“Tornar visível o que é visível” - youtuber mirim e subjetividades infantis: uma análise do canal Julia Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heloisa Lopes Silva de Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/46071
Resumo: A presente tese busca analisar como se dá o processo de constituição do modo de vida youtuber mirim, a partir da produção do canal Julia Silva no YouTube, e como a plataforma produz subjetividades infantis na contemporaneidade. As infâncias são múltiplas e inventadas como “produtos sociais e históricos”. A criança desta tese é um “ser do presente” e não “ensaio do futuro”. Dessa forma, entende-se que a sua ação é um desdobramento não só de produção de conteúdo para o canal, mas instauradora de modos de viver e conviver com os inscritos no canal. A perspectiva teórico-analítica que orientou os percursos deste trabalho foi focada nos estudos de Michel Foucault, sobretudo no que se refere ao conceito de produção de subjetividades, e no conceito de instauração dos modos de existência, formulado por Ètienne Souriau. O caminho metodológico trilhado pode ser dividido em três segmentos: construir uma abordagem qualitativa situada em ambiência “plataformizada” constituiu um exercício de torção; problematizar a noção de plataforma como cibercampo inspirada em Néstor García Canclini, ressignificando o ir a campo quando este é uma plataforma empresarial e, portanto, requer entendimento da sua especificidade normativa; e entender como o governo algorítmico atravessa a produção do sujeito. Diante disso, a pesquisa permitiu chegar ao entendimento de que o modo de vida youtuber mirim constitui uma experiência do presente, especificamente da segunda década do século XXI e promove estratégias próprias, que engendram “técnicas de si” para continuar a demandar outros modos de viver. É possível dizer que habitar e fabular maneiras de viver e produzir na plataforma do YouTube é um processo em curso e parece instaurar uma forma de instigar outras crianças a quererem experimentar e atuar como youtuber na produção de outras formas de subjetividades infantis.
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A perspectiva teórico-analítica que orientou os percursos deste trabalho foi focada nos estudos de Michel Foucault, sobretudo no que se refere ao conceito de produção de subjetividades, e no conceito de instauração dos modos de existência, formulado por Ètienne Souriau. O caminho metodológico trilhado pode ser dividido em três segmentos: construir uma abordagem qualitativa situada em ambiência “plataformizada” constituiu um exercício de torção; problematizar a noção de plataforma como cibercampo inspirada em Néstor García Canclini, ressignificando o ir a campo quando este é uma plataforma empresarial e, portanto, requer entendimento da sua especificidade normativa; e entender como o governo algorítmico atravessa a produção do sujeito. Diante disso, a pesquisa permitiu chegar ao entendimento de que o modo de vida youtuber mirim constitui uma experiência do presente, especificamente da segunda década do século XXI e promove estratégias próprias, que engendram “técnicas de si” para continuar a demandar outros modos de viver. É possível dizer que habitar e fabular maneiras de viver e produzir na plataforma do YouTube é um processo em curso e parece instaurar uma forma de instigar outras crianças a quererem experimentar e atuar como youtuber na produção de outras formas de subjetividades infantis.This thesis seeks to analyze how the process of the constitution of the Youtuber-child way of life takes place, based on the production of the Julia Silva channel on YouTube, and how she works in the production of children's subjectivities in contemporary times. Childhoods are multiple and invented as “social and historical products”. The child in this thesis is a “being of the present”, and not an “essay of the future”. In this way, it is understood that its action is an unfolding not only of content production for the channel but also establishing ways of living and living with the channel subscribers. The theoretical-analytical perspective that guided the paths of this work were: Michel Foucault about the production of subjectivities and the establishment of modes of existence found by Ètienne Souriau.The methodological path followed can be divided into three segments: building an qualitative research situated in a “platformed” environment constituted an exercise in twisting; problematize the notion of platform as a “cyber” field inspired by Nestor Garcia Canclini, redefining what it means to go into the field when the field is a business platform and, therefore, requires an understanding of its normative specificity; and understand how algorithmic government crosses the production of a person. Therefore, research allowed us to reach the understanding that the Youtuber-child way of life constitutes an experience of the present, specifically from the second decade of the 21st century, and promoted its strategies, which engender “self techniques" to continue to demand other ways of living It is possible to say that living and fabulate ways of living and producing on the YouTube platform is an ongoing process – and it seems to establish a way of instigating other forms of children's subjectivities.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOSilva, JuliaEducaçãoCelebridades da InternetYoutube (Recurso eletrônico)Internet e criançasSubjetividadeCiberculturaPlataformaYoutuber mirimSubjetividadesModo de existênciaJulia Silva“Tornar visível o que é visível” - youtuber mirim e subjetividades infantis: uma análise do canal Julia Silvainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE - Heloisa Lopes Silva de Andrade FINAL.pdfTESE - Heloisa Lopes Silva de Andrade FINAL.pdfapplication/pdf2032007https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46071/5/TESE%20-%20Heloisa%20Lopes%20Silva%20de%20Andrade%20FINAL.pdf07c397c3cc9ac0742191908d87e6e52eMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46071/6/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD561843/460712022-10-07 10:03:12.091oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-07T13:03:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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