Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cláudia Regina Adriazen Lapouble
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HSE
Resumo: Este trabalho procura pelas relações possíveis entre estudos teóricos sobre a identidade latino americana na contemporaneidade e o cinema documentário produzido nos países da região andina nesta primeira década do Século XXI. Pela análise de características estilísticas do documentário Nostalgia de la luz (Chile, França, Alemanha, 2010) de Patrício Guzmán, tomamos como referência a análise histórica do estilo proposta por Bordwell (2009) e procuramos identificar as tessituras possíveis de se estabelecer entre o homem andino encenado e os estudos acerca de identidade latino-americana empreendidos por autores dos estudos culturais, como Martin-Barbero e Canclini. Ainda tomando as ideias de Bordwell nossa análise se centra na observação sistemática de três elementos da mise-en-scène do filme: 1) atuação dos atores; 2) cenários e 3) enquadramentos, que compõe nossos operadores analíticos. Assim, indo do produto midiático cinema documentário para as relações desse com a cultura propomos uma forma de entender o audiovisual como expressão da cultura, como cenário, objeto e agente das práticas sociais na contemporaneidade. Em suma, procuramos aqui observar as encenações do homem andino e os traços de sua identidade postos em cena em documentários realizados em um contexto e lógicas de produção especificas.
id UFMG_667553f0263b34ebd92c17e9f96c76c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9N7HSE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Simone Maria RochaRenato Luiz Pucci JúniorAngela Cristina Salgueiro MarquesCláudia Regina Adriazen Lapouble2019-08-10T12:00:12Z2019-08-10T12:00:12Z2014-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HSEEste trabalho procura pelas relações possíveis entre estudos teóricos sobre a identidade latino americana na contemporaneidade e o cinema documentário produzido nos países da região andina nesta primeira década do Século XXI. Pela análise de características estilísticas do documentário Nostalgia de la luz (Chile, França, Alemanha, 2010) de Patrício Guzmán, tomamos como referência a análise histórica do estilo proposta por Bordwell (2009) e procuramos identificar as tessituras possíveis de se estabelecer entre o homem andino encenado e os estudos acerca de identidade latino-americana empreendidos por autores dos estudos culturais, como Martin-Barbero e Canclini. Ainda tomando as ideias de Bordwell nossa análise se centra na observação sistemática de três elementos da mise-en-scène do filme: 1) atuação dos atores; 2) cenários e 3) enquadramentos, que compõe nossos operadores analíticos. Assim, indo do produto midiático cinema documentário para as relações desse com a cultura propomos uma forma de entender o audiovisual como expressão da cultura, como cenário, objeto e agente das práticas sociais na contemporaneidade. Em suma, procuramos aqui observar as encenações do homem andino e os traços de sua identidade postos em cena em documentários realizados em um contexto e lógicas de produção especificas.This work searches for the relations that can be made between theoretical studies about Latin- American identity in the contemporaneity and the documentary cinema produced in the countries of the Andes region during the first decade of the XXI century. Through the analysis of stylistic characteristics of the documentary Nostalgia de la luz (Chile, France, Germany, 2010) by Patrício Guzmán, based on the historical analysis of style as proposed by Bordwell (200), we try to identify how the staging of the Andean man intermingles with the studies about Latin-American identity undertaken by cultural Studies authors, such as Martin-Barbero and Canclini. Still supported by Bordwells ideas our analysis focuses in the systematically observation of characteristics of the films mise-en-scène: 1) play of the actors; 2) scenarios e 3) framing, our analytical operators Thus, going from the media product, documentary cinema, to its relations with culture, we propose a way to understand audiovisual as a culture expression, as scenario, object and agent of the social practices in the contemporaneity. To sum up, we tried to observe the staging of the Andean man and the traces of his identity put on screen in documentaries made in specific contexts and production logics.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDocumentário (Cinema)ComunicaçãoComunicação de massaAmérica LatinaEncenaçãoIdentidadeEstiloCinema documentárioTramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_final_com_correcoes_e_capas.pdfapplication/pdf1904701https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7HSE/1/dissertacao_final_com_correcoes_e_capas.pdf726196e6b1ce4323c50d59f06aceaa78MD51TEXTdissertacao_final_com_correcoes_e_capas.pdf.txtdissertacao_final_com_correcoes_e_capas.pdf.txtExtracted texttext/plain249210https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7HSE/2/dissertacao_final_com_correcoes_e_capas.pdf.txta26e982ebab8eb2374106c9177f1536dMD521843/BUOS-9N7HSE2019-11-14 03:14:51.548oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9N7HSERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:14:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas
title Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas
spellingShingle Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas
Cláudia Regina Adriazen Lapouble
América Latina
Encenação
Identidade
Estilo
Cinema documentário
Documentário (Cinema)
Comunicação
Comunicação de massa
title_short Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas
title_full Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas
title_fullStr Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas
title_full_unstemmed Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas
title_sort Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas
author Cláudia Regina Adriazen Lapouble
author_facet Cláudia Regina Adriazen Lapouble
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simone Maria Rocha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Renato Luiz Pucci Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Angela Cristina Salgueiro Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Cláudia Regina Adriazen Lapouble
contributor_str_mv Simone Maria Rocha
Renato Luiz Pucci Júnior
Angela Cristina Salgueiro Marques
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Encenação
Identidade
Estilo
Cinema documentário
topic América Latina
Encenação
Identidade
Estilo
Cinema documentário
Documentário (Cinema)
Comunicação
Comunicação de massa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Documentário (Cinema)
Comunicação
Comunicação de massa
description Este trabalho procura pelas relações possíveis entre estudos teóricos sobre a identidade latino americana na contemporaneidade e o cinema documentário produzido nos países da região andina nesta primeira década do Século XXI. Pela análise de características estilísticas do documentário Nostalgia de la luz (Chile, França, Alemanha, 2010) de Patrício Guzmán, tomamos como referência a análise histórica do estilo proposta por Bordwell (2009) e procuramos identificar as tessituras possíveis de se estabelecer entre o homem andino encenado e os estudos acerca de identidade latino-americana empreendidos por autores dos estudos culturais, como Martin-Barbero e Canclini. Ainda tomando as ideias de Bordwell nossa análise se centra na observação sistemática de três elementos da mise-en-scène do filme: 1) atuação dos atores; 2) cenários e 3) enquadramentos, que compõe nossos operadores analíticos. Assim, indo do produto midiático cinema documentário para as relações desse com a cultura propomos uma forma de entender o audiovisual como expressão da cultura, como cenário, objeto e agente das práticas sociais na contemporaneidade. Em suma, procuramos aqui observar as encenações do homem andino e os traços de sua identidade postos em cena em documentários realizados em um contexto e lógicas de produção especificas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T12:00:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T12:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HSE
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HSE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7HSE/1/dissertacao_final_com_correcoes_e_capas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7HSE/2/dissertacao_final_com_correcoes_e_capas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 726196e6b1ce4323c50d59f06aceaa78
a26e982ebab8eb2374106c9177f1536d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970971110408192