Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paola Resende Braga Garcia de Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39138
Resumo: Esta dissertação propõe uma análise sobre o embate e o vínculo entre tempo e eternidade na obra de Cecília Meireles. O recorte proposto contempla as crônicas publicadas ao longo da década de 1940 e as obras poéticas Mar absoluto e outros poemas e Retrato natural. Essa obra bifronte comporta um vínculo intrincado com o tempo, ao desestabilizar e amalgamar duas concepções distintas: a efemeridade da cronologia e a permanência da eternidade. A partir de um cotejo entre crônica e poesia, procura-se apreender como é realizado um aproveitamento comum de temas e como as duas modalidades estruturam a questão temporal. Nesse sentido, parte-se de alguns eixos temáticos que mobilizam a dúplice perspectiva temporal: o mar, o “eu”, a sombra, a guerra, a natureza, a cidade e a morte. Na configuração desses temas, não há formulação una do tempo, pois ele apresenta um duplo estatuto e é no deslocamento entre o eterno e o transitório que desponta o elemento basilar dessa poética. Além disso, busca-se avaliar como esses regimes temporais foram apresentados na fortuna crítica da autora, pois, embora não tenha adotado uma postura de alienação, Cecília Meireles tampouco assimilou um pertencimento passivo à sua própria época.
id UFMG_6671fe6b266810dbfbe137e6e5152ec3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/39138
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sérgio Alcides Pereira do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/9254941821479342Roberto Alexandre do Carmo SaidLeila Carolina Vilas Boas Gouveahttp://lattes.cnpq.br/2283934948315689Paola Resende Braga Garcia de Araújo2022-01-21T20:38:25Z2022-01-21T20:38:25Z2021-09-30http://hdl.handle.net/1843/39138Esta dissertação propõe uma análise sobre o embate e o vínculo entre tempo e eternidade na obra de Cecília Meireles. O recorte proposto contempla as crônicas publicadas ao longo da década de 1940 e as obras poéticas Mar absoluto e outros poemas e Retrato natural. Essa obra bifronte comporta um vínculo intrincado com o tempo, ao desestabilizar e amalgamar duas concepções distintas: a efemeridade da cronologia e a permanência da eternidade. A partir de um cotejo entre crônica e poesia, procura-se apreender como é realizado um aproveitamento comum de temas e como as duas modalidades estruturam a questão temporal. Nesse sentido, parte-se de alguns eixos temáticos que mobilizam a dúplice perspectiva temporal: o mar, o “eu”, a sombra, a guerra, a natureza, a cidade e a morte. Na configuração desses temas, não há formulação una do tempo, pois ele apresenta um duplo estatuto e é no deslocamento entre o eterno e o transitório que desponta o elemento basilar dessa poética. Além disso, busca-se avaliar como esses regimes temporais foram apresentados na fortuna crítica da autora, pois, embora não tenha adotado uma postura de alienação, Cecília Meireles tampouco assimilou um pertencimento passivo à sua própria época.This dissertation proposes to analyzing the clash and the link between time and eternity in the work of Cecilia Meireles. The proposed contemplates the publication of chronicles throughout the 1940s and the poetic works Mar absoluto e outros poemas and Retrato natural. This bifront work involves an intricate link with time, by destabilizing and amalgamating two distinct conceptions: the ephemerality of chronology and permanence of eternity. From a comparison between chronicle and poetry, we try to understand how a common use of themes is made and how this two modalities structure the temporal question. Thus, it starts from some thematic axes that mobilize the double temporal perspective: the sea, the "self", the shadow, the war, nature, the city and death. In the configuration of these themes there is no one formulation of time: it is presented as a double status and it is in the displacement between the eternal and the transient that emerges as the basic element of this poetic. In addition, it is sought to evaluate how these temporal regimes were presented in the author’s critical fortune, because, although she did not adopt an attitude of alienation, Cecilia Meireles also did not assimilate a passive belonging to her own time.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASMeireles, Cecília, 1901-1964. – Mar absoluto e outros poemas – Crítica e interpretaçãoMeireles, Cecília, 1901-1964. – Retrato natural – Crítica e interpretaçãoTempo na literaturaPoesia brasileira – História e críticaCrônicas brasileiras – História e críticaCecília Meireles;Mar absoluto e outros poemas;Retrato natural;crônica.Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_versão final_Paola Resende.pdfDissertação_versão final_Paola Resende.pdfapplication/pdf2777598https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39138/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_vers%c3%a3o%20final_Paola%20Resende.pdf0f378b05eaf21f7c561af29ae06a4089MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39138/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/391382022-01-21 17:38:26.368oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-01-21T20:38:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa
title Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa
spellingShingle Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa
Paola Resende Braga Garcia de Araújo
Cecília Meireles;
Mar absoluto e outros poemas;
Retrato natural;
crônica.
Meireles, Cecília, 1901-1964. – Mar absoluto e outros poemas – Crítica e interpretação
Meireles, Cecília, 1901-1964. – Retrato natural – Crítica e interpretação
Tempo na literatura
Poesia brasileira – História e crítica
Crônicas brasileiras – História e crítica
title_short Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa
title_full Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa
title_fullStr Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa
title_full_unstemmed Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa
title_sort Praias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosa
author Paola Resende Braga Garcia de Araújo
author_facet Paola Resende Braga Garcia de Araújo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sérgio Alcides Pereira do Amaral
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9254941821479342
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roberto Alexandre do Carmo Said
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leila Carolina Vilas Boas Gouvea
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2283934948315689
dc.contributor.author.fl_str_mv Paola Resende Braga Garcia de Araújo
contributor_str_mv Sérgio Alcides Pereira do Amaral
Roberto Alexandre do Carmo Said
Leila Carolina Vilas Boas Gouvea
dc.subject.por.fl_str_mv Cecília Meireles;
Mar absoluto e outros poemas;
Retrato natural;
crônica.
topic Cecília Meireles;
Mar absoluto e outros poemas;
Retrato natural;
crônica.
Meireles, Cecília, 1901-1964. – Mar absoluto e outros poemas – Crítica e interpretação
Meireles, Cecília, 1901-1964. – Retrato natural – Crítica e interpretação
Tempo na literatura
Poesia brasileira – História e crítica
Crônicas brasileiras – História e crítica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Meireles, Cecília, 1901-1964. – Mar absoluto e outros poemas – Crítica e interpretação
Meireles, Cecília, 1901-1964. – Retrato natural – Crítica e interpretação
Tempo na literatura
Poesia brasileira – História e crítica
Crônicas brasileiras – História e crítica
description Esta dissertação propõe uma análise sobre o embate e o vínculo entre tempo e eternidade na obra de Cecília Meireles. O recorte proposto contempla as crônicas publicadas ao longo da década de 1940 e as obras poéticas Mar absoluto e outros poemas e Retrato natural. Essa obra bifronte comporta um vínculo intrincado com o tempo, ao desestabilizar e amalgamar duas concepções distintas: a efemeridade da cronologia e a permanência da eternidade. A partir de um cotejo entre crônica e poesia, procura-se apreender como é realizado um aproveitamento comum de temas e como as duas modalidades estruturam a questão temporal. Nesse sentido, parte-se de alguns eixos temáticos que mobilizam a dúplice perspectiva temporal: o mar, o “eu”, a sombra, a guerra, a natureza, a cidade e a morte. Na configuração desses temas, não há formulação una do tempo, pois ele apresenta um duplo estatuto e é no deslocamento entre o eterno e o transitório que desponta o elemento basilar dessa poética. Além disso, busca-se avaliar como esses regimes temporais foram apresentados na fortuna crítica da autora, pois, embora não tenha adotado uma postura de alienação, Cecília Meireles tampouco assimilou um pertencimento passivo à sua própria época.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-21T20:38:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-21T20:38:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/39138
url http://hdl.handle.net/1843/39138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39138/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_vers%c3%a3o%20final_Paola%20Resende.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39138/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f378b05eaf21f7c561af29ae06a4089
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589303449681920