Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39138 |
Resumo: | Esta dissertação propõe uma análise sobre o embate e o vínculo entre tempo e eternidade na obra de Cecília Meireles. O recorte proposto contempla as crônicas publicadas ao longo da década de 1940 e as obras poéticas Mar absoluto e outros poemas e Retrato natural. Essa obra bifronte comporta um vínculo intrincado com o tempo, ao desestabilizar e amalgamar duas concepções distintas: a efemeridade da cronologia e a permanência da eternidade. A partir de um cotejo entre crônica e poesia, procura-se apreender como é realizado um aproveitamento comum de temas e como as duas modalidades estruturam a questão temporal. Nesse sentido, parte-se de alguns eixos temáticos que mobilizam a dúplice perspectiva temporal: o mar, o “eu”, a sombra, a guerra, a natureza, a cidade e a morte. Na configuração desses temas, não há formulação una do tempo, pois ele apresenta um duplo estatuto e é no deslocamento entre o eterno e o transitório que desponta o elemento basilar dessa poética. Além disso, busca-se avaliar como esses regimes temporais foram apresentados na fortuna crítica da autora, pois, embora não tenha adotado uma postura de alienação, Cecília Meireles tampouco assimilou um pertencimento passivo à sua própria época. |
id |
UFMG_6671fe6b266810dbfbe137e6e5152ec3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/39138 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sérgio Alcides Pereira do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/9254941821479342Roberto Alexandre do Carmo SaidLeila Carolina Vilas Boas Gouveahttp://lattes.cnpq.br/2283934948315689Paola Resende Braga Garcia de Araújo2022-01-21T20:38:25Z2022-01-21T20:38:25Z2021-09-30http://hdl.handle.net/1843/39138Esta dissertação propõe uma análise sobre o embate e o vínculo entre tempo e eternidade na obra de Cecília Meireles. O recorte proposto contempla as crônicas publicadas ao longo da década de 1940 e as obras poéticas Mar absoluto e outros poemas e Retrato natural. Essa obra bifronte comporta um vínculo intrincado com o tempo, ao desestabilizar e amalgamar duas concepções distintas: a efemeridade da cronologia e a permanência da eternidade. A partir de um cotejo entre crônica e poesia, procura-se apreender como é realizado um aproveitamento comum de temas e como as duas modalidades estruturam a questão temporal. Nesse sentido, parte-se de alguns eixos temáticos que mobilizam a dúplice perspectiva temporal: o mar, o “eu”, a sombra, a guerra, a natureza, a cidade e a morte. Na configuração desses temas, não há formulação una do tempo, pois ele apresenta um duplo estatuto e é no deslocamento entre o eterno e o transitório que desponta o elemento basilar dessa poética. Além disso, busca-se avaliar como esses regimes temporais foram apresentados na fortuna crítica da autora, pois, embora não tenha adotado uma postura de alienação, Cecília Meireles tampouco assimilou um pertencimento passivo à sua própria época.This dissertation proposes to analyzing the clash and the link between time and eternity in the work of Cecilia Meireles. The proposed contemplates the publication of chronicles throughout the 1940s and the poetic works Mar absoluto e outros poemas and Retrato natural. This bifront work involves an intricate link with time, by destabilizing and amalgamating two distinct conceptions: the ephemerality of chronology and permanence of eternity. From a comparison between chronicle and poetry, we try to understand how a common use of themes is made and how this two modalities structure the temporal question. Thus, it starts from some thematic axes that mobilize the double temporal perspective: the sea, the "self", the shadow, the war, nature, the city and death. In the configuration of these themes there is no one formulation of time: it is presented as a double status and it is in the displacement between the eternal and the transient that emerges as the basic element of this poetic. In addition, it is sought to evaluate how these temporal regimes were presented in the author’s critical fortune, because, although she did not adopt an attitude of alienation, Cecilia Meireles also did not assimilate a passive belonging to her own time.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASMeireles, Cecília, 1901-1964. – Mar absoluto e outros poemas – Crítica e interpretaçãoMeireles, Cecília, 1901-1964. – Retrato natural – Crítica e interpretaçãoTempo na literaturaPoesia brasileira – História e críticaCrônicas brasileiras – História e críticaCecília Meireles;Mar absoluto e outros poemas;Retrato natural;crônica.Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_versão final_Paola Resende.pdfDissertação_versão final_Paola Resende.pdfapplication/pdf2777598https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39138/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_vers%c3%a3o%20final_Paola%20Resende.pdf0f378b05eaf21f7c561af29ae06a4089MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39138/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/391382022-01-21 17:38:26.368oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-01-21T20:38:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa |
title |
Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa |
spellingShingle |
Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa Paola Resende Braga Garcia de Araújo Cecília Meireles; Mar absoluto e outros poemas; Retrato natural; crônica. Meireles, Cecília, 1901-1964. – Mar absoluto e outros poemas – Crítica e interpretação Meireles, Cecília, 1901-1964. – Retrato natural – Crítica e interpretação Tempo na literatura Poesia brasileira – História e crítica Crônicas brasileiras – História e crítica |
title_short |
Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa |
title_full |
Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa |
title_fullStr |
Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa |
title_full_unstemmed |
Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa |
title_sort |
Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa |
author |
Paola Resende Braga Garcia de Araújo |
author_facet |
Paola Resende Braga Garcia de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sérgio Alcides Pereira do Amaral |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9254941821479342 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Roberto Alexandre do Carmo Said |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Leila Carolina Vilas Boas Gouvea |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2283934948315689 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paola Resende Braga Garcia de Araújo |
contributor_str_mv |
Sérgio Alcides Pereira do Amaral Roberto Alexandre do Carmo Said Leila Carolina Vilas Boas Gouvea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cecília Meireles; Mar absoluto e outros poemas; Retrato natural; crônica. |
topic |
Cecília Meireles; Mar absoluto e outros poemas; Retrato natural; crônica. Meireles, Cecília, 1901-1964. – Mar absoluto e outros poemas – Crítica e interpretação Meireles, Cecília, 1901-1964. – Retrato natural – Crítica e interpretação Tempo na literatura Poesia brasileira – História e crítica Crônicas brasileiras – História e crítica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Meireles, Cecília, 1901-1964. – Mar absoluto e outros poemas – Crítica e interpretação Meireles, Cecília, 1901-1964. – Retrato natural – Crítica e interpretação Tempo na literatura Poesia brasileira – História e crítica Crônicas brasileiras – História e crítica |
description |
Esta dissertação propõe uma análise sobre o embate e o vínculo entre tempo e eternidade na obra de Cecília Meireles. O recorte proposto contempla as crônicas publicadas ao longo da década de 1940 e as obras poéticas Mar absoluto e outros poemas e Retrato natural. Essa obra bifronte comporta um vínculo intrincado com o tempo, ao desestabilizar e amalgamar duas concepções distintas: a efemeridade da cronologia e a permanência da eternidade. A partir de um cotejo entre crônica e poesia, procura-se apreender como é realizado um aproveitamento comum de temas e como as duas modalidades estruturam a questão temporal. Nesse sentido, parte-se de alguns eixos temáticos que mobilizam a dúplice perspectiva temporal: o mar, o “eu”, a sombra, a guerra, a natureza, a cidade e a morte. Na configuração desses temas, não há formulação una do tempo, pois ele apresenta um duplo estatuto e é no deslocamento entre o eterno e o transitório que desponta o elemento basilar dessa poética. Além disso, busca-se avaliar como esses regimes temporais foram apresentados na fortuna crítica da autora, pois, embora não tenha adotado uma postura de alienação, Cecília Meireles tampouco assimilou um pertencimento passivo à sua própria época. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-21T20:38:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-21T20:38:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/39138 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/39138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39138/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_vers%c3%a3o%20final_Paola%20Resende.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39138/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f378b05eaf21f7c561af29ae06a4089 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589303449681920 |