"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9W7M9H |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo narrativo sobre experiências de ensino de inglês de quatro professoras duas de uma escola pública e duas de uma escola particular, tendo como foco a agência humana. O objetivo da pesquisa é documentar e descrever as relações que subjazem às escolhas e decisões das professoras em sala de aula, buscando uma compreensão contextualizada da ação docente que revele a complexidade do ensino e aprendizagem de LI. O estudo fundamenta-se no conceito de experiência de Miccoli (MICCOLI, 1997-2013) e na Teoria do Caos/Complexidade (LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; LEFFA, 2006, 2009, PAIVA, 2006, 2009a, 2009b, entre outros). O construto agência humana é discutido a partir de estudos na área da Antropologia (AHEARN, 2001, 2013), Psicologia (BANDURA, 2006, 2008), Filosofia (JUARRERO, 1999, 2000) e Linguística Aplicada (LANTOLF & THORNE, 2006; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; VAN LIER, 2008; PAIVA, 2013a e RESENDE, 2009) e a agência é concebida como um sistema adaptativo complexo (MERCER, 2011, 2012). Na metodologia de pesquisa adotou-se abordagem quantitativa e qualitativa para análise e apresentação dos resultados. Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, entrevistas e anotações de campo, em contexto de observação participante, e analisados com base na pesquisa narrativa. Os dados obtidos possibilitaram a ampliação e refinamento da Categorização de Experiências de Professores (MICCOLI, 2007c), dando origem ao Marco de Referência de Experiências de Professores, que orientou a análise das narrativas. Os resultados indicam que as ações e decisões das professoras em sala de aula são moduladas pela inter-relação de elementos nos domínios contextual, inter e intrapessoal e temporal da agência. As implicações deste estudo, para o ensino e aprendizagem de inglês na escola, estão na compreensão dos elementos que modulam a agência de professores, bem como na documentação preliminar dos impactos da agência de professores em outros sistemas, principalmente os de aprendizagem uma área que merece ser mais pesquisada. |
id |
UFMG_67b4bc3c19470f69893133b2d2e74e05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9W7M9H |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Laura Stella MiccoliMariney Pereira ConceiçãoMaria Raquel de Andrade BambirraLuciana de Oliveira SilvaAna Larissa Adorno Marciotto OliveiraCarolina Vianini Amaral Lima2019-08-14T03:13:43Z2019-08-14T03:13:43Z2014-07-30http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9W7M9HEste trabalho apresenta um estudo narrativo sobre experiências de ensino de inglês de quatro professoras duas de uma escola pública e duas de uma escola particular, tendo como foco a agência humana. O objetivo da pesquisa é documentar e descrever as relações que subjazem às escolhas e decisões das professoras em sala de aula, buscando uma compreensão contextualizada da ação docente que revele a complexidade do ensino e aprendizagem de LI. O estudo fundamenta-se no conceito de experiência de Miccoli (MICCOLI, 1997-2013) e na Teoria do Caos/Complexidade (LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; LEFFA, 2006, 2009, PAIVA, 2006, 2009a, 2009b, entre outros). O construto agência humana é discutido a partir de estudos na área da Antropologia (AHEARN, 2001, 2013), Psicologia (BANDURA, 2006, 2008), Filosofia (JUARRERO, 1999, 2000) e Linguística Aplicada (LANTOLF & THORNE, 2006; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; VAN LIER, 2008; PAIVA, 2013a e RESENDE, 2009) e a agência é concebida como um sistema adaptativo complexo (MERCER, 2011, 2012). Na metodologia de pesquisa adotou-se abordagem quantitativa e qualitativa para análise e apresentação dos resultados. Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, entrevistas e anotações de campo, em contexto de observação participante, e analisados com base na pesquisa narrativa. Os dados obtidos possibilitaram a ampliação e refinamento da Categorização de Experiências de Professores (MICCOLI, 2007c), dando origem ao Marco de Referência de Experiências de Professores, que orientou a análise das narrativas. Os resultados indicam que as ações e decisões das professoras em sala de aula são moduladas pela inter-relação de elementos nos domínios contextual, inter e intrapessoal e temporal da agência. As implicações deste estudo, para o ensino e aprendizagem de inglês na escola, estão na compreensão dos elementos que modulam a agência de professores, bem como na documentação preliminar dos impactos da agência de professores em outros sistemas, principalmente os de aprendizagem uma área que merece ser mais pesquisada.This paper presents a narrative study of experiences in teaching English of four teachers - two from a public school and two from a private school, having human agency as a focus. The objective of the research is to document and describe the relationships that underlie teachers choices and decisions in the classroom, seeking a contextualized understanding of the teaching action that could reveal the complexity of teaching and learning a foreign language. The study is based on the concept of experience by Miccoli (MICCOLI, 1997-2013) and the Chaos/Complexity Theory (LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; LEFFA, 2006, 2009, PAIVA 2006, 2009a, 2009b, among others). The construct of human agency is discussed based on studies in anthropology (AHEARN 2001, 2013), psychology (BANDURA, 2006, 2008), philosophy (JUARRERO, 1999, 2000) and applied linguistics (LANTOLF & THORNE, 2006; LARSEN -FREEMAN & CAMERON, 2008; VAN LIER, 2008; Paiva, 2013a and RESENDE, 2009) and agency is conceived as a complex adaptive system (MERCER, 2011, 2012). A quantitative and qualitative approach to the analysis and presentation of the results was adopted. The data collection process involved in-context participant observation, video recordings of teachers' in-classroom teaching, audio-recorded interviews and the researcher's field notes. Data analysis followed Miccoli (1997) procedures of experience categorization from teachers' transcribed interview narratives. The data analysis yielded the expansion and refinement of the first categorization of teachers experiences' (MICCOLI, 2007c), which led to the development of a Framework of Teachers Experiences. The results show that teachers agency is contextually, inter and intrapersonally, as well as temporally situated. Teachers actions and decisions are modulated by the interplay of the elements in those domains. Implications for the comprehension of the elements that modulate teachers agency suggest that teaching English in regular school classrooms is a system whose complexity can be captured from the nature of experiences, which reveal the interplay of elements in the four domains mentioned above. Another implication comes from the preliminary documentation of the impact of these teachers' agency in students' learning systems - an area that should be further researched.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüística aplicadaAprendizagem ExperiênciasComplexidade (Filosofia)Aquisição da segunda linguagemCaosProfessores de inglês FormaçãoLíngua inglesa Estudo e ensinoexperiênciasensino/aprendizagem de LIcomplexidadeagência humana"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_carolina_vianini_amaral_lima.pdfapplication/pdf3524732https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9W7M9H/1/tese_carolina_vianini_amaral_lima.pdf5281359e0f6eb01962c9a370565c6fc8MD51TEXTtese_carolina_vianini_amaral_lima.pdf.txttese_carolina_vianini_amaral_lima.pdf.txtExtracted texttext/plain554337https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9W7M9H/2/tese_carolina_vianini_amaral_lima.pdf.txte5d0580f35c196cd1a9a5bd430f6b83dMD521843/MGSS-9W7M9H2019-11-14 14:26:48.604oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9W7M9HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:26:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa |
title |
"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa |
spellingShingle |
"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa Carolina Vianini Amaral Lima experiências ensino/aprendizagem de LI complexidade agência humana Lingüística aplicada Aprendizagem Experiências Complexidade (Filosofia) Aquisição da segunda linguagem Caos Professores de inglês Formação Língua inglesa Estudo e ensino |
title_short |
"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa |
title_full |
"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa |
title_fullStr |
"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa |
title_sort |
"Eu faço o que posso": experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa |
author |
Carolina Vianini Amaral Lima |
author_facet |
Carolina Vianini Amaral Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Laura Stella Miccoli |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mariney Pereira Conceição |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Raquel de Andrade Bambirra |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Luciana de Oliveira Silva |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carolina Vianini Amaral Lima |
contributor_str_mv |
Laura Stella Miccoli Mariney Pereira Conceição Maria Raquel de Andrade Bambirra Luciana de Oliveira Silva Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
experiências ensino/aprendizagem de LI complexidade agência humana |
topic |
experiências ensino/aprendizagem de LI complexidade agência humana Lingüística aplicada Aprendizagem Experiências Complexidade (Filosofia) Aquisição da segunda linguagem Caos Professores de inglês Formação Língua inglesa Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lingüística aplicada Aprendizagem Experiências Complexidade (Filosofia) Aquisição da segunda linguagem Caos Professores de inglês Formação Língua inglesa Estudo e ensino |
description |
Este trabalho apresenta um estudo narrativo sobre experiências de ensino de inglês de quatro professoras duas de uma escola pública e duas de uma escola particular, tendo como foco a agência humana. O objetivo da pesquisa é documentar e descrever as relações que subjazem às escolhas e decisões das professoras em sala de aula, buscando uma compreensão contextualizada da ação docente que revele a complexidade do ensino e aprendizagem de LI. O estudo fundamenta-se no conceito de experiência de Miccoli (MICCOLI, 1997-2013) e na Teoria do Caos/Complexidade (LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; LEFFA, 2006, 2009, PAIVA, 2006, 2009a, 2009b, entre outros). O construto agência humana é discutido a partir de estudos na área da Antropologia (AHEARN, 2001, 2013), Psicologia (BANDURA, 2006, 2008), Filosofia (JUARRERO, 1999, 2000) e Linguística Aplicada (LANTOLF & THORNE, 2006; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; VAN LIER, 2008; PAIVA, 2013a e RESENDE, 2009) e a agência é concebida como um sistema adaptativo complexo (MERCER, 2011, 2012). Na metodologia de pesquisa adotou-se abordagem quantitativa e qualitativa para análise e apresentação dos resultados. Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, entrevistas e anotações de campo, em contexto de observação participante, e analisados com base na pesquisa narrativa. Os dados obtidos possibilitaram a ampliação e refinamento da Categorização de Experiências de Professores (MICCOLI, 2007c), dando origem ao Marco de Referência de Experiências de Professores, que orientou a análise das narrativas. Os resultados indicam que as ações e decisões das professoras em sala de aula são moduladas pela inter-relação de elementos nos domínios contextual, inter e intrapessoal e temporal da agência. As implicações deste estudo, para o ensino e aprendizagem de inglês na escola, estão na compreensão dos elementos que modulam a agência de professores, bem como na documentação preliminar dos impactos da agência de professores em outros sistemas, principalmente os de aprendizagem uma área que merece ser mais pesquisada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T03:13:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T03:13:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9W7M9H |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9W7M9H |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9W7M9H/1/tese_carolina_vianini_amaral_lima.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9W7M9H/2/tese_carolina_vianini_amaral_lima.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5281359e0f6eb01962c9a370565c6fc8 e5d0580f35c196cd1a9a5bd430f6b83d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589382549012480 |