisPesquisa qualitativaConsumo de carneRepresentações sociaisHorizonteEpidemiologiaMercado Central de BeloRepresentações sociais do consumo de carne, Belo Horizonte - MG - 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_guilherme_barros.pdfapplication/pdf541883https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8EJQU4/1/disserta__o_de_guilherme_barros.pdf190ac1cf4934be5364a981f21f1f3251MD51TEXTdisserta__o_de_guilherme_barros.pdf.txtdisserta__o_de_guilherme_barros.pdf.txtExtracted texttext/plain142268https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8EJQU4/2/disserta__o_de_guilherme_barros.pdf.txtc9eba4dd812352c1d6966abebac04c66MD521843/BUOS-8EJQU42019-11-14 03:26:20.38oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8EJQU4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:26:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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